
Amigos, a coisa está bem diferente por lá! Fiquei três dias em Amsterdã e o que menos vi foi "tamanquinhos e moinhos". Vi sim muito queijo (de vários e deliciosos tipos), muitos Pubs, muita bicicleta e maconha, ou melhor, cannabis.
Queijos de todos os tipos e para todos os gostos |
Amsterdã ficou mundialmente conhecida por suas liberações, pouco convencionais, para a maioria dos mundanos. A industria do sexo é liberada, e sua "Red Light District" é uma das grandes atrações da cidade.
![]() |
Liberdade para a industria do sexo |
A cidade libera o consumo de maconha e haxixe, consideradas drogas recreativas leves, porem em áreas previamente selecionadas, como os Pubs, bares e algumas áreas livres. De cara quando você chega ao hotel recebe este comunicado.
No hotel não pode! |
Drogas pesadas (cocaína, LSD dentre outras) já estiveram um período liberadas, porem o comportamento, principalmente dos turistas, fizeram com que o governo as proibissem. A malucada ia para lá e ficava alucinada com a possibilidade de consumirem livremente e cometiam abusos.
Dando uma volta na noite, nas proximidades do hotel, rodeado de Pubs, observei que o pessoal consome a maconha tranquilamente. Quase não vi policiais, em três dias vi somente um. As pessoas saem dos bares muito tarde, quase todos os dias da semana. A princípio você pensa " este povo não trabalha??? Não tem que acordar cedo???" Entendi depois que isto era possível por que a rotina de trabalho começa bem mais tarde, as lojas comerciais, por exemplo, só abrem ao meio dia e fecham as seis da tarde, então eles tem muito tempo para a diversão. Saem dos bares alegres mas sem nenhuma confusão.
Aí a gente pensa...Como pode um lugar onde as pessoas se divertem tanto dançando(aliás dançando e cantando a musica do Michel Teló) consumindo bebidas e drogas, não ter um número grande de policiais nas ruas e não existir grandes confusões???.. Acredito que a forma de venda das drogas é que pode permitir esta, pelo menos aparente, tranquilidade. Você pode comprar sua droga nas lojas especializadas e nos pubs. Pode-se comprar até cinco gramas por dia, mas se você preferir pode ter sua própria produção, comprando sementes e plantando seu "vasinho" em casa.
Se quiser pode plantar em casa |
Docinhos, chocolates, balas e pirulitos de cannabis |
Esta eu tomei.....ruim demais e não deu barato nenhum! |
Não existem traficantes como aqui e sem eles não existem disputas de pontos de vendas, guerras de Ganges e outras coisas inerentes ao tráfico.
A cidade é muito bem servida pelo transporte público. Exitem várias linhas de trens, metrôs, bondes e ônibus. Mas o principal meio de transporte é a bicicleta. Para uma população 762 mil habitantes (censo local de 2009) existem 700 mil bicicletas. Outro fato interessante é que não se vê bicicletas modernas, as famosas "Bikes", a maioria são aqueles modelos que chamamos de "Camelos" sem marchas, sem freios a disco, sem amortecedores e coisas parecidas. As bicicletas lembram aquelas antigas do tempo de nossos avós. São tantas que os espaços para estacioná-las são disputadíssimos e até existem estacionamentos improvisados em balsas nos vários canais que cortam a cidade.
A maioria são modelos basicão como estes |
Balsas para estacionar bicicletas |
Pedestres, ciclistas e os bondes se misturam no trânsito. Alguem tá vendo passeio aí? |
Observei que todas, quando estacionadas, são amarradas com grossas correntes e cadeados....a gente pensa.."quem vai querer roubar um camelo destes???. Mas as estatísticas de furto são de, em média, 80 mil por ano, quer dizer....tem gente que quer roubá-las sim.
Fora tudo isto, Amsterdã oferece alguns passeios turísticos, dentre eles eu fiz e recomendo o "Heineken Experience" uma visita à fabrica onde nasceu a cerveja... sensacional! Mas é sempre bom pegar aqueles ônibus vermelhos de turismo (exitem em todas grandes cidades da europa) fazer um tour e depois voltar nos pontos que mais interessam.
Heinekem experiênce...vale a pena ir! |
Castelo que virou shopping |
Entrada de um dos museus...é torto mesmo |
A cidade é muito bonita! |
Amsterdã é um bom lugar para se visitar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário