segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma aventura na Europa 9 - Londres




Rio Tâmisa

Costumo dizer que estive em Londres mas não conheci a verdadeira Londres....aquela sombria, cinzenta, fria, com chuva e as pessoas vestidadas até o pescoço....Pô cheguei lá no maior solão....calor...sem chuva...pessoas alegres e nos três  dias que fiquei por lá foi assim. Maria Edna, minha amiga que mora a seis anos...me disse "você trouxe o sol". O mais interessante foi quando estava dentro do taxi indo para o aeroporto para embarcar para Lisboa, o motorista me disse...."este calor não é normal...mas a meteorologia disse que amanhã o tempo fecha novamente"!!...Pensei...conspiraram contra mim!!!

Trafagar Square, uma das maiores praças da cidade, onde se realizam boa parte das manifestações populares em Londres

Deste que me entendo por gente, sempre ouvi falar da Londres cinza, chuvosa e fria....Hummm!!! Não vi nada disso.

Amigo...se as pessoas dizem que as coisas na Europa são caras por causa do euro, em Londres são mais caras ainda por causa da libra ou "pound" como eles chamam a moeda local. Por lá não se aceita o euro e se você pretende visitar a cidade trate de comprar suas libras, por que o câmbio lá não favorece visitante. Em números relativos se o dólar vale dois reais, o euro vale dois reais e cinquenta a libra vale três reais e dez centavos.

Achei que ia encontrar uma cidade fervilhando em torno das olimpíadas, mas ao contrário, o que vi foi muita coisa relativo ao jubileu da Rainha...sessenta anos de trono. Impressionante como Lady Di ainda é cultuada por lá!

Chamada para a comemoração do Jubileu da Rainha

Londres é uma cidade muito grande e com muitas atrações...os três dias que fiquei por lá foram suficientes para conhecer os principais pontos turísticos, como costumo dizer, os que estão nos cartões postais. Não conheci os meandros, as muvucas, as feiras, museus e a night.

A gente optou por tirar um dia inteiro para andar naqueles ônibus vermelhos de turismo. Passamos pela maioria dos pontos turísticos mas sem poder aproveitar nenhum. Se fôssemos enfrentar a fila para andar nos barcos do Tâmisa ou entrar na roda Gigante, perderíamos precioso tempo na visita de outros locais.

A Ponte


O nome da ponte


Olha os caras casando na ponte


Avenida em frente ao Palácio de buckingham. Se você não ficar esperto o trânsito de mão inglesa te atropela


O Relógio

A Roda Gigante que de inglesa não tem nada. Foi toda construída fora e montada no Tâmisa


Hyde Park, um dos maiores de Londres
Diferente de Roma, onde você pode visitar a maioria dos pontos turístico a pé, em Londres tudo é longe..tem que pegar o vermelhinho mesmo. Já na chegada, o aeroporto de Gatwick fica longe "pracarai" do centro. São cem libras de taxi até o hotel. A gente procurou outras alternativas e optamos por pegar um trem até a estação multimodal "Victória" no centro da cidade onde existem diversas conexões, ônibus, táxis e linhas de metrô ou, como é chamado por lá o "London Underground". De cem a despesa com transporte caiu para vinte e oito "pounds"...diferença considerável. A estação oferece um centro de apoio a turistas com vendas de tickets, mapas da cidade, das linhas de trem, metrô e onibus. isto facilita muito. O foda é sair puxando mala dentro do metrô.

Londres, assim como a maioria das cidades que têm metrô, oferece aos turistas preços vantajosos no transporte se você comprar o passe (Travelcard) diário. Em Londres você compra o passe para uma única viagem em qualquer meio de transporte público pelo valor de quatro libras e setenta centavos, mas se pagar sete libras você leva o mesmo passe para ser utilizado por 24hs. Muito mais vantajoso.



Assim como a maioria das cidades na Europa, Londres não possui um shopping como os daqui, existem sim grandes lojas de departamentos (a Harrods é a mais famosa da cidade) e ruas que são consideradas verdadeiros shoppings devido a grande concentração de lojas. Uma das maiores e mais famosa é a Oxford street. Com mais de trezentas lojas e quase dois quilômetros de extensão, é um verdadeiro shopping a céu aberto. Tem de tudo um pouco. Em Londres uma boa compra são as jóias, bem mais barato que aqui!

Oxford Street, a maior concentração de lojas de Londres
Maria Edna, a quem eu gostaria de agradecer pelo carinho e atenção que teve com a gente, mesmo estando com viagem marcada para férias no dia seguinte, nos levou, para encerrarmos a visita noturna, a um restaurante brasileiro, Preto Churrascaria, onde comemos novamente arroz, feijão, torresmo, farofa, maionese, couve e um belo de um rodízio. Depois de quase um mês comendo massa, pizza e sanduba, minha cor até voltou após esta "janta"!... Neste restaurante tomei uma agua norueguesa que, a principio, achei que era um perfume, por causa da embalagem, veja na foto que postei aí abaixo.


Recomendo para matar as saudades da comida brazuca

A tal garrafa de agua que mais parece de perfume. Aí
eu completei com guaraná para fotografar!

Maria Edna, super carinhosa e atenciosa com a gente!
Many thanks and sorry for the work!

Nenhum comentário:

Postar um comentário