quinta-feira, 1 de julho de 2010
Liberdade?
Estava conversando com uma amiga muito especial, que aqui vou chamar de Duda, por uma questão de respeito ao seu momento. Ela me fez lembrar de algumas outras, que passaram ou ainda passam a mesma situação que está vivenciando.
A Duda está vivendo aqueles momentos de um final de casamento que não tem mais salvação e que nescessita irremediávelmente de uma solução.
O caminho, geralmente, é o da separação. Mas esta é uma situação complicadíssima e só quem já passou por ela sabe das dificuldades. A princípio ninguem casa pensando em separação, acreditamos sempre que é um amor eterno e só a morte vai nos separar e digo nós por que já passei por isto. Sempre digo que a separação foi um dos piores momentos da vida, um dos mais tristes e dos mais difíceis de ser absorvido e realizado.
Separação é como a morte, só que o que morre são os sonhos, os planos, o encanto e tudo aquilo que se imaginou durante anos. Especialmente, para a mulher, separação é muito complicada é um desafio que requer muita capacidade e força, principalmente neste nosso pais extremamente machista onde o homem, quando trai é o foda "predador" e a mulher a "vadia ordinária", onde homems e mulheres não podem ser amigos por que se forem "ele" está pegando, onde o homem pode ter outra fora do casamento mas a mulher.....nem pensar!!!
Eu, particularmente, acredito que casamento faz parte do ritual da vida, todo mundo tem que passar por ele até mesmo como experiência, faz parte do aprendizado de relacionamento, mas para mim, existe um único que quando acaba é definitivo, daí para frente, fica-se, namora-se, sente-se saudades, viaja-se junto mas casar novamente não!
A Duda disse uma frase que a maioria das mulheres que conheço e que estão separadas ou com casamentos em fase terminal,dizem, " queria ser mulher, ter alguem que cuidasse de mim, que dividisse comigo...cansei de ser o homem da casa!" Isto me remete aos anos setenta, quando mulheres célebres, na época, realizaram a famosa " Revolta dos sultiãs", onde elas reivindicavam direitos iguais aos dos homens, mas creio que, principalmente os homens, não entenderam muito bem o real sentido desta reivindicação.
É muito comum ouvir-se, por parte daqueles mais machistas a seguinte frase " Uai!!!! estão reclamando de quê??? não queriam igualdade???" Uma frase canastrona que, na verdade, serve apenas para os que querem se esquivar do assunto.
O pai, já falecido, de um grande amigo, certa vez, me disse a seguinte frase que guardei " Mulher não foi criada para ser entendida e sim para ser amada" Eu concordo, se você procurar entender, não vai conseguir, mas acredito que elas não querem ser entendidas, querem ser amadas....simples assim!!!
A Duda passa por um momento muito difícil, mas a vida é cheia de bons e maus momentos e se conheço um pouco da Duda, ela vai sobreviver, ela é guerreira.....e vai, um dia, se lembrar destes momentos de uma forma simples como sendo uma das fases difíceis que ela superou!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário