sábado, 28 de abril de 2012

Uma aventura na Europa 4 - Madrid




Depois de dez horas e meia de hora bunda dentro de um desconfortável avião da TAM (dizem que os da TAM são os melhores, imagine os outros) finalmente Europa.... mais precisamente Madrid.

Como descemos às onze horas da manhã, existe um tempo de resgate das malas, imigração, o primeiro xixi, a lavada de cara, a escovada de dentes, a procura pelo transfer e o percurso até o hotel..Chegada no hotel, check in, desfaz malas, toma um banho para animar e vamos para rua!!!! mesmo cansado, noite de cochilos ....nada de dormir... a curiosidade é maior que o cansaço.

E lá fomos nós...de repente comecei a reparar que as lojas estavam fechadas, ruas vazias... poucos carros circulando...estranho em plena quinta feira três horas da tarde...será que é feriado por aqui?? pensei!!.....
Surpreeeeesa!!...Feriado porra nenhuma....é a "Siesta"....Não é lenda não!!! ela existe mesmo e a maioria dos espanhois cerram suas portas as 14 horas vão dormir e dane-se turistas e consumidores....reabrem as 17:00 e ficam até as 20 horas e tem mais... se pensam que eles abrem as lojas as 8 ou 9 horas da manhã, negativo, só a partir das 10.  Veja a placa aí informando!!..Se você achar alguma loja aberta pode saber que é de Coreanos ou Chineses, estes só fecham quando o dono morre. Amigo...até as farmácias fecham....se você precisar de um analgésico depois das 20 horas é melhor tomar um porre e esperar até as 10 da manhã seguinte.
 Será por que que a crise anda rondando por lá? ......O jeito foi comer alguma coisa voltar para o hotel e tirar um cochilo...só que acordamos as 20:30....adivinhem??? Neste horário tudo já estava fechado de novo!!


Aliás dizem que uma das principais causas da quebradeira da Europa são os benefícios....o salário desemprego na Europa dura até três anos, dependendo da região (Portugal é assim)... Te cuida Brasil do "Lula pai dos pobres"


Puerta de toledo construída quando da expulsão de Bonaparte

Muito comum as roupas serem estendidas nas janelas para secarem
Observem as lojas fechadas para a siesta

Madrid é a sexta maior cidade da Europa e a terceira da Europa central atrás de Londres e Berlim. Assim como nas outras cidades, o que predomina são as antigas construções com algumas pitadas de coisa nova. Como estávamos adiantado em dois dias em relação ao início da excursão, fomos por conta própria vasculhar a cidade.

Praça em homenagem a Dom Quixote

Na mesma praça de Dom Quixote

Sugestão:


 Quando chegar a uma cidade, independente do tamanho dela, peça um mapa e se for uma grande cidade peça também o mapa do metrô. Na Europa, a maioria das cidades grandes tem um ótimo sistema de transporte público, você vai praticamente a qualquer lugar de metrô ou ônibus. O de Madrid e o de Barcelona foram os melhores que experimentei por lá ´so precisa tomar cuidado com os "carteiristas"! Em Madrid uma passagem de metrô custa 1,50 euros e o ônibus 2,00 euros. Evite andar sozinho, ande em no mínimo duas pessoas.


População:
 Estamos no velho mundo, então a população velha é, acredito eu, maior que a nova. As pessoas se vestem muito bem por lá e foram, geralmente, muito simpáticas. Existe por toda a Europa, uma crença que somos os novos "ricos" o povo que o Lula tirou do buraco. Achei a população espanhola uma das mais tristes. O espanhol geralmente fala muito alto e o assunto principal atualmente, tirando Real Madrid e Barcelona, são os tempos difíceis que estão por vir, em função da crise e recentemente da seca que assolou a Europa.


Alimentação:

Ah!!! os morangos de Madrid!
Você come bem em Madrid e a comida não é tão cara quanto aos demais países, perde somente para Portugal. Mas se espera encontrar arrozinho com feijão por lá...esqueça. Come-se muita carne, batatas fritas (papas) e os "bocadilhos" ou sanduíches. Dependendo do local escolhido um bom bife com batatas, salada e bebida sai a quinze euros para duas pessoas.


Segurança:

Tirando o problema dos "carteristas" Madrid me pareceu uma cidade segura, não tive nenhum tipo de problema com segurança. Não fui extorquido por taxistas, não sofri nenhuma ameaça, andei tranquilo de metrô a noite, coisa que não faço nem em São Paulo nem em Nova York. Evidente que você não pode dar moleza, mas no mais, foi tudo tranquilo. Aliás quase não se vê policiais pelas ruas, pelo menos pelos locais por onde andei!


Plaza Mayor - Ponto de encontro para se degustar bons pratos e um bom vinho

Em alguns prédios da Plaza Mayor as paredes entre as janelas são pintadas com vários temas
Neste caso só mulheres

Plaza Mayor




Panorâmica da Plaza Mayor




Compras:


Em Madrid não existem shoppings como aqui. Tem vários locais onde você encontra de tudo um pouco para comprar, mas o maior centro comercial e o mais frequentado pelo madrilenhos é o complexo que envolve a Gran via, uma das maiores avenidas da Europa o Callao, também conhecida como a plaza do comercio e a Plaza Puerta Del Sol. Lá existem várias lojas e dentre elas uma grande loja de departamentos chamada El Corte Inglês, que está em vários prédios espalhados no local. Esta loja está presente em Madrid, Barcelona e Lisboa. Nela você encontra de tudo, vestuário, calçados, maquiagem, perfumaria, eletrônicos, games....enfim o que você estiver procurando talvez encontre lá. É uma loja que lembra a Macys de NY, a galeria Lafayette de Paris, a Harrods de Londres e os shoppings daqui.


Plaza Puerta Del Sol -ponto de encontro nos fins de tarde

Callao - também conhecida como Plaza do Comercio

Gran via uma das maiores avenidas da Europa - Centro de compras

Em Madrid vi mais teatros que cinemas


Um "mimo" para turistas no El Corte Inglês
apresente o passaporte e ganhe durante uma
semana este desconto em alguns departamentos



Existem várias atrações em Madrid, deste museus, palácios e igrejas, mas é necessário um tempo maior para visitar todos estes locais. Esta é uma das desvantagem de excursões, mas por outro lado, você pode, em outra oportunidade saber em quais cidades vai voltar e o que fazer.


Fui ao Santiago Bernabeu, campo do Real Madrid, mas este merece um texto a parte!


Um comentário: