sexta-feira, 20 de abril de 2012

Uma aventura na europa 3 (dicas e roubadas)



Para aqueles que leram os dois "posts" anteriores, neste pretendo passar algumas dicas principalmente para evitar algumas roubadas que, se você não tem o mínimo de orientação, fatalmente vai cair em alguma delas.


Depois da passagem comprada, escolha uma boa agência para organizar sua viagem, principalmente se for, como no meu caso, sua primeira viagem ao local. Importante na escolha da agência é que se opte uma que os caras realmente conheçam o local "ao vivo" e não por internet. Já entrei em frias por que viajei com agentes que nunca tinham ido ao local. Outra coisa é que não necessita ser uma agencia grande, ao contrário, uma agencia menor oferece um tratamento mais próximo e personalizado. Escolhi, através de indicações a Pier Turismo, muito boa, os caras foram parceiros durante toda a viagem e realmente conheciam os locais com propriedade.


O que levar?


Roupas:


- Você pode acreditar perfeitamente nos sites de meteorologia hoje em dia, difícilmente falham. Minha companheira tem uma prima que morou em Barcelona por dez anos e segundo orientações dela, este ano as temperaturas estavam atípicas na Europa e que deveríamos nos preparar para, mesmo sendo início de primavera, enfrentar temperaturas de inverno.

 Fazendo o acompanhamento pelo site Weather. com, ele informava que as temperaturas estavam subindo, mas dentro da filosofia de " a meteorologia não funciona" acreditamos na prima. Assim levamos sobretudo de lã, cachecol, luva, gôrro, meia térmica etc..etc..


Amigo....no meio da viagem, esta merda toda estava em um guarda volumes do aeroporto de Madrid......Acredite nos sites....desconsidere amigos e parentes.
Nesta época as temperaturas variam entre -2 graus de madrugada e 25 graus de dia. Se você for se aventurar na noite leve uma blusa mais reforçada, mas se seu padrão é o de andar o dia inteiro e enfrentar os -2 graus debaixo das cobertas, uma blusa mais leve segura bem!


Outra coisa....nem pense em comprar um tênis ou um sapato novo e estrear lá para ficar "bonitinho". Na Europa a maioria dos passeios são feitos a pé. Leve o que você tiver de mais confortável, caso contrário bolhas e calos serão seus parceiros.


Malas:


Você pode, pelo menos pela TAM, levar em vôos internacionais, duas malas com até trinta e dois quilos e uma de mão com até cinco quilos...


Como iríamos utilizar, em parte da viagem, companhias aéreas locais, fomos orientados por amigos que deveríamos utilizar uma mala pequena, caso contrário iríamos pagar excesso de peso que gira em torno de dez euros por kilo excedente....... a coisa não é bem assim, outra roubada que entramos, levamos malas pequenas com pouca roupa....grande bobagem. A coisa funciona assim:


No ônibus: Você pode levar uma bagagem, de qualquer tamanho, no bagageiro e uma bagagem de mão que caiba no bagageiro interno.

Nas cias aéreas: Você pode levar uma mala no bagageiro, de qualquer tamanho, desde que não ultrapasse vinte kilos, a bagagem de mão, esta sim tem que ser uma mala pequena que não ultrapasse cinco kilos. Não tente enganar o chek in, existe um medidor de malas, como este da foto, que se sua bagagem não couber lá ela não embarca com você, vai ter que ser despachada e se você já despachou alguma.....vai morrer num excesso de bagagem!....


Em Amsterdã, um sujeito fez de tudo para diminuir a mala e ela encaixar no medidor.... encaixou mas quem disse que ele conseguiu tirar ela de lá??? Perdeu o vôo e lá se foi ele carregando a mala "entalada" no medidor acompanhado por um agente para algum setor do aeroporto


Dinheiro:


O calculo básico que se faz é uma média diária de cem euros por pessoa desde que, já tenha passagens e hospedagens garantidas. Se você for visitar Londres tem que comprar, na mesma proporção, libras, lá chamada de "ponds" e se for na Suíça a moeda é o franco suíço, mas ao contrário de Londres que só aceita libras, na suíça eles aceitam o euro mas se tiver troco ele vem em francos que só é aceito lá, portanto gaste-os por lá mesmo, ou guarde para sua coleção de inutilidades.


Evidente que se pretender visitar todos os museus, pontos turísticos pagos, circular de taxi todo o tempo e comer em restaurantes caros....leve mais...amigão..transporte, alimentação e moradia são as coisas mais caras da Europa...principalmente em Londres.


Outra coisa é o habito que temos de converter os preços para real....não faça por que se fizer você não vai ter coragem para comprar nada, nem uma coca cola. Se você fizer uma análise numérica, muitas coisas lá são mais baratas que aqui como por exemplo...um lanchinho no aeroporto aqui para duas pessoas custa em torno de vinte reais, lá um bom lanche para dois fica entre dez e doze euros....numéricamente lá é mais barato mas se converter fica mais caro. Portanto só vale a pena converter em compras específicas tipo...se um perfume custa setenta euros e aqui ele custa setenta dólares, fica mais em conta comprar aqui.



Documentos:


- O passaporte é essencial, mas uma cópia dele também. Leve sua carteira de identidade e circule com a cópia do passaporte. O original só se deve usar nos embarques e desembarques nos aeroportos, no resto deixe-o no cofre do hotel. Passaporte de brasileiro é um item super valioso para os "carteiristas" ou assaltantes. O Brasil por ser um país multirracial possui um povo mestiço e com várias caras. Tem brasileiro com cara de alemão, de japonês, chinês,.... enfim com todas as caras fato que valoriza demais o nosso passaporte para falsificação


Ande com a cópia do passaporte e a identidade que será sempre solicitada para comprovar que você é você mesmo, principalmente nas compras com cartão de crédito.


O dinheiro também fica no cofre do hotel, leve somente o que você acha que vai gastar. O cunhado de minhã irmã teve sua carteira levada dentro do metrô de Londres. Nela estavam documentos, dinheiro, cartões de crédito e o passaporte....resultado....se fodeu todo!

Na europa existem o que eles chamam de "carteiristas" ou assaltantes aqui. Diferente daqui, eles não andam armados e nem te agridem, mas te roubam da mesma forma. Nas estações de metrô, principalmente na Espanha, são constantes os avisos para se tomar cuidado com eles.

Vou começar, nos próximos textos, a falar sobre os locais visitados e darei dicas e roubadas específicas de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário