quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A imprensa tem futuro?





Ouvindo um depoimento do  Sr.Elias Kalil, presidente do Atlético, num site de relacionamento de torcedores alvinegros, me chamou a atenção uma de suas respostas quando perguntado sobre a utilização do seu Twitter particular, Kalil disse que "Uso e sempre vou usar. Tenho um canal direto com o torcedor, não preciso mais da imprensa, eu falo direto com os torcedores e eles ouvem a minha versão instantâneamente sem distorções ou mentiras!"

Este fato nos leva a refletir sobre a importancia das ferramentas das mídias sociais e a importância, cada vez menor, da imprensa própriamente dita. Se pensarmos bem não precisamos mais ficar a mercê das emissoras de rádio e tv para assistirmos ou ouvirmos notícias sobre vários temas. Aquele negócio de ter que esperar a hora do notíciário para nos inteirarmos das coisas acabou! Temos nossa carta de alforria. A qualquer momento, nos conectamos para assistir, ouvir ou ler, em tempo quase que real, notícias e fatos de nosso interesse. Podemos saber como está o transito no nosso itinerário antes de sairmos de casa. Podemos saber se vai chover, se tem show, onde e quando....enfim realmente se analisarmos bem a imprensa está se tornando dispensável para as coisas do dia a dia.

Se você não pôde assistir aos gols de seu time no horário marcado pelas emissoras, entre nos sites esportivos e veja. Se quiser opinar sobre alguma notícia, se quiser participar, dar palpite e até mesmo pertubar você pode e em tempo real.




Você pode criar um blog, assim como este, e tornar pública sua opnião sobre diversos assuntos, pode criar grupos de discussão e bate papo sem depender de ninguem, só de você mesmo e do domínio desta ferramenta de interação. Porém, o que as pessoas precisam estar atentas é que, quando você expõe aqui suas opniões e fotos, todo e qualquer ser humano, em qualquer parte do universo, que tenha um mínimo de recurso e conhecimento técnico pode acessá-las. Assim é preciso tomar muito cuidado com que se escreve aqui ou em outra ferramenta compartilhável qualquer, você pode criar um inferno na sua vida! Muitas pessoas que você não conhece, estão observando informações valiosas sobre seus hábitos e costumes, sua família, seus gostos e horários. Estas informações podem ser utilizadas para o bem e para o mal!


Lembre-se...se fizer cagada aqui, o tamanho do papel higiênico a ser utilizado para a limpeza é infinitamente maior que o normal. Portanto pense antes de se aventurar com opniões infelizes, textos fúteis e fotos engraçadinhas e reveladoras.

Agora fica a questão no ar.... a imprensa vai acabar??? Jornalista tem futuro??

Um comentário:

  1. Já aposentei o jornal nacional a muito tempo, cansei de ver as notícias de ontem repetidas nele.

    A TV já é muito atrasada nas notícias, o Rádio é atual, mas é só voz, nada como um vídeo podcast ou twitter mesmo hehe.

    ResponderExcluir