quinta-feira, 24 de junho de 2010

copa

Minha ex-aluna, agora colega de profissão, amiga e leitora do blog, Ana Laura Xavier, me questionou estes dias " Você não vai escrever nada sobre a copa???" Eu respondi...está no forno menina!!

Gosto de ouvir, ler e analisar o que dizem cronistas, especialistas, entendidos, ex-jogadores e torcedores antes de emitir qualquer tipo de opinião e, o que ouvi antes da copa foi o seguinte:

- A Espanha é uma das grandes favoritas, é a melhor da europa;
- A Holanda vem reeditando seu carrossel é forte candidata;
- A Alemanha é uma força tradicional candidatíssima;
- A Inglaterra vem com seu melhor time das últimas décadas e pode estar na final;
- A França e a Itália nem se comenta são as atuais vice e campeã respectivamente;
- Fora as seleções africanas que podem surpreender!

Pouco, ou quase nada se falou das outras seleções, inclusive do próprio Brasil e da Argentina. As demais eram meras participantes ou coadjuvantes.

Bom, hoje, 24 de junho o que se viu até agora foi:

- A As atuais campeã e vice, Italia e França já estão fora;
- A Espanha, grande favorita, já tomou uma trauletada na primeira partida;
- A Alemanha, que começou arrebentando, cagou um kilo para se classificar;
- A Inglaterra cagou dois kilos;
- A Holanda ainda vai decidir;
- E das cinco Africanas, somente uma passou!

Quanto aos demais paises participantes temos:

- Os Estados Unidos, pasmem, ficou em primeiro no grupo da Inglaterra;
- Dos cinco sulamericanos, quatro já estão classificados e tres deles em primeiro lugar, por enquanto.

O que o futebol nos mostra com tudo isto, é que, especialistas, cronistas, ex-jogadores, torcedores e demais opinantes não entendem pôrra nenhuma, por que o futebol não tem lógica ele é momento e momento só se sabe o que vai acontecer naquele momento, é como se você dissesse que se um assaltante tentar levar seu carro você vai dar muita porrada, mas no momento do assalto você se borra todo!

Eu, particularmente, acredito que o melhor time do momento é o da Argentina, e é interessante observar as características dos "treineiros" de Brasil e Argentina, o Maradona, por ter sido um atacante convocou um maior número de atacantes e o Dunga, por ter atuado como volante convocou um maior numero de volantes.

Sempre achei que técnico em seleção é só um papel decorativo, não comanda nada. Certa vez o jogador Gerson, campeão pelo Brasil em 70 disse " Técnico não apita nada, nós jogadores é que decidimos, quando o Zagalo falava alguma coisa nós falávamos, deixa o velhinho falar e vamos fazer o nosso"....... Assim acredito que Maradona, Dunga e outros tantos reunem um grupo e falam "vamos juntos até o final, vocês fazem a parte de voces e eu faço a minha que é convocar, dar entrevista mas não me meto no que vocês vão fazer ok? Aquele que não se entrosar no grupo tá fora mas se cada um fizer sua parte todos nós ganhamos fama e dinheiro!" O técnico da frança não conseguiu esta façanha!

Eu, até então, cheguei a uma conclusão: O Dunga é um babaca, o Maradona é outro babaca e o técnico da França um bundão!

E aproveitando, obrigado Ana Laura por ler, opinar, seguir e incentivar este blog!

Um comentário:

  1. Falou tudo nos 3 post´s Júlio!
    Não sou do tipo que rasga seda,você deve ter observado isso no tempo em que éramos professor e aluna,eu sempre caladona no meu canto.Mas como não ler seus textos?Te vejo exatamente falando cada frase como naqueles tempos,além de eu achar que o que você escreve(e a maneira que você se posiciona) é muito realista e atual.Continuo tendo aulas,porém virtualmente.Obrigada eu,pela oportunidade de continuar aprendendo.
    Abrç;

    ResponderExcluir