Este pedacinho de pano aí da foto deve ter uns trinta e cinco anos. Sim, deve ser isto mesmo por que a Som Shine esta completando 40 anos de existencia. Para quem não sabe a história é a seguinte. Lá pelos idos dos anos 60, as festas eram animadas por orquestras,... sim caros leitores, orquestras, tipo aquelas Big Band americanas. Me lembro que fui no aniversário de 15 anos de minha prima no clube dos sargentos e fiquei olhando aquela banda imensa com violinos, trumpetes, saxs, trombones, piano, bateria, guitarra e contrabaixo acústico. As musicas eram de Ray Conniff, Elvis Presley, Ray Charles e cia ltda.
Eis que no fim dos anos 60 surgem.... The Beatles e com eles vieram, Creedence, Shocking Blue, Rolling Stones, Led Zeppelin, Pink Floyd, Santana e outros tantos. Era a grande virada musical acontecendo e este fato.... digamos.... "quebrou as pernas da Big Band" . Como tocar a Soul Music de James Brown com violinos, corais e guitarrinhas básicas..?
Nasceran assim os conjuntos musicais, compostos geralmente de uma guitarra solo, uma guitarra base, um baixo e uma bateria...bem a lá Beatles e Rolling Stones. Posteriormente foram introduzidos os teclados eletrônicos com seus mugs sintetizadores. Em Belo Horizonte tinhamos dois destes conjuntos que faziam relativo sucesso...Gárgulas e Pendulun. Mas mesmo assim, com a falta de recursos técnicos, os sons alcançados não atendiam nossos exigentes ouvidos.
O discotecário, naquela época tinha que ser FODA....mas FODA mesmo. Não existiam mixadores, fones de ouvido e pré-escuta. As mixagens era chamadas de passagens e realizadas através de uma chavinha de passagem de telefone e os cortes eram feitos no "feeling...ou seja... no tempo da musica..no ouvido" ...Além disto haviam poucas músicas disponíveis no mercado. Era nescessário importar os sucessos, que vinham de New York ou Londres.
Foram criadas, várias equipes de som... mas a Som Shine foi, sem dúvida nenhuma a melhor delas. A mais disputada. Todos os clubes queriam, todas as meninas que faziam 15 anos queriam uma festa com a Som Shine, por vezes nos desdobrávamos em tres equipes para atender aos eventos..enfim nós eramos fodas!!! Eu digo nós porque durante quase todo o período dos anos 70 fui discotecário da Som Shine e hoje, posso dizer, sem falsa modéstia, o mais requisitado também.
A Som Shine está completando 40 anos e só quem viveu aquele período sabe o quanto ela foi grande, querida, disputada e importante nas nossas vidas. Parabéns Rodolfo Mallard e parabéns para nós que fazemos parte desta história.
Putz!! Ouvi falar dessa equipe de som quando mandei um equalizador bem surrado que tinha para o conserto. O técnico viu um rabisco "Som Shine" no painel e contou-me um pouco dessa história. Não tenho mais o velho 1012 da Cygnus, mas valeu pelo retorno ao passado.
ResponderExcluirAbraços!!!
Cara! Quem bom encontrar este artigo. Voei no tempo e voltei aos domingos do Som Shine no Sparta, do bairro Caiçara, em BH. Tempo bom demais!
ResponderExcluir.Me lembro com saudades das tardes de final de semana no Clube Oasis e. Santa Tereza Bh. A garotada dancando e se curtindo aos sons das grandes caixas tocando os idoos daquela epoca Beaes Crdense Rolling et
ResponderExcluirSaudade...
Flavio