segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cacaio

Aos trinta anos, já casado, com filho e ocupando o cargo de chefe de gabinete de político, descobri que, se não fizesse um curso superior eu estaria fudido. Mas esta idade também me ajudou a definir, com certeza absoluta, qual curso eu queria fazer. Pela vontade de meu pai seria engenharia ou um concurso público que me garantisse uma aposentadoria tranquila. Ainda bem que, não passei em nenhum concurso (seria mais um medíocre funcionario publico, esperando a morte chegar) e nem passei no vestibular de engenharia....eu e a matemática, os cálculos, a geometria, a fisica e coisas afins não conseguimos nos entender. Aliás ...acredito que estas matérias não gostam de mim e muito menos eu delas! Assim o curso escolhido foi comunicação.

Vestibular feito na antiga FAFI (hoje UNIBH), aprovação, matrícula e o primeiro dia de aula...... Só menino na sala, daqueles que eram fãs de Fidel e Che Guevara e acreditavam que poderiam mudar o mundo!....Eu de terno, trabalhando como chefe de gabinete de político, representava tudo aquilo que eles mais repugnavam!!!! Os políticos!!!....Pensei comigo mesmo!!! É Julio Cezar....você esta fudido amigão!!!

Sentei num cantinho e comecei a observar aquele monte de alunos, entusiasmados e eufóricos. Lá no fundão observei que tinha um sujeito de calça jeans e um casaco marron, também observando as coisas e com a mesma cara que a minha de.... " que que eu estou fazendo aqui"!!!!...Pensei...ôpa!!! achei um estranho no ninho igual a mim! ...Assim nasceu minha amizade com Zé Cacaio, que dura até os dias de hoje.

Ao Zé devo a minha entrada na carreira da publicidade. Foi ele que ouvindo minhas lamúrias de ter que, diáriamente, lidar com o povão, dentro de um ambiente corrupto e falso me disse um dia "larga esta merda!". Ele foi um dos que me estimularam a cometer a maior loucura da minha vida profissional..contestada por vários amigos e parentes.....larguei meu confortável emprego (financeiramente falando) de um chefe de gabinete, com todas as mordomias inerentes do cargo e fui trabalhar numa minúscula agência, a Agência Nacional, composta por mim ele e o Gazel, ganhando uma miserinha, mas fazendo o que eu gostava e livre da convivência com as falsidades parlamentares. Isto quase me custou o casamento e mobilizou uma reunião familiar onde meus irmãos se diziam preocupados com minha sanidade mental.

Pelas mãos de Cacaio fui contratado pela ASA, para atender meu primeiro grande cliente, a prefeitura de Betim, aliás, um dos maiores desafios que tive. Betim foi a primeira grande prefeitura conquistada pelo PT em Minas Gerais. Na primeira reunião, onde eu seria apresentado como o responsável pela conta, o Zé que era o então diretor de atendimento não foi. Fui sozinho e quando cheguei havia um comitê de comunicação, composto por trinta "companheiros" que de cara me fizeram as seguintes perguntas...O que é a ASA, para que ela serve e o que você está fazendo aqui?.....Mais uma vez veio aquele pensamento!!.... Éh Julio Cezar.... aquele filho da puta que diz ser seu amigo te jogou nesta gelada!!!!...você está fudido amigão!!! Mas já que está aqui se vira!!!!...Trabalhamos juntos muito tempo e aprendi muito com ele!

Um dia, Zé virou para mim e disse "Vou embora para o nordeste, estou de saco cheio daqui!!"....e sumiu....não deixou rastro, telefone, endereço de email..o cara simplesmente desapareceu!!! Durante tres anos não ouvi falar dele...nem um sinal de vida...escafedeu-se mesmo! Resolvi então sair procurando  e depois de muitas pesquisas, achei através do google, por causa de uma muda de pimenta,...... esta que está na foto.

Nesta última semana estive em João Pessoa visitando o Zé, que me chamou, dentro daquele seu aspecto sonhador..."vem aqui, isto é igual a BH a trinta anos, tá cheio de oportunidades e eu estou cheio de idéias!!!!" Cacaio é assim, um grande sonhador, eu mesmo devo conhecer umas quinze idéias que ele pretende um dia colocar em prática.  Sujeito de grande coração, a quem eu, particularmente devo muito de um relativo sucesso profissional na publicidade. Atualmente mora na Paraíba, com Matheus seu filho, design formado na Fumec que hoje vive na beira do mar pintando pranchas...quer vida melhor brother... e sua mulher, Nana Zumba, ou Eliana Zumba, que eu sabia que existia mas não conhecia. Mulher forte, decidida e fina...uma verdadeira lady...que atura meu amigo a mais de trinta anos. Zé ocupa um cargo de destaque em uma grande empresa local, mas que não quieta o facho...já andou envolvido inclusive no movimento de mudança da bandeira do estado. Cacaio está no meu seleto grupo de tres ou quatro dos que considero meus amigos, conquistados nesta minha existência!



Nenhum comentário:

Postar um comentário