segunda-feira, 20 de setembro de 2010

refens!!!!


Já dei aulas em três faculdades distintas e trabalhei no marketing de uma universidade. Em uma ocasião, numa destas faculdades em que lecionava, um grupo de 17 alunos foi reprovado na minha matéria, não por mim, mas por uma banca examinadora!

Reboliço geral. Jamais na história daquela faculdade tantos alunos foram reprovados no curso de comunicação. Os "Bad boys" eram aqueles frequentes do bar da frente,  que já tinham um grupo de pagode formado e ensaiado, tinham mesa reservada e garantia da cervejinha gelada no estabelecimento. Eles foram avisados...."Olha...vocês não aparecem aqui...não fazem os trabalhos....vão mal nas provas....vão tomar pau!!".. Mas nem assim mudaram o comportamento. (Coincidência ou isto tá parecendo com jogadores de um certo time mineiro???)

No final do semestre o resultado foi o anunciado.....pau geral! A partir de então foi grande a mobilização dos alunos reclamando que era perseguidos,.... de pais defendendo seus "pobres filhotes, trabalhadores e estudiosos, porém perseguidos pelo professor incompetente" ...... de coordenadores e diretores reclamando da minha incompreensão e resistência em livrar a cara dos alunos.

Um diretor chegou a dizer, em uma reunião de professores que isto era coisa de professor inexperiente, novato e sem senso educacional. Fui chamado de incompetente e levei um advertência. Não fui mandado embora por que tinha um bom índice de aprovação pelos demais 60 alunos e não me demiti por uma questão de honra, não daria este gosto àqueles alunos.


Não adiantou nada a minha resitência, no semestre seguinte lá estavam todos eles, alegres e sorridentes aprovados para o próximo período, alguns deles até com ar de deboche!!..... Os demais alunos, que tinham sido aprovados me questionaram....." Professor...esta turma não levou pau???? O que eles estão fazendo aqui????" ... Aproveitei um dia de sala cheia, e respondi ....." Olha, informo a vocês que, a minha posição não se alterou em nada....os alunos que deveriam repetir o semestre fizeram um acordo com os diretores que resolveram o problema como eles entenderam que seria melhor para ambas as partes....... e que nós não estávamos ali para julgar ninguém,.... o mercado se encarregaria disto lá na frente" e dei o assunto por encerrado. Alguns poucos, daqueles 17 se sentiam envergonhados, mas a maioria não!

Disto tudo ficou a seguinte lição : Cada vez mais os professores estão de pés e mãos amarradas!... Hoje quem manda são os alunos, principalmente se estiverem em dia com as mensalidades. Não se atreva a reprová-los por que você vai arrumar encrenca com a diretoria e com os pais deles. Finja que da aulas e eles fingem que assistem!.... Como não concordo com esta filosofia, preferi sair de duas escolas e fiquei só em uma delas, onde a maioria dos alunos realmente queria estudar!

Fui convidado para dar aula em uma determinada universidade, mas já na entrevista com a coordenadora ouvi a seguinte recomendação....." Olha professor, meus aluninhos são bem impacientes...temos que ter muita paciência com eles, além do mais não queremos formar nenhum geniozinho, temos sim é que entendê-los e deixá-los a vontade, principalmente aqueles que cumprem  rigorosamente as normas da escola"....Entenda-se ..... deixe em paz os que pagam em dia!! ....Declinei do convite, embora fosse uma das universidades mais conceituadas daqui, fato que seria muito interessante para meu currículo!

Afinal para que este assunto??? Estou vendo aqui que o jogador Neymar, indisciplinado e mascarado, não será punido como o técnico do Santos gostaria....afastamento por um período de 15 dias....vai ser perdoado pelo clube  que vai aplicar uma multa de 30% sobre seu salário. Para quem acha que vai ser uma grana alta, o clube paga ao atleta 50 mil por mês, a parte grossa da grana do garoto vem de patrocinadores (algo em torno de 450 mil). Assim o menino sofrerá uma multa de 15 mil reais! E o técnico???????...........Este, assim como o professor, vai ficar com cara de bundão e sem moral!

A culpa, deste comportamento do Neymar, é principalmente da imprensa que endeusou o menino e que, quando o jogador Ganso teve o mesmo comportamento em uma partida do campeonato paulista, onde o técnico iria substituí-lo e ele se recusou a sair,..... o comentário de toda a imprensa foi..." Mas que jogador este Ganso heim!!!!!, o técnico ia substituí-lo, ele se negou a sair e chamou a responsabilidade do jogo para ele!!!!...Que personalidade heim!!!!".


Ora senhores comentaristas, aquilo foi indisciplina tambem e na frente das câmeras de TV para todo mundo ver...E teve punição???? Não só elogios e um belo exemplo para o Neymar!!!!....E o técnico????.....Ah este ficou com cara de bundão de novo e sem moral!!!....... Afinal..se o Ganso, um dos garotos da vila pode fazer isto, por que ele, Neymar não pode?????.....Quanta hipocrisia!!!

Acredito que o Santos perdeu uma grande oportunidade quando deixou de vender este menino por uma fábula de euros!!! Vai se arrepender!!!

Mas disto tudo fica a demosntração que professores e técnicos estão cada vez mais reféns de seus alunos e jogadores respectivamente e cada vez mais os jovens perdem o respeito pelos mais velhos e sabem por que???? Impunidade, falta de limites e pais bundões! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário