sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mr. Michael Joseph Jackson




Nascido em 29 de agosto de 1958, sétimo de nove filhos, cantor, compositor, dancarino, produtor e empresario. Começou a cantar com cinco anos, escondido do pai e com onze anos iniciou a carreira profissional junto com os irmãos no famoso Jackson Five.
Sua carreira solo teve início em 1971, mas decolou mesmo a partir de 1979. Considerado o "Maior ícone negro de musíca popular de todos os tempos" recebeu o apelido de "King of Pop" e dentre alguns dos seus feitos citamos:
Detentor dos cinco discos mais vendidos no mundo em todos os tempos, pela ordem:
- The Wall - 1979 - 20 milhões de cópias vendidas;
- Thriller - 1982 - 140 milhões de cópias vendidas;
- BAD - 1987 - 30 milhões de cópias vendidas;
- Dangerous 1991 - 32 milhões de cópias vendidas;
- HI Story 1995 - 20 milhões de cópias vendidas;
- Total de discos vendidos apurados recentemente pela Sony Music - 1 bilhão de cópias;
- 1° Negro a ter suas músicas tocadas na MTV;
- Ganhador de 15 Grammys Award, o mais prestigioso premio da industria musical mundial;
- 41 músicas de sua autoria ocupando os primeiros lugares das paradas;
- Criador de inúmeros estilos de dança dentre eles o Robot, The Lean (45º) e o Moonwalk;
- Criador de diversos estilos de moda;
- Responsável pela reivenção dos vídeos clipes a partir de Thriller;
No final dos anos 70 e início dos anos 80, eu era DJ, na época chamava-se discotécário, trabalhava numa equipe chamada Som Shine. Era considerado um dos melhores tanto que contratos eram fechados com a condição de eu estar na discoteca. Fui convidado para tocar em uma boite chamada New York City no Rio de Janeiro, não fui por falta de coragem e de autorização do Pai, mas disto tudo as minhas maiores lembranças são da época de Billie Jean que quando tocada todos dançavam, independente de idade, cor, raça ou credo.
Nesta época eu tocava, todos os domingos, em um ginásio que recebia entre tres  e cinco mil pessoas, o Sparta Voley Clube. Quando os primeiros acordes de Billie Jean soavam, todos se mobilizavam, assim como, era um espetáculo ver esta massa humana coreografando Thriller.
Nenhuma outra música, nestes meus quase quarenta anos de DJ, empolgou tanto uma pista, nenhum outro cantor, dançarino e compositor mobilizou tantas pessoas nas imitações, todos dançavam, ouviam e curtiam a música de Mr. Michael Joseph Jackson.

Um comentário:

  1. Julio, acabei de ler o seu texto “Mr. Michael Joseph Jackson” e o que mais me emocionou foi conhecer um pouco da sua história, da sua juventude, de lembranças que são tão bonitas de recordar.
    Gostei muito ...abraço Suméria

    ResponderExcluir