terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Bienal de Sampa





Fui à 29º Bienal de São Paulo. Estava por lá e como nunca tinha visitado uma  aproveitei a oportunidade. Aqueles que me conhecem sabem que sou muito ligado nas coisas da música e nem tanto ou quase nada em artes plásticas. Aprendi alguma coisa sobre artes plásticas visitando museus pelas cidades por onde passo, e, sem dúvida nenhuma, me encantando com o Metropolitan de NY.

Mas outro fator que me levou para bienal, foram algumas notícias polêmicas que tinha lido nos jornais. Um maluco estava tendo problemas com o Ibama por que sua obra era composta por urubús!!... Urubú obra de arte???????? Só se ele tiver enfiado neles uma camisa do flamengo!!!!..... O outro se autoretratava assassinando autoridades pelo mundo!!!!!...Eu tinha que ver isto de perto!

Assim, com a expectativa de encontrar um "metropolitan" dentro do Ibirapuera, lá fui eu, sempre com minha câmera. De cara, após uma revista detalhada, fui informado que poderia fotografar tudo porém sem a utilização do flash! .....Eu heim!!!!! coisa de primeiro mundo....isto até aumentou minha expectativa.....de fato devo encontrar aqui obras valiosíssimas e belas. Mas pintou uma dúvida!!!! Como é que eu vou fotografar os Urubús num ambiente de penumbra sem flash?????

A primeira grande obra, que realmente me impressionou, foram as esculturas do chinês Ai Weiwei. Todas em grande formato e ricas em detalhes, realmente muito bem feita as peças. O chinês é muito bom e suas obras são merecedoras de  um tempo maior de observação. Mas a partir de então comecei a ver um monte de outras coisas consideradas "obras de arte", que para mim não significavam nada, ou quase nada...Eu sou um leigo no assunto, vou deixar algumas fotos e os senhores façam seus próprio julgamentos.
Se este "paninho" pendurado aí é arte, eu sou um artista desperdiçado!


Esta obra, realizada pelo artísta plástico Henrique Oliveira, recebeu o nome de "A origem do terceiro mundo". Ela é toda produzida com cascas de madeira e está dividida em três partes. Você pode adentrar no seu seu interior onde existe um labirinto mas que a certa altura incomoda por que só se consegue caminhar agachado. Eu a enxerguei de outra forma e daria outro nome para ela.."Os grandes lábios,ou vaginão, (entrada) as entranhas e o cuzão (saída). Acho mais lógico!


Obra interessante denominada "Luz natural" autor - Eduardo Coimbra


Ana Maria Maiolino, italiana montou esta mesa servindo arroz com feijão, mas de outra forma, como se vê!


O recifense Gil Vicente, com sua obra "inimigos" aparece matando poderosos


Obra de Tatiana Trouve- "350 points towards infinity, uma série de pendulos amarrados ao teto mas sem executar nenhum movimento, mesmo não estando enconstados no chão, o poder do imã!


Um maluco que criou um altar para Roberto Carlos.


Outro maluco que se denomina "Doutor Estranho" e que resolve os problemas sonoros do mundo se fez presente. Este cara fica dentro de uma jaula, representado por um monitor e fica todo o tempo enviando a mensagem         " Psiu...ei você!!!!...eu sou o doutor estranho, traga seu problema sonoro que eu resolvo". O cara, só aparece aos sábados para consultas!



E os urubús estavam lá, atrás de redes, em cima de estruturas metálicas com caixas de acrílicos recheadas de alto falantes, todas, devidamente cagadas! Bélíssima obra......hum!!!! E com nome!!!! "Bandeira Branca" Aliás  já existe um movimento de ambientalistas intitulado "Libertem os Urubús"!!!!

Aqui mostrei algumas obras que me chamaram a atenção. A bienal possui mais de 800  de 159 artistas, algumas poucas muito interessantes, mas na minha humilde opnião de leigo no assunto a maioria delas não passa nem perto do que se pode chamar de arte. Como esta próxima foto aí!!!! Vamos combinar!!!!! ..É arte isto aí??????




E a escada????? Qual a arte????



Que obra heim!!!!......




Uma mensagem explícita!....Bom!!!! é isto!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário