quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curitiba

Sempre que estou trabalhando deixo abertas minhas páginas do Facebook e do Twitter. Vez por outra dou uma olhada, principalmente no twitter, onde sigo várias revistas, rádios, tv e jornais, além das cias aéreas para ver as novidades.

Certo dia destes, a Webjet anunciou que 12 milhões de passageiros haviam utilizados seus serviços e resolveu fazer uma promoção relâmpago para vários trechos a R$ 12,99......Opa!!!!! e Oba!!!!! Sinal de um fim de semana fora de BH. Haviam vários trechos e optei por Curitiba por, principalmente, ser um vôo direto sem escalas. O pior das viagens de avião são as esperas intermináveis nos aeroportos.


Aqui se avista Curitiba a 95 metros de altura

Escolhi um hotel no bairro Santa Felicidade o Tulip In, muito bom! Este é um bairro tipicamente italiano e é considerado o centro gastronômico de Curitiba. Aqueles que me acompanham sabem que faço, sempre que posso, viagens para diferentes locais não só do Brasil, mas do exterior também. Estou acostumado a visitar bares, restaurantes e cantinas atrás de novidades gastronômicas regionais, assim o hotel escolhido foi numa região estratégica.

Mas Curitiba tem uma característica totalmemte diferente dos locais que já visitei. No principal centro gastronômico da cidade os restaurantes fecham as 23:00 horas, alguns abrem aos domingos só até as 13:00 horas e se você quiser comer algo fora deste horário, contente-se com um sanduba ou com um lanchinho em uma padaria que fecha as 21:00 horas. Bem estranho para uma capital e um ponto turístico. Parece que eles fazem a "Siesta" e depois reabrem só por um pequeno tempo.
Tirando isto e um frio da pôrra, é um bom passeio para o fim de semana. Lá existe um ônibus que percorre os principais pontos turísticos da cidade. Você paga R$ 25,00 e visita 24 pontos diferentes, podendo desembarcar e embarcar novamente quatro vezes. O ônibus passa nos pontos (por sorte tem um na porta do hotel) de meia em meia hora, você se programa e desce naqueles locais que te interessam e reembarca sem precisar pagar nova passagem. Por vinte e cinco reais não dá para visitar nem dois pontos destes de taxi. É uma grande sacada.

No bairro, está instalado o restaurante Madalosso, considerado o maior da America do Sul. Dizem que pode servir até cinco mil pessoas. Como cheguei no sábado por volta das 19 horas consegui jantar nele. Não tem cardápio, não é selt service, é um rodízio de massa servido ao estilo das churrascarias, ou seja, colocam na sua mesa porções de franco, fígado, risoto, salada, maionese e várias opções de massa circulam todo o tempo. Muito bom e com um preço bacana, algo em torno de 60 reais para duas pessoas tomando agua mineral e uma jarra de vinho. Depois de uma bela refeição regada a vinho e um friozinho de 6 graus......hotel (por sorte fica a 800mts do restaurante) cama e sono profundo!!!!


Prédio do antigo Bamerindus na rua das flôres onde um coral de crianças se apresenta nas janelas no natal


Jardim Botânico


Ópera de Arame, teatro em estrutura tubular construido numa pedreira desativada

Outra coisa interessante e o Shopping Estação, construido imediatamente ao lado de uma antiga estação ferroviária, integrando o velho ambiente de uma estação com a modernidade de um shopping. Curitiba é uma boa opção para um final de semana, o vôo direto dura no máximo uma hora e cinquenta minutos e as coisas não são caras.....mas preste atenção nos horários dos restaurantes....você corre o risco de ir lá e pegar tudo fechado.


Shopping estação, o antigo e o moderno convivendo harmoniosamente


Um comentário: