quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma aventura na Europa 10 - Veneza



Vista da torre da igreja de San Marco

Conhecer Veneza é uma coisa que passa pela cabeça da maioria das pessoas, principalmente por ela existir dentro d´agua. Ela literalmente é plantada dentro d´agua! Mas diferentemente do que se pensa e do que a gente vê na mídia, Veneza não se retringe somente a aqueles locais que vemos nas fotos.

Veneza está localizada no arquipélogo de "Laguna de Venezia" Uma grande lagoa forma pela confluência dos rios Ádige, Piave e o mar Adriático. São 118 ilhas, 177 canais e 400 pontes interligando tudo isto, afinal são cerca de 270.000 habitantes. Ela é muito maior do que se pensa.

O tamanho da cidade e o ponto que a gente visita "San Marco"

Aquele local que vemos nas fotos e que nos levam enquanto turistas é o considerado centro histórico, parte mais baixa da cidade onde estão as principais atrações turísticas da cidade.

Uma pequena parte da cidade está no continente, inclusive seu aeroporto. Aquela história de que Veneza está toda sobre estacas de madeira, não é bem assim, na verdade existem alguns pontos em que as fundações são difíceis de se realizar, aí são utilizadas estacas de madeiras. É possivel notar, em alguns locais, o desnível do solo em função das estacas que se deslocam. Outra coisa interessante é saber que estas estacas em contato somente com a agua, petrificam. Mas se elas tiverem contato com o sol e com o oxigênio apodrecem, então existe um controle feito através de diques para não permitir que o grande lago tenha um desnível de agua maior que o permitido.

Chegada em Veneza

Canal maior

Amigo, estamos em Veneza, prepare sua vista para coisas maravilhosas mas prepare tambem seu bolso...lá tudo é caro. Assim como Roma, na sua parte histórica, Veneza não dispõe de uma infra-estrutura para receber turistas, principalmente no que diz respeito a banheiros. Não existem banheiros públicos, não se tem espaço para isto, nas necessidades a solução é utilizar os banheiros dos bares e restaurantes. Raros são aqueles que deixam você utiliza-los sem nenhum tipo de consumo.

Em Veneza existe uma tabela com váriados preços para o mesmo ítem....isto mesmo!!! para o mesmo ítem... Mas como é isto??? Simples....você pede uma latinha de Coca Cola, se você consumí-la do lado exterior do bar ela custa três euros....se for beber no balcão são cinco euros....agora se quiser beber sentado em uma mesa o mesmo refri sai por sete euros!!!


Não existem banheiros públicos o jeito é usar sanitários dos bares!



São Marcos é o padroeiro da cidade. Nos principais pontos turísticos ele é referenciado. Seu símbolo é um leão alado e como era a filósofia religiosa da época, ele era um dos defensores da palavra de Deus, fato bem caracterizado nas várias obras existentes por lá.


Sempre!!! Protegendo as sagradas escrituras!

O Principal ponto de encontro turístico é a Plaza San Marco. Em quase todas as cidades que conhecemos na Europa, existe uma grande praça onde se faz o ponto principal de encontro dos cidadãos e dos turistas. Nestas praças se encontra de tudo um pouco. Uma tradição de Veneza, as tradicionais máscaras do carnaval são encontradas em todos os tamanhos, formas e preços. Desde camelôs até lojas especializadas que além de venderem alugam as fantasias por cinquenta euros se você quiser ser fotografado dentro delas.


Plaza de San Marco

Você pode alugar uma destas vestir e ser fotografado !

Uma das principais atrações de Veneza são os passeios de gôndolas em seus pequenos canais. Estes canais são formados por agua na cor verde petróleo bem escuro e cheiram mal. Estávamos saindo do inverno e eles já cheiravam mal, imaginem no verão com o sol a pico! Portanto entre andar de gôndola no meio do fedor sentado numa cadeira que parece um trono real e ou só olhar e fotografar eu preferi a segunda opção, mesmo porque a fila mínima era de quarenta minutos de espera e o preço era de cem euros por trinta minutos....filas amigão....não é comigo e com filas grandes não existe opção de negociação.

O tradicional "gondolês" com seu chapeu e camisas listradas!

A "sofisticação" de uma gôndola e a cor da água!

Tá achando que congestionamento só por aqui?? Lá também tem!!

Romântico né!!! Mas veja o espelho d´agua e imagine o cheiro!!!

Algumas lojas, acesso só via gôndola!

Mas Veneza não vive só deste glamour, nas épocas de marés cheias e chuvas, a cidade passa por dificuldades pois a água invade seus pontos turísticos  afetando sua principal fonte de renda.




Veneza vale apena ser conhecida...realmente é muito bonita...mas na minha opnião é uma cidade de uma visita só, só uma vez basta! Só tem uma questão que eu pesquisei e não achei nenhuma informação!!!...Para onde vai o esgoto de Veneza???



Nenhum comentário:

Postar um comentário