sexta-feira, 29 de junho de 2012

Seu Edgar!!!!





Da esquerda para direita: Andre, Sidney, Alyson, Val, Jairo, Cesar, Elson. Décio. Sheila, Cleide, Mauro, Luciene, Beatriz, Pedrão, Christiane, Marlus, Augusta, Sônia, Tatiana, Humberto, Andrea, Julio, Tonicão, Marcus Bicalho e Lúcio



Certa vez uns alunos, liderados pelo Jerônimo Rinco, me procuraram me pedindo que indicasse alguem de valor para eles convidarem como o paraninfo da turma de publicidade da J. Andrade que estava formando.

Pensei em alguns nomes mas o que julguei o mais valoroso, digno e respeitado foi do seu Edgar Melo, da ASA publicidade. Tive a felicidade de trabalhar com sua trupe, na ASA por quase seis anos. Foi com ele que aprendi os meandros da publicidade. Foi com ele que entendi que publicidade não era só glamour, não era trabalhar pouco, ganhar muito e se divertir bastante. Foi com ele que aprendi o "negócio" publicidade e propaganda.




Passei o telefone dele para o Jerônimo, claro que avisei que o aluno iria ligar. Seu Edgar os atendeu, os recebeu na ASA e só não fez um jantar para eles por que estava com uma cirurgia complicada marcada para aqueles dias. Mas ele não declinou do convite e disse que se tudo corresse bem estaria presente na formatura.

Dia da formatura, para minha surpresa, lá estava ele, com a alegria e a simpatia de sempre!

Naquela época, do alto dos seus quase oitenta anos, com a vida toda arrumada, pessoa famosa, reconhecida e premiadíssima, super bem relacionada, praticamente uma unânimidade na propaganda mineira, em fase de convalescênça da tal cirurgia....não seria nada de anormal se ele virasse e dissesse....Eu não vou em formatura pôrra nenhuma, não conheço estes meninos, não conheço a faculdade, o lugar é longe pacas e o trânsito neste horário (oito da noite) é um inferno....... não vou lá não!!!! Liga para eles e diga que não irei!!!



 Acredito que não teria maiores problemas, pois Jerônimo sabia que ele estava com problemas de saúde, conhecia pessoalmente, sabia da idade.... provávelmente os alunos não ficariam surpresos!!!!

Mas com todos estes pontos contra à sua ida...o cara estava lá!.... Seu Edgar se arrancou do Morro do Chapéu, neste trânsito filha da puta, atravessou a cidade e as oito horas estava em Betim, sentado na mesa para abertura da cerimônia. Fez questão de cumprimentar os alunos um por um e entregar os respectivos canudos....com aquele sorriso e simpatia que sempre o acompanhavam.....




Todo este esforço foi reconhecido hoje pelo Jerônimo que postou uma pequena homenagem ao homem que ele pouco conheceu mas que conquistou sua admiração.



Ao Seu Edgar, meu muito obrigado por todas as oportunidades, por ter acreditado em mim, pelo carinho de sempre e pelas centenas de exemplos.....



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma aventura na Europa 10 - Veneza



Vista da torre da igreja de San Marco

Conhecer Veneza é uma coisa que passa pela cabeça da maioria das pessoas, principalmente por ela existir dentro d´agua. Ela literalmente é plantada dentro d´agua! Mas diferentemente do que se pensa e do que a gente vê na mídia, Veneza não se retringe somente a aqueles locais que vemos nas fotos.

Veneza está localizada no arquipélogo de "Laguna de Venezia" Uma grande lagoa forma pela confluência dos rios Ádige, Piave e o mar Adriático. São 118 ilhas, 177 canais e 400 pontes interligando tudo isto, afinal são cerca de 270.000 habitantes. Ela é muito maior do que se pensa.

O tamanho da cidade e o ponto que a gente visita "San Marco"

Aquele local que vemos nas fotos e que nos levam enquanto turistas é o considerado centro histórico, parte mais baixa da cidade onde estão as principais atrações turísticas da cidade.

Uma pequena parte da cidade está no continente, inclusive seu aeroporto. Aquela história de que Veneza está toda sobre estacas de madeira, não é bem assim, na verdade existem alguns pontos em que as fundações são difíceis de se realizar, aí são utilizadas estacas de madeiras. É possivel notar, em alguns locais, o desnível do solo em função das estacas que se deslocam. Outra coisa interessante é saber que estas estacas em contato somente com a agua, petrificam. Mas se elas tiverem contato com o sol e com o oxigênio apodrecem, então existe um controle feito através de diques para não permitir que o grande lago tenha um desnível de agua maior que o permitido.

Chegada em Veneza

Canal maior

Amigo, estamos em Veneza, prepare sua vista para coisas maravilhosas mas prepare tambem seu bolso...lá tudo é caro. Assim como Roma, na sua parte histórica, Veneza não dispõe de uma infra-estrutura para receber turistas, principalmente no que diz respeito a banheiros. Não existem banheiros públicos, não se tem espaço para isto, nas necessidades a solução é utilizar os banheiros dos bares e restaurantes. Raros são aqueles que deixam você utiliza-los sem nenhum tipo de consumo.

Em Veneza existe uma tabela com váriados preços para o mesmo ítem....isto mesmo!!! para o mesmo ítem... Mas como é isto??? Simples....você pede uma latinha de Coca Cola, se você consumí-la do lado exterior do bar ela custa três euros....se for beber no balcão são cinco euros....agora se quiser beber sentado em uma mesa o mesmo refri sai por sete euros!!!


Não existem banheiros públicos o jeito é usar sanitários dos bares!



São Marcos é o padroeiro da cidade. Nos principais pontos turísticos ele é referenciado. Seu símbolo é um leão alado e como era a filósofia religiosa da época, ele era um dos defensores da palavra de Deus, fato bem caracterizado nas várias obras existentes por lá.


Sempre!!! Protegendo as sagradas escrituras!

O Principal ponto de encontro turístico é a Plaza San Marco. Em quase todas as cidades que conhecemos na Europa, existe uma grande praça onde se faz o ponto principal de encontro dos cidadãos e dos turistas. Nestas praças se encontra de tudo um pouco. Uma tradição de Veneza, as tradicionais máscaras do carnaval são encontradas em todos os tamanhos, formas e preços. Desde camelôs até lojas especializadas que além de venderem alugam as fantasias por cinquenta euros se você quiser ser fotografado dentro delas.


Plaza de San Marco

Você pode alugar uma destas vestir e ser fotografado !

Uma das principais atrações de Veneza são os passeios de gôndolas em seus pequenos canais. Estes canais são formados por agua na cor verde petróleo bem escuro e cheiram mal. Estávamos saindo do inverno e eles já cheiravam mal, imaginem no verão com o sol a pico! Portanto entre andar de gôndola no meio do fedor sentado numa cadeira que parece um trono real e ou só olhar e fotografar eu preferi a segunda opção, mesmo porque a fila mínima era de quarenta minutos de espera e o preço era de cem euros por trinta minutos....filas amigão....não é comigo e com filas grandes não existe opção de negociação.

O tradicional "gondolês" com seu chapeu e camisas listradas!

A "sofisticação" de uma gôndola e a cor da água!

Tá achando que congestionamento só por aqui?? Lá também tem!!

Romântico né!!! Mas veja o espelho d´agua e imagine o cheiro!!!

Algumas lojas, acesso só via gôndola!

Mas Veneza não vive só deste glamour, nas épocas de marés cheias e chuvas, a cidade passa por dificuldades pois a água invade seus pontos turísticos  afetando sua principal fonte de renda.




Veneza vale apena ser conhecida...realmente é muito bonita...mas na minha opnião é uma cidade de uma visita só, só uma vez basta! Só tem uma questão que eu pesquisei e não achei nenhuma informação!!!...Para onde vai o esgoto de Veneza???



terça-feira, 19 de junho de 2012

Brazil....Yes, we can!!!!



 
Na reunião do BRIC, os governos de Brasil, Rússia, India, China e África do Sul anunciaram um empréstimo milionário para salvar os países do Euro, ou como queiram, os europeus.

Quem diria heim!!!! Estamos emprestando dinheiro para os "pobres países ricos"!!!... Isto também está sendo chamado de compra de prestígio.

No caso dos outros países eu não sei, mas quanto ao Brasil, podemos sim ajudar estes "coitados" destes europeus! E eu explico:
Nossas rodovias são super modernas!

Todos nossos esgotos são tratados!

Temos controle total de enchentes!

Todas nossas favelas já foram urbanizadas!

Nosso sistema de saúde pública é irretocável!

Moderno sistema de educação com escolas modelos!
O melhor sitema de segurança da América do sul!

E nossos políticos já se entenderam e a corrupção foi banida definitivamente!

E toda esta "bonança"! se justifica, afinal nosso impostômetro nos mostra que podemos e devemos ajudar países mais "pobres"!




Isto permite que nossa junventude, que hoje já tem seus celulares, tablets, notebooks, Xboxs, carros, boas faculdades, baladas sensacionais..se preocupem com outros movimentos, por que o país!!!!! Ah!!! este já está sensacional...sem nenhum senão!




Podemos ou não podemos ajudar os outros???

É isto!!! Simples assim!!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma aventura na Europa 9 - Londres




Rio Tâmisa

Costumo dizer que estive em Londres mas não conheci a verdadeira Londres....aquela sombria, cinzenta, fria, com chuva e as pessoas vestidadas até o pescoço....Pô cheguei lá no maior solão....calor...sem chuva...pessoas alegres e nos três  dias que fiquei por lá foi assim. Maria Edna, minha amiga que mora a seis anos...me disse "você trouxe o sol". O mais interessante foi quando estava dentro do taxi indo para o aeroporto para embarcar para Lisboa, o motorista me disse...."este calor não é normal...mas a meteorologia disse que amanhã o tempo fecha novamente"!!...Pensei...conspiraram contra mim!!!

Trafagar Square, uma das maiores praças da cidade, onde se realizam boa parte das manifestações populares em Londres

Deste que me entendo por gente, sempre ouvi falar da Londres cinza, chuvosa e fria....Hummm!!! Não vi nada disso.

Amigo...se as pessoas dizem que as coisas na Europa são caras por causa do euro, em Londres são mais caras ainda por causa da libra ou "pound" como eles chamam a moeda local. Por lá não se aceita o euro e se você pretende visitar a cidade trate de comprar suas libras, por que o câmbio lá não favorece visitante. Em números relativos se o dólar vale dois reais, o euro vale dois reais e cinquenta a libra vale três reais e dez centavos.

Achei que ia encontrar uma cidade fervilhando em torno das olimpíadas, mas ao contrário, o que vi foi muita coisa relativo ao jubileu da Rainha...sessenta anos de trono. Impressionante como Lady Di ainda é cultuada por lá!

Chamada para a comemoração do Jubileu da Rainha

Londres é uma cidade muito grande e com muitas atrações...os três dias que fiquei por lá foram suficientes para conhecer os principais pontos turísticos, como costumo dizer, os que estão nos cartões postais. Não conheci os meandros, as muvucas, as feiras, museus e a night.

A gente optou por tirar um dia inteiro para andar naqueles ônibus vermelhos de turismo. Passamos pela maioria dos pontos turísticos mas sem poder aproveitar nenhum. Se fôssemos enfrentar a fila para andar nos barcos do Tâmisa ou entrar na roda Gigante, perderíamos precioso tempo na visita de outros locais.

A Ponte


O nome da ponte


Olha os caras casando na ponte


Avenida em frente ao Palácio de buckingham. Se você não ficar esperto o trânsito de mão inglesa te atropela


O Relógio

A Roda Gigante que de inglesa não tem nada. Foi toda construída fora e montada no Tâmisa


Hyde Park, um dos maiores de Londres
Diferente de Roma, onde você pode visitar a maioria dos pontos turístico a pé, em Londres tudo é longe..tem que pegar o vermelhinho mesmo. Já na chegada, o aeroporto de Gatwick fica longe "pracarai" do centro. São cem libras de taxi até o hotel. A gente procurou outras alternativas e optamos por pegar um trem até a estação multimodal "Victória" no centro da cidade onde existem diversas conexões, ônibus, táxis e linhas de metrô ou, como é chamado por lá o "London Underground". De cem a despesa com transporte caiu para vinte e oito "pounds"...diferença considerável. A estação oferece um centro de apoio a turistas com vendas de tickets, mapas da cidade, das linhas de trem, metrô e onibus. isto facilita muito. O foda é sair puxando mala dentro do metrô.

Londres, assim como a maioria das cidades que têm metrô, oferece aos turistas preços vantajosos no transporte se você comprar o passe (Travelcard) diário. Em Londres você compra o passe para uma única viagem em qualquer meio de transporte público pelo valor de quatro libras e setenta centavos, mas se pagar sete libras você leva o mesmo passe para ser utilizado por 24hs. Muito mais vantajoso.



Assim como a maioria das cidades na Europa, Londres não possui um shopping como os daqui, existem sim grandes lojas de departamentos (a Harrods é a mais famosa da cidade) e ruas que são consideradas verdadeiros shoppings devido a grande concentração de lojas. Uma das maiores e mais famosa é a Oxford street. Com mais de trezentas lojas e quase dois quilômetros de extensão, é um verdadeiro shopping a céu aberto. Tem de tudo um pouco. Em Londres uma boa compra são as jóias, bem mais barato que aqui!

Oxford Street, a maior concentração de lojas de Londres
Maria Edna, a quem eu gostaria de agradecer pelo carinho e atenção que teve com a gente, mesmo estando com viagem marcada para férias no dia seguinte, nos levou, para encerrarmos a visita noturna, a um restaurante brasileiro, Preto Churrascaria, onde comemos novamente arroz, feijão, torresmo, farofa, maionese, couve e um belo de um rodízio. Depois de quase um mês comendo massa, pizza e sanduba, minha cor até voltou após esta "janta"!... Neste restaurante tomei uma agua norueguesa que, a principio, achei que era um perfume, por causa da embalagem, veja na foto que postei aí abaixo.


Recomendo para matar as saudades da comida brazuca

A tal garrafa de agua que mais parece de perfume. Aí
eu completei com guaraná para fotografar!

Maria Edna, super carinhosa e atenciosa com a gente!
Many thanks and sorry for the work!