sábado, 11 de setembro de 2010

O estagiário!





Dizem que a vida de estagiário não é nada fácil, mas eu digo que a vida deles só depende deles mesmos. Posso falar com a experiência de já ter tido vários estagiários sob meu comando, não só na área da publicidade, como também na época em que travalhava com informática, sonorização e na câmara municipal.

Digo que se o estagiário souber aproveitar, ele realmente aprende bastante. Fazer estágio é uma arte. Primeiramente a pessoa tem que ter um mínimo de noção e saber como e quando sugar conhecimentos mas sem pertubar. A pessoa tem que ser inteligente o suficiente para saber quando está incomodando, quando está sendo inconveniente e até mesmo quando esta pertubando o ambiente.

O estagiário inteligente tem que saber a hora certa de perguntar, a hora de ficar quieto, a hora de só observar e ouvir e a hora de intervir. Ele tem que participar, tem que mostrar interesse e um mínimo de conhecimento, não pode ser uma mosca morta (entrar mudo e sair calado), mas tudo no seu tempo e na sua hora! Em geral, 99% dos estagiários não tem estas noções e dos que têm, a maior parte são mulheres.

No popular jargão das empresas, a principal função do estagiário é  "cheirar peido e entregar recados". Eu particularmente, quando percebo aqueles que têm interesse, invisto neles e, na maioria das vezes, eles são contratados. Para aqueles que não valem a pena e ainda enchem o saco, a gente abre a "caixinha de maldades" e distribui algumas tarefas como:

A- Pegar um martelo de desempenar vidros debaixo da mesa do presidente da empresa, sem que ele perceba! As vezes o presidente entrava na sala e pegava o cara agachado debaixo da mesa, não dava outra ......justa causa....sem volta!

B- Procurar nas farmácias algodão em pó! Tinha estagiário que saia e voltava umas duas horas depois e falava que não tinha encontrado, mas que ia procurar mais!

C- Passar fax invertido e aguardar a resposta de quem recebeu, isto é bom, pode levar o dia inteiro.

Na câmara municipal, era muito comum a gente pegar uma caixa de clips com a inscrição (contem 1.000 peças) e pôr o estagiário para contar. As vezes ele contava e dizia " só tem 992 peças!!!!"..... Não pode, conta de novo e se tiver só 992 , faça um requiremto em tres vias, pega a assinatura do vereador e vai reclamar no almoxarifado".... Ele voltava e dizia "agora deu 996"  ... tá vendo!!!! tem alguma coisa errada aí, conta de novo!!!....isto durava o dia inteiro.....uma maravilha!

Os bons estagiários geralmente são aproveitados, por que são raros e, em geral, quando são contratados, não decepcionam. Tenho uma amiga e companheira de trabalho, a Aline, que fez estagio comigo a dez anos atrás mas com uma competência tal, que até hoje é a minha parceira em todos os trabalhos de eventos e promoções que faço. Mas já tive todo tipo de estagiário.


Já tive estagiário que tocava em banda de rock e quando chegava na empresa me pedia para deixá-lo dormir!..... Já tive estagiário que ia para o banheiro ensaiar cantos da igreja,.... tive estagiária que transava com o pessoal de criação e acabou grávida de um deles, o pior era que o cara era casado...confusão armada... todos dispensados, ...tive um que quando eu pedia para ele passar um fax ele ficava olhando para a máquina sem saber o que fazer! (este fugiu e nunca mais voltou depois que eu educadamente perguntei "Pôrra...tá no terceiro período e não sabe passar um fax????)

Mas tive uma estagiária, socialite, filha de um poderoso da construção civil, que chegava para trabalhar em um carro importado com motorista, usando roupas importadas e de um "nojura" sem tamanho. O presidente da empresa me passou esta tarefa e me disse "tenha paciência com ela".... Eu tive....juro que tive... até um dia que, estava muito apertado e pedi ...." vamos ali comigo que eu preciso entregar este envelope, mas lá não tem local para estacionar, então você desce e entrega enquanto eu dou uma volta no quarteirão"..... e ela simplesmente me disse:

-Primeiro.. eu não ando em carro de estranhos!
-Segundo..eu não sou sua garotinha de recados!
-Terceiro, posso, para te ajudar, mandar meu motorista te levar lá!

Eu, com muita paciência, e deus é testemunha do tamanho da minha paciência, respondi delicadamente....." Pega seu carro e seu motorista enfia no meio do seu rabo e vá para puta que te pariu.....e some da minha frente"

Bom...o resultado foi que ela parou o estágio naquele dia, desistiu do curso de publicidade e eu tive que engolir o sapo e pedir desculpas, só por que meu chefe insistiu gentilmente.....Ou pede desculpas ou eu te mando embora! Fazer o quê né!!!!! Mesmo assim fiz por email!


Um comentário:

  1. Bem a seu estilo. Sincero e sem rodeios!
    AH ser estagiária tem algumas regalias tb.. rs* gostei dessa fase aprendi muito.

    ResponderExcluir