quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jeitinho


Os tempos mudam, as coisas evoluem, a população cresce e com este crescimento, aumenta também o número pessoas querendo trabalhar, comer, morar, comprar carros, viajar dentre outras coisitas.

Estamos vivendo esta situação hoje. Crescemos e estamos apertados como se estivéssemos numa lata de sardinha. As grandes cidades não têm mais espaços para novos prédios, novas ruas e avenidas. Não existe mais áreas para expansão, as que existem estão muito distantes e não existe uma boa infraestrutura para atingí-las. O anteriormente publico chamado de "povão", está com uma condição financeira melhor e quer desfrutar disto, mas na realidade nem tudo que se quer se pode!

Tenho uma diarista que já está comigo a mais de dez anos, a Jô. Casada separada e agora viúva, mãe de tres filhos e apaixonada com chocolate. É muito eficiente e uma pessoa, até então, de extrema confiança. A única coisa que não se pode confiar nela é se você tiver chocolate em casa. Preferencialmente esconda ou faça como faço...chamo e digo...Tá vendo aqui...tem tantos chocolates, quando eu voltar quero ver este mesmo tanto aqui.....ela se contorce toda me chama de ruim e tenta resistir heroícamente mas as vezes não consegue!

Vive apertada, com contas atrasadas e luz e água por cortar, é daquelas que dá um toquinho no celular para a gente retornar por estar sempre sem creditos. Ela confessa que ganha bem e deve ganhar mesmo,(cinquentão por dia+busão todos os dias exceto aos domingos) além dos avons, naturas e agora jequitís que vende por fora. Ela reconhece que tem um grande defeito... é gastadeira, afirma isto categóricamente. Agora entrou numa de economizar por que tem um projeto que precisa de dinheiro, não quis falar qual..." Não conto para ninguem para não agourar!!!"

Estes dias flaguei ela lendo um livro de auto escola e perguntei
.....Que isto aí?
.....Um livro de leis de trânsito, afirmou ela!
.....eu tô vendo que é isto mas para que você esta lendo ele?
.....Ora....vou tirar carteira!!!!
.....Mas carteira para que Jô???
.....e o carro?
.....to juntando dinheiro para comprar um!
.....Então este é seu projeto!!!!
.....É mas não vem me agourar não viu!!!
.....Mas para que você quer um carro se nem as contas de agua e luz você paga em dia???
.....Minhas amigas todas estão comprando carro e eu também quero!
.....Quero vir para o trabalho de carro, eu mereço este conforto!
.....Mas e a gasolina, manutenção, revisão e outras coisas?
.....A gasolina eu pego o dinheiro da passagem e ponho e o resto a gente dá um jeito!
.....E você já pensou qual carro vai comprar?
.....Tem um amigo meu que tem um pálio 98 e ele me disse que me vende baratinho, posso até dividir!

Então senhores leitores, aguardem por que em breve teremos mais um páliozinho "siminovo" que será abastecido diariamente com cinco reais de gasolina e estará circulando nas ruas e avenidas de Belô. Não discuto se ela merece ou não, discuto é se ela pode ou não. Mas por mais que se tente ponderar ela "encasquetou" com a idéia de ter um carro mesmo tendo ciência que ainda não pode, mas aí entra o famoso " a gente dá um jeitinho"

Espero que a Jô não entre na estatística que, nos últimos dias está crescendo muito,... a dos inadimplentes que estão começando a sentir no bolso os efeitos dos aumentos de juros e de outros custos que estão comprometendo as contas a pagar e fazendo com que muitos tenham seus bens disponibilizados em leilões. Se isto acontecer com ela, com certeza terei uma diarista mau humorada e me chamando de "agourento"! É muito difícil o brasileiro acreditar que nem tudo que se quer se pode, a maioria acredita que Deus ou a mega sena vão ajudar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário