segunda-feira, 7 de maio de 2012

Uma aventura na Europa 6 - Toledo e El Escorial


Aqui começa a excursão propriamente dita. A partir de então foram quinze dias de várias cidades visitadas e muitas " horas bunda " dentro de um ônibus da Europamundo, como este da foto.


Os ônibus são relativamente confortáveis. Não possuem banheiros mas têm ar condicionado e possuem uma maquina de ficha onde você pode comprar  ao custo de um euro coca-cola e agua mineral geladas. A falta de banheiro é compensada pelas paradas com intervalos de duas horas ou "X" quilômetros rodados. É proibido lanchar ou tomar algo no seu interior para evitar sujeiras e manchas nos bancos. Adivinha se um casal de brasileiros deixou batatas chips cair no chão junto com um "suquinho" emporcalhando seus bancos e no em torno do mesmo!.... Pergunto eu??? A empresa esta errada em não fornecer banheiro e evitar os lanches no interior do ônibus???.... Não, pois não existe tempo hábil para limpeza do veículo.

Certo dia, após o almoço, alguns passageiros foram solicitar ao guia que não parasse na próxima parada, pois estavam todos alimentados e isto poderia contribuir para agilidade da viagem. Resposta do guia " aqui na Europa existe uma lei que determina que após duas horas ao volante o motorista faça um intervalo de no mínimo trinta minutos...é a lei". Interessante disto tudo é que lá as leis foram feitas para serem cumpridas e detalhe....são cumpridas!

Vista da cidade

Toledo fica a cem quilômetros de Madrid, da para visitar e voltar no mesmo dia. Foi a primeira capital da Espanha e isto durou até 1561. É cercada pelo rio Tejo o mesmo que banha Portugal. A cidade era muito famosa, na época, por sua produção de armaduras, facas e lanças em aço. Até hoje ainda existem algumas industrias artesanais de armaduras e muitas facas e punhais. Também é famosa pelas peças artísticas pretas com incrustações em ouro "Damasquinado" ou prata.

Fábrica de armaduras

Artesanato característico da região


Artesanato em metal e ouro no estilo Damasquinado

É uma autentica cidadezinha bucólica do interior, muito agradável. Em Toledo você se sente mergulhado numa época medieval, principalmente ao ver as armaduras, espadas e lanças comercializadas nas lojas.

Vista panorâmica

Aqui nada de carros, bicicletas e motos!

O Rio Tejo que desce até Portugal
Como é início da excursão você está meio que embevecido com o feito e é facilmente influenciado, principalmente pelos guias. Aconteceu comigo. Na primeira reunião um dos guias ofereceu um passeio no sítio de San Lorenzo de El Escorial, caminho entre Toledo e Madrid. Segundo ele era o castelo mais bonito que ele conhecia, mais bonito que Versalhes segundo ele..."quem é Versalhes perto do Monastério de El Escorial!"...A gente conhece o palácio de Versalhes através de fotos e ele é realmente muito bonito....o Monastério deve ser maravilhoso!!! Lá vamos nós a trinta e cinco euros por pessoa.


Senhores!!!! pegadinha do guia!!! O castelo é "bonitinho"... e só! ....Hoje virou um colégio interno ao custo de mil e quinhentos euros mensais por aluno. Um colégio para poucos! Por causa disto você tem acesso a poucos cômodos, pois o resto virou sala de aulas e quartos de alunos e dos monges. A principal atração são as tumbas dos reis e rainhas e seus filhos. Não se pode fotografar estes locais mas existem mausoléus em que estão o rei, a rainha e seus filhos que morreram crianças. Tem local com até dez túmulos infantis.... Portanto se você gosta de túmulos bonitos e trabalhados em mármore de várias cores, vá ao Escorial. Caso contrário guarde seu dinheiro e vá a Versalhes....muito melhor!!!


Monastério - hoje um grande e caro colégio interno

Panteon dos Reis - Foto da internet

Jardins do Monastério


Próxima parada, Zaragoza!





Nenhum comentário:

Postar um comentário