segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As pesquisas!


Alguns alunos sempre me perguntam se as pesquisas são confiáveis? Eu digo que pesquisa é um serviço, ou seja, ela só é realizada por encomenda de alguem ou de alguma empresa e paga-se por este serviço. Seus resultados podem ser manipulados? Claro que podem, de acordo com o interesse de quem está pagando! ....Isto é correto???? Não deveria ser!!!! Portando as pesquisas não são confiáveis, mas deveriam ser, se fossem realizadas com a devida ética.

Por que estamos falando sobre isto????...Por que me perguntaram sobre as últimas pesquisas realizadas pelas empresas DataSensus, Datafolha e Vox Populi, sobre a corrida eleitoral ao governo de minas , que apresentaram os seguintes resultados:

Helio costa - 46,4% Sensus, 43% Folha e 36% Vox
Anastasia  -   26,3%             17%             26%

Normalmente, as pesquisas possuem uma margem de erro entre 2 e 3% para cima ou para baixo. Como se explica então que em um mesmo colégio eleitoral, com pesquisas sendo realizadas no mesmo período, em intervalo de tempo similares, possam apresentar diferenças tão grandes????.... Simples.....alguma foi manipulada... e com valores bem distintos....10 pontos porcentuais de diferença!

Sabe-se que as pesquisas podem ser manipuladas, mas não com diferenças tão gritantes. Elas podem ter diferenças pequenas que vão se ampliando com o correr do tempo! Como assim???? Ora...um candidato pode subir 2 pontos numa pesquisa realizada num período, mais 3 pontos numa segunda pesquisa e dai para frente, mas nunca crescer 10 pontos de uma só vez.

E por que se dá tanta importância para as pesquisas nas eleições aqui no Brasil?????  Por que infelizmente ainda temos eleitores, muitos!!!!!, que pensam em "não perder voto" ou seja, aquele que gosta de levar vantagem em tudo e não vai votar no candidato que está atrás nas pesquisas para não perder o voto!


As eleições mudaram muito, se antigamente testemunháva-mos grande mobilização popular nos comícios, hoje observamos que, sem os shows de grandes artistas, o povo não comparece mais. Recentemente no comício do Hélio Costa na praça da estação com a presença de Lula e todo seu staf, onde se falava na presença de trinta mil pessoas, estiveram presentes entre cinco e sete mil  mesmo assim, só correligionários que geralmente enchem ônibus nas períferias.em troca de "um sanduba e um refri" e engrossam as fileiras de digamos..... "seguidores ou militância"  Assim concluímos que aquelas grandes aglomerações do passado só aconteciam em função dos artistas!!!!! Ouvir promessa de políticos ah!!!!! Nem pensar! Pobre "povinho" brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário