segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESTAÇÂO DO ROCK

Leo Lage, amigo "das publicidades da vida" criou a Estação do Rock no facebook e me jogou lá para dentro, sem ao menos me consultar,...mas nem precisava, ele sabia que eu ia gostar...e gostei!. Grande iniciativa para encontrar moçada da época e compartilhar boa musica dos bons tempos que, infelizmente, muitos hoje nem imaginam o quando era rico, musicalmente dizendo.

Vendo as postagens dos participantes, senti vontade de escrever este texto, por que me veio a lembrança de como era difícil ouvir os principais hits daqueles tempo. Não tínhamos computadores, sites, download nem video clipes, tinhamos somente o rádio e ainda por cima AM!

A princípio a grande rádio era a Mundial 860 AM do Rio de Janeiro. Big Boy com seu famoso " Helo fellow, Big Boy here again!!"...... era aguardadíssimo nos sabados a noite. Mas para ouvi-lo você tinha que ter um puta rádio ou pegar seu carro ir para o alto da av Afonso Pena e posicionar no melhor local de sintonia. Como a maioria de nos não tínhamos carros, era comum juntar uma penca de gente dentro de um fusca subir para as "antenas" e aguardar as novidades.

Mas o sacrifício durou pouco. Logo surgiu a nossa Cultura AM 830, rádio dedicada aos jovens da época e com isto as "antenas do alto da Afonso Pena" passaram a ser utilizadas para "outras coisas" 

Programas como CASH BOX apresentado pelo locutor Jorge Marcio,com quem cheguei a fazer alguns eventos, trazia os principais sucessos da BILLBOARD e tinha como tema de abertura esta musica aí abaixo.... sucesso gravado na voz de um indio navajo baixista!


O programa mais aguardado era o famoso " CULTURA RÌTIMOS DA NOITE" que começava as onze horas e era apresentado pelo Geraldão com aquele vozeirão inconfundível. O tema de abertura era este aí abaixo tocado pelo Creedence Clearwater Revival......inesquecível!


A coisa funcionava assim, ouvíamos os sucessos e corríamos nas lojas de discos especializadas, que eram poucas e as melhores da época eram a Pop Rock e a Sônus. Por vezes o disco levava meses para chegar aqui e as vezes eram tão caros que as compras eram ratiadas.

Então entrei para a trupe da Som Shine. A Som Shine tinha algumas parcerias que forneciam discos importados, assim, algumas vezes, lançavamos músicas antes das rádios.

O grande barato, principalmente para nós da equipe era poder ouvir estas músicas inéditas gravadas em fitas K7 Basf nos carros, privilégio de poucos e um grande negócio junto as meninas. Para isto o primeiro "reprodutor de fitas" era um gravador da philips que funcionava a base de quatro pilhas grandes e caras, por isto era comum ver neguinho rebobinando fita com caneta big. Depois surgiram os famosos TKR (cara preta) e o Roodstar.

A estação do Rock me trouxe estas boas lembranças e eu quis compartilhar, quem viveu aquela época vai se lembrar disto tudo!






sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Job



Em 1977, estava eu vagando atrás de um emprego para aumentar minha renda que, como discotecário (DJ hoje), era uma merda.  Eu tinha sonhos que necessitavam de "dim dim" para serem realizados. Filho de pai pobre, que era filho de pai rico (a história é sempre a mesma), eu tinha que me virar se quisesse comprar um tenis de couro, ou uma calça Lee ou Levis ou até mesmo um discoLP.

Na época, eu tinha um futuro e hoje ex-cunhado, o Geraldinho, que trabalhava como programador em uma das mais novas maravilhas tecnológicas do momento ¨o computador¨, também conhecido como ¨cérebro eletrônico¨ . Quem trabalhava com computadores naqueles anos era considerado maluco, gênio e com altos salários!(maluco sim, dinheiro nada!).  Geraldinho,vendo minha batalha atrás de trabalho, me ofereceu uma oportunidade de trabalho com estas máquinas fabulosas.

Computador, naquela época, era algo caríssimo e não era qualquer empresa que tinha condições de ter um, então era muito comum empresas menores alugarem os tempos ociosos das poderosas que podiam compra-los. Lá fui eu trabalhar como digitador pela Precon nas horas ociosas do computador de uma grande distribuidora de remédios chamada Promed.

A Promed ficava na avenida Santos Dumont entre as ruas Curitiba e Guaicurus, no centrão e também a zona boêmia mais pesada e promiscua de BH. Começava trabalhar as onze horas da noite, junto com as putas, viados, bichas loucas, bêbados e drogados habitantes da região e largava as oito da matina, quando eles também encerravam seus expedientes. Mas eu não podia perder esta oportunidade.


O primeiro computador com o qual me deparei foi um Burroughs B700, este da foto. Ele ocupava uma sala de trinta metros refrigerada a quinze graus (em pleno verão eu trabalhava com uma blusona de frio), ficava sobre um tablado para não tocar no chão, tinha um disco de back up com a espantosa capacidade de armazenamento de cinco megabytes e uma capacidade operacional de trinta e dois Kbytes!.....fabuloso!!! ...Teclado leve, monitor de tv, discos portáteis e comandos em português....nem pensar...inimaginável!... Diferente dos dias atuais, quanto maior e mais difícil de operar era a máquina, os chamados ¨mainframes¨, mais potente ela era!.

 Detalhe importante, não existiam cursos, jogavam um manual  em inglês de quinhentas páginas no seu colo e você que se virasse, naquela época quem sabia não compartilhava, lógico ele se virou, você que se vire e aprenda! Eram noites viradas para descobrir um ou dois comandos.... Depois de digitador, passei a instalador, operador, programador e analista. Tive que aprender, nos manuais em inglês linguagens de programação como cobol, assembler, RPG, fourtran dentre outras, tudo na base do...¨se vira meu bom!¨


E por que estou dizendo tudo isto? Em 1977 Steve Job já pensava em como ¨mudar o mundo¨ e facilitar a vida de toda uma futura geração. Ele já pensava em algo mais ágil, com um design moderno, maior capacidade de armazenamento, menor porte e principalmente uma máquina mais simples de ser operada. ....Ele conseguiu, trouxe o futuro para o presente! Saiu na frente e todos correram atrás!!!!...Este é o legado que ele nos deixou. A mim não interessa se era bonzinho, caridoso ou outra coisa qualquer. A mim interessa o que ele deixou, muita evolução, muita tecnologia algo de grande utilidade para a todos, algo inimaginável para alguem que como eu viu ha trinta anos atrás um Burroughs B700.

 Chorar por sua morte???? Não!!!! Todos morrem um dia, aliás existe uma famosa frase que sempre utilizo "Tudo tem seu tempo e sua hora". A hora de Steve chegou e ele se foi, mas seu tempo....ah!!!! este ele estava muito a frente, o tempo dele era outro e nós ainda não chegamos lá!  Foda foi morrer tão cedo e não ter tido o tempo de nos brindar com várias coisas geniais que acredito que ele ainda tinha a oferecer!

É uma pena que não tenhamos outros Steves na medicina, na educação nos governos e em outros setores, talvez o mundo estivesse melhor!















domingo, 4 de setembro de 2011

Aos amigos do Jotão


Constantemente, meus amigos das redes sociais me perguntavam se eu ainda estava lecionando no J.Andrade, sempre respondia que ainda estava mas que meu tempo por lá estava acabando.

Neste mês de agosto, após sete anos, meu relacionamento profissional com a faculdade terminou. Resolvi informar aos amigos e postei duas mensagens no Facebook, uma no dia em que sai e outra no dia em que fui buscar minhas coisas que ainda estavam no meu antigo armário da sala dos professores.

A minha intenção foi só passar uma informação. Mas para minha grata surpresa recebi uma grande quantidade de comentários e o famoso curtir como resposta. Muitos  comentários foram de reconhecimento e de agradecimento pelo meu esforço em, de alguma forma, tentar contribuir com minha experiência, principalmente de vida, na formação profissional de cada um deles. Mesmo por que sempre disse a todos que eu não era professor, nunca me preparei para ser, eu "estava professor"!

Para mim não teve nada mais gratificante do que esta inesperada homenagem....senhores isto realmente não tem preço. O mais interessante é que além de alguns colegas e funcionários a  maioria dos depoimentos foi de ex-alunos, ou seja, nenhum deles precisava mais "de nota nem de presença"

Gente que eu imaginava que não queria me ver "nem pintado de ouro" deixou uma mensagem expressando um grande carinho e o reconhecimento de que, por vezes a minha "chatice e meu rigor e até mesmo alguns palavrões" tinham  uma única intenção...... a de procurar passar um conteúdo de uma realidade de vida profissional que pudesse ser útil lá na frente de uma forma honesta sem enganar ninguém!

A todos vocês que deixaram as mensagens e àqueles que não deixaram também, eu queria registrar meu agradecimento e dizer que nestes anos todos valeu a pena viajar 120 km por dia para desfrutar da presença e da convivência de cada um de vocês na sala de aula. Foi um previlégio poder dividir conhecimento com vocês, aprender com vocês e sentir orgulho de ter tido vocês como meus alunos!

E...é claro.... não podia deixar de aproveitar a oportunidade de relembrar algumas frases que sei que marcaram muito minhas aulas;

- Tudo tem seu tempo e sua hora;
- Tenham um plano B;
- Não se esqueçam dos detalhes;
- Quem não é visto não é lembrado;
- O que não é visto não é desejado;
- Quente ou frio, morno jamais;
- Comunicação não é o que se escreve nem o que se fala, mas o que se entende;
- E a principal delas!!!!! Tenham juízo!!!







quinta-feira, 11 de agosto de 2011

As criancinhas


Outubro chegando e com ele o dia das crianças e com a data começa a temporada de caça a donativos para ajudar as "criançinhas" do Brasil. Criança é realmente um tema apelativo e chamativo. Lembra aquelas coisas frágeis, desamparadas, carentes, coitadinhas que dá peninha e vontade de "pegar no colinho" e acaba que todo mundo ajuda.

Eu não entro nestas campanhas!!! Muitos podem dizer..."pôrra Julio o que que custa ajudar????? Você não tem coração????....Senhores a questão não é o fato de ajudar mas a QUEM eu estou realmente ajudando????? Alguem me diz com certeza????

Outro dia chegou na minha casa um belo cartão de crédito mastercard com a estampa do Ayrton Senna e a chancela da fundação que leva seu nome. Junto veio uma carta explicativa sobre o quanto seria importante para as crianças a minha adesão ao cartão. Cada compra que eu fizesse estaria contribuindo com x% para causas sociais beneficiando às "criancinhas". Achei bonito o cartão e resolvi guardá-lo.

Alguns dias depois recebo um telefonema da fundação e abaixo segue o diálogo ocorrido:

- Alô, eu gostaria de falar com sr. Antonio Julio!!
- De onde fala?
- Aqui é da fundação Ayrton Senna!
- Pois não pode falar, é o próprio
- Então sr. Antonio, nos enviamos para seu endereço um cartão da fundação e gostaríamos de saber se o sr. recebeu?
- Recebi sim, aliás um cartão muito bonito, de muito bom gosto. Mas o que me impressionou mesmo foi a cartinha assinada pelo próprio Senna!.... Menina ele já morreu a tanto tempo..... como vocês conseguiram que ele assinasse a carta?
- Eu gostaria de saber qual a entidade que faz com que ele "baixe" e assine estas cartas, por que ele só deve assinar né????..Só falta você me dizer que é ele mesmo quem escreve elas???
- Sr.... o senhor teria que ver com nosso departamento de marketing, eu só trabalho no setor de adesão de cartões!!!
- Ah sim,...desculpe-me!
- Sr Antonio, nós observamos aqui que o senhor ainda não desbloqueou seu cartão, o senhor sabe a importância da sua adesão, o que está impedindo o senhor de desbloqueá-lo?
- Basicamente só uma questão?
- E qual é? Posso ajudar?
- Claro!!..Me responda o seguinte!!

- Quais as ações ou as instituições que o instituto auxilia aqui em Belo Horizonte?
- A princípio não atuamos em sua cidade, mas temos planos de no futuro estender nossas ações para aí também!
- Então quando vocês estiverem atuando por aqui voltem a entrar em contato comigo por que eu não vou mandar meu dinheiro para ajudar as "criancinhas" de um estado rico como  São Paulo ok?
- Tá! .....telefone desligado.

No próximo texto replico o email que recebi escrito pela jornalista e publicitária, Eliane Sinhasique, falando exatamente sobre a campanha da Rede Globo para o "Criança Esperança"

Replicando o email da jornalista e publicitária Eliane Sinhasique





Este texto é a cópia fiel do  email da jornalista e publicitária Eliane Sinhasique.


"Querido Didi,



Há alguns meses você vem me escrevendo pedindo uma doação mensal para enfrentar alguns problemas que comprometem o presente e o futuro de muitas crianças brasileiras. Eu não respondi aos seus apelos (apesar de ter gostado do lápis e das etiquetas com meu nome para colar nas correspondências) ..........

Achei que as cartas não deveriam ser endereçadas a mim. Agora, novamente, você me escreve preocupado por eu não ter atendido às suas solicitações.


Diante de sua insistência, me senti na obrigação de parar tudo e escrever uma resposta.


Não foi por " algum motivo " que não fiz a doação em dinheiro solicitada por você. São vários os motivos que me levam a não participar de sua campanha altruísta (se eu quisesse poderia escrever umas dez páginas sobre esses motivos).


Você diz, em sua última carta, que enquanto eu a estivesse lendo, uma criança estaria perdendo a chance de se desenvolver e aprender pela falta de investimentos em sua formação !

Didi, não tente me fazer sentir culpada. Essa jogada publicitária eu conheço muito bem. Êsse tipo de texto apelativo pode funcionar com muitas pessoas mas, comigo não.


Eu não sou ministra da educação. Não ordeno e nem priorizo as despesas das escolas e nem posso obrigar o filho do vizinho a freqüentar as salas de aula.

A minha parte eu já venho fazendo desde os 11 anos de idade, quando comecei a trabalhar na roça para ajudar meus pais no sustento da família.


Trabalhei muito e, te garanto, TRABALHO NÃO MATA NINGUEM ! Muito pelo contrário, faz bem !


Estudei na escola da zona rural, fiz Supletivo, estudei à distância e muito antes de ser jornalista e publicitária eu já era uma micro- empresária.


Didi, talvez você não tenha noção do quanto o GOVERNO FEDERAL tira do nosso suor para manter a saúde, a educação, a segurança e tudo o mais que o povo brasileiro precisa.


Os impostos são muito altos ! Sem falar dos Impostos embutidos em cada alimento e em cada produto ou serviço que preciso comprar para o sustento e sobrevivência da minha família.

Eu pago pela educação duas vezes : pago pela educação na escola pública, através dos impostos, e na escola particular, mensalmente, PORQUE SOMENTE A ESCOLA PÚBLICA NÃO ATENDE COM ENSINO DE QUALIDADE QUE, ACREDITO, MEUS DOIS FILHOS MERECEM !!!


Não acho louvável recorrer à sociedade para resolver um problema que nem deveria existir, pelo volume de dinheiro arrecadado em nome da educação e de tantos outros problemas sociais !


O que está acontecendo, meu caro Didi, é que os administradores dessa dinheirama toda não veêm a educação como prioridade !


PARA ÊLES, A EDUCAÇÃO LHES RETIRA A SUBSERVIÊNCIA E ÊSSE FATO, POR SI SÓ, NÃO INTERESSA AOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER. POR ISSO, O DINHEIRO ESTÁ SAINDO PELO RALO; ESTÃO JOGANDO FORA , OU APLICANDO MUITO MAL !!!


Para você ter uma idéia, na minha cidade cada alimentação de um presidiário custa para os cofres públicos R$ 8,82 (oito reais e oitenta e dois centavos), enquanto que a merenda de uma criança na escola pública custa R$ 0,20 (vinte centavos) !!! O governo precisa rever suas prioridades, você não concorda ? Você pode ajudar a mudar isso ! Não acha ?


Você diz em sua carta que não dá para aceitar que um brasileiro se torne adulto sem compreender um texto simples ou conseguir fazer uma conta de matemática. Concordo com você !


É por isso que sua carta não deveria ser endereçada à minha pessoa. Deveria ser endereçada à Presidente da República !!!


Ela é "a cara" !!! Ela é quem tem a chave do cofre e a vontade política para aplicar os recursos !


Eu e mais milhares de pessoas só colocamos o dinheiro lá para que ela faça o que for correto e necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas do país, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação. MAS, NÃO É O QUE ACONTECE !!!


No último parágrafo da sua carta, você joga, mais uma vez, a responsabilidade para cima de mim, dizendo que as crianças precisam da "minha doação" e que a "minha doação" faz toda a diferença...


Lamento discordar de você, Didi !!! Com o valor da doação mínima de R$ 15,00 (quinze reais) eu posso comprar 12 quilos de arroz para alimentar minha família por um mês, ou posso comprar pão para o café da manhã para 10 dias..... !!!


Didi, você pode até me chamar de muquirana, não me importo, mas, R$ 15,00 (quinze reais) eu não vou doar! Minha doação mensal já é muito grande. Se você não sabe, eu faço doações mensais de 27,5% de tudo o que ganho !!!


Isso significa que o governo leva mais de um terço de tudo que eu recebo e posso te garantir que essa grana, se ficasse comigo, seria muito melhor aplicada na qualidade de vida da minha família !


Você sabia que para pagar os impostos eu tenho que dizer NÃO para quase tudo que meus filhos querem ou precisam ? Meu filho de 12 anos quer praticar tênis e eu não posso pagar as aulas que são caras demais para nosso padrão de vida. Você acha isso justo ? Acredito que não. Você é um homem de bom-senso e saberá entender os meus motivos para não colaborar com sua campanha pela educação brasileira.



Outra coisa Didi, MANDE UMA CARTA PARA A PRESIDENTE "DILMA" pedindo para ela selecionar melhor os ministros e também os professores das escolas públicas ! Só escolher quem, de fato, tem vocação para ser ministro e para o ensino.


Melhorar os salários daqueles profissionais também funciona para que êles tomem gosto pela profissão e vistam, de fato, a camisa da educação ! Peça para ela, também, fazer escolas de horário integral, escolas em que as crianças possam, além de ler, escrever e fazer contas, possam desenvolver dons artísticos, esportivos e habilidades profissionais. Dinheiro para isso está sobrando sim ! Diga para ela priorizar a educação e utilizar melhor os recursos.


Bem, você assina suas cartas com o pomposo título de Embaixador Especial do Unicef para Crianças Brasileiras e eu vou me despedindo assinando... Eliane Sinhasique - Mantenedora Principal dos Dois Filhos que Pari !!!


P.S.: Não me mande outra carta pedindo dinheiro. Se você mandar, serei obrigada a ser mal-educada: vou rasgá-la antes de abrir.


PS2* Aos otários que doaram para o criança esperança, fiquem sabendo : AS ORGANIZAÇÕES GLOBO ENTREGAM TODO O DINHEIRO ARRECADADO À UNICEF E RECEBEM UM RECIBO DO VALOR PARA DEDUÇÃO DO SEU IMPOSTO DE RENDA !!!





Para vocês a Rede Globo anuncia: essa doação não poderá ser deduzida do seu imposto de renda !


PORQUÊ É ELA QUEM O FAZ !!!


PS3* E O DINHEIRO DA CPMF QUE PAGAMOS DURANTE 11(ONZE) ANOS?


MELHOROU ALGUMA COISA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DURANTE ESSES ANOS?


BRASILEIROS PATRIOTAS (e feitos de idiotas) !!!DIVULGUEM ESSA REVOLTA....









domingo, 24 de julho de 2011

Amy Winehouse



A maioria das pessoas que me conhecem sabem que deste dos idos dos anos 70 eu trabalho com música. Aliás, meu pai me deu uma bateria completa quando eu tinha oito anos, para deixar as panelas de minha mãe em paz. Foi bacana, andei fazendo uns showzinhos nos colégios por onde estudei.Um dia emprestei ela para uma banda e nunca mais a vi!...... Mas a partir dos dezesseis anos entrei para a equipe da Som Shine onde fui Dj (na época discotecário) e técnico operador de mesa de som, também chamado hoje como "engenheiro de som"... e até então não parei mais. Mas por que estou dizendo isto aqui???...Ora!!!!... por causa deste histórico muitas pessoas vieram me perguntar o que achei sobre a morte da Amy Winehouse?

Sinceramente.....não achei nada, aliás era um fato esperado pelo estilo de vida que a cantora britânica levava. Muito comum quando a pessoa morre aparecer uma série de "celebridades, críticos, fãs e colegas de profissão" a tecer elogios sem fim, destacar o talento, a falta que vai fazer e a pessoa maravilhosa que era. Mas a gente que milita no meio artístico sabe muito bem que a grande maioria dos artistas não admira ninguem só a sí próprio e de preferência querem que os outros se fodam! Geralmente têm a postura politicamente correta de elogiar, se dizer fã e até simular uma tristeza na frente dos reporteres!

Analisando a breve vida artística dela o que podemos falar???

- Era uma boa cantora????.....Sim, quando estava sóbria cantava bem, mas nada excepcional. Não era uma cantora mediana e nem uma diva, era uma boa cantora e ponto.

- Tinha uma voz diferenciada quando não embolava a lingua. A voz dela sempre me lembrou a de grandes cantoras americanas.

- Era profissinalmente correta????... Não!!!..... Profissional, na minha modesta opnião é a pessoa que se dedica a fazer algo da melhor maneira possivel, sem prejudicar a ninguem e respeitando a quem lhe paga para prestar o serviço entregando pelo que se pagou!...... Amy Winehouse não procurava mostrar sua arte da melhor maneira, raramente estava sóbria, constantemente prejudicava as pessoas que pagavam caro pelos ingressos de seus shows, esperavam horas em filas e no momento de receber o produto final quase sempre recebiam bem menos do que pagaram além de assistirem um show, pelos que vi nos vídeos, onde a artista não tinha nenhuma empatia com o público e o grande barato acabava sendo esperar o momento em que ela iria errar ou esquecer a letra ou tomar um tombo. Definitivamente ela não respeitava seu público! Isto não é ser profissional!

- As músicas dela eram boas????...Para quem não entende muito bem o inglês (como eu), algumas musicas iam bem, mas se procurar analisar as letras, era mais uma apologia as bebidas e as drogas do que qualquer outra coisa, nada de útil ou poético.

- Ela vai fazer falta????? Num período em que a cultura anda em baixa e temos que conviver com coisas como Restart, NX0, Belos e Salgadinhos, Luans Santanas, Vanessa Pancadão e outras porcarias, que demonstram que o nível cultural do povo está da pior qualidade, a voz de Amy pode fazer falta!..... Mas com certeza quem mais vai sentir falta dela é o dono do PUB que ela frenquetava, dava altas festas para os amigos e deixava grande parte de seu dinheiro por conta das despesas. Segundo as notícias, ela torrou sua fortuna, estimada em dez milhões de euros em festas, drogas e bebidas.

A morte de Amy Winehouse não foi nenhuma surpresa como foram as de Elis Regina, Michael Jackson e outros dos quais nunca se ouviu ou se viu nenhuma atitude, pelo menos nos palcos, ligada às drogas e às bebidas. Sua morte já era uma tragédia anunciada, todo mundo sabia que ela estava neste caminho sem volta e que mais cedo ou mais tarde iria acontecer... Nenhuma novidade....mais uma que se junta a Janis Joplin, Jymmy Hendrix, Kurt Cobain, Tim Maia, Cazuza e outros tantos que tinham talento mas não tinham limites e não valorizavam a própria vida. Eles deixam um grande exemplo, principalmente para a moçada....tipo não façam o que eles faziam por que sempre resulta em morte... Isto não é viver intensamente, isto é caminhar rápidamente para o fim!


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curitiba

Sempre que estou trabalhando deixo abertas minhas páginas do Facebook e do Twitter. Vez por outra dou uma olhada, principalmente no twitter, onde sigo várias revistas, rádios, tv e jornais, além das cias aéreas para ver as novidades.

Certo dia destes, a Webjet anunciou que 12 milhões de passageiros haviam utilizados seus serviços e resolveu fazer uma promoção relâmpago para vários trechos a R$ 12,99......Opa!!!!! e Oba!!!!! Sinal de um fim de semana fora de BH. Haviam vários trechos e optei por Curitiba por, principalmente, ser um vôo direto sem escalas. O pior das viagens de avião são as esperas intermináveis nos aeroportos.


Aqui se avista Curitiba a 95 metros de altura

Escolhi um hotel no bairro Santa Felicidade o Tulip In, muito bom! Este é um bairro tipicamente italiano e é considerado o centro gastronômico de Curitiba. Aqueles que me acompanham sabem que faço, sempre que posso, viagens para diferentes locais não só do Brasil, mas do exterior também. Estou acostumado a visitar bares, restaurantes e cantinas atrás de novidades gastronômicas regionais, assim o hotel escolhido foi numa região estratégica.

Mas Curitiba tem uma característica totalmemte diferente dos locais que já visitei. No principal centro gastronômico da cidade os restaurantes fecham as 23:00 horas, alguns abrem aos domingos só até as 13:00 horas e se você quiser comer algo fora deste horário, contente-se com um sanduba ou com um lanchinho em uma padaria que fecha as 21:00 horas. Bem estranho para uma capital e um ponto turístico. Parece que eles fazem a "Siesta" e depois reabrem só por um pequeno tempo.
Tirando isto e um frio da pôrra, é um bom passeio para o fim de semana. Lá existe um ônibus que percorre os principais pontos turísticos da cidade. Você paga R$ 25,00 e visita 24 pontos diferentes, podendo desembarcar e embarcar novamente quatro vezes. O ônibus passa nos pontos (por sorte tem um na porta do hotel) de meia em meia hora, você se programa e desce naqueles locais que te interessam e reembarca sem precisar pagar nova passagem. Por vinte e cinco reais não dá para visitar nem dois pontos destes de taxi. É uma grande sacada.

No bairro, está instalado o restaurante Madalosso, considerado o maior da America do Sul. Dizem que pode servir até cinco mil pessoas. Como cheguei no sábado por volta das 19 horas consegui jantar nele. Não tem cardápio, não é selt service, é um rodízio de massa servido ao estilo das churrascarias, ou seja, colocam na sua mesa porções de franco, fígado, risoto, salada, maionese e várias opções de massa circulam todo o tempo. Muito bom e com um preço bacana, algo em torno de 60 reais para duas pessoas tomando agua mineral e uma jarra de vinho. Depois de uma bela refeição regada a vinho e um friozinho de 6 graus......hotel (por sorte fica a 800mts do restaurante) cama e sono profundo!!!!


Prédio do antigo Bamerindus na rua das flôres onde um coral de crianças se apresenta nas janelas no natal


Jardim Botânico


Ópera de Arame, teatro em estrutura tubular construido numa pedreira desativada

Outra coisa interessante e o Shopping Estação, construido imediatamente ao lado de uma antiga estação ferroviária, integrando o velho ambiente de uma estação com a modernidade de um shopping. Curitiba é uma boa opção para um final de semana, o vôo direto dura no máximo uma hora e cinquenta minutos e as coisas não são caras.....mas preste atenção nos horários dos restaurantes....você corre o risco de ir lá e pegar tudo fechado.


Shopping estação, o antigo e o moderno convivendo harmoniosamente


terça-feira, 19 de julho de 2011

Seleção



Logo após a eliminação da dita "seleção canarinha", ouvi uma declaração do técnico Mano Menezes, em uma entrevista coletiva, dizendo que " as críticas podem vir, e virão, mas antes de mais nada tem que se ter respeito com estes profissionais que honram a camisa desta seleção"

Profissionais?????....Sr Mano.....Vamos por partes!!! A muito tempo estamos presenciando um futebol medíocre e decadente neste pais. Realmente este esporte virou um grande negócio onde os únicos que perdem são os torcedores.

Quanto a questão do respeito Sr. Mano, creio que o Sr. precisa analisar melhor as imagens dos jogadores após as ridículas cobranças dos penaltis.... Em nenhum momento pudemos observar, na fisionomia de nenhum deles, um ar de tristeza ou de decepção. Simplesmente olhavam para a marca do penalti, como se culpassem o campo e saiam dando de ombros ....com um quase... "foda-se, a culpa é deste campo" estampado no olhar... Ou mesmo nas entrevistas do goleiro Julio Cezar após engolir aqueles dois frangos do Equador, que com um sorrizinho maroto e uma piscadinha para a câmera afirmava que sua atuação tinha sido um pouco "abaixo da crítica".....aí eu pergunto????.... Quem faltou respeito com quem????

Culpa de quem???... Os jogadores hoje são intocáveis, são verdadeiras "celebridades" e "popstars", cercados por um aparato de seguranças, assessores e procuradores como nunca se viu. Um Neymar da vida já tem na sua equipe de trabalho pessoas como:

A- Personal Training;
B- Assessor de imprensa;
C- Segurança;
D- Procurador para contratos profissionais;
E- Procurador para contratos publicitários;
F- Personal Manicure e pedicure;
G- Personal Hair (para escolher o melhor penteado);
H- Personal boot (para escolher a chuteira mais reluzente);
I- Personal Style;
J- Personal song (para escolher o melhor tamanho de fones de ouvidos); dentre outros tantos!


A picaretagem, os negócios e as negociatas reinam absolutas. Nesta semana vimos notícias de que o presidente da CBF acabou de comprar uma cobertura na Barra por 720 milhões, sendo que o valor real pago, segundo um informante, foi de 4 milhões. A cobertura foi comprada dos donos de uma agência de turismo que terão garantidos 100 mil ingressos dos jogos da copa de 2014 para venderem(Jornal Nacional)...... Vimos que o investidor vendeu o jogador Henrique do Cruzeiro sem ao menos consultar o clube (Itatiaia)..... Também vimos que a polícia foi chamada para acabar com uma festa na casa de Ronaldinho Gaúcho as altas horas de uma segunda feira(Band FM)..... Vimos que centenas de "marias chuteiras" estavam no aeroporto aos gritinhos e pedidos de fotos e autógrafos na chegada de nossos "herois" desclassificados (Jornal da Record)

Enfim, este é o retrato do futebol brasileiro que vai de mal a pior. Aliás, em outro texto escrevi que o futebol mineiro esta uma bosta e quase fui execrado por torcedores alegres e saltitantes azuis celestes afirmando que eu estava totalmente enganado. Pelas últimas atuações dos clubes mineiros, Atlético ganhou do morto América e perdeu para o time reserva do Santos. O Cruzeiro (não se iludam com o "papito Joel")..  "cagou um kilo" para ganhar do Bahia, recem subido da segundona e o América que como já disse, está morto, continuo com minha afirmação da merda em que estamos.





Quer uma definição melhor??????

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Triste futebol mineiro




Como usuário das redes sociais, vejo constantemente torcedores de Atlético e Cruzeiro se degladiarem sobre os fracassos de um e de outro. Não só torcedores como também os próprios diretores de ambas as equipes. Existem aqueles que só brincam, mas existem aqueles que se dedicam de corpo e alma a gozar o adversário. Alguns  ficam seguindo os jogos dos adversários e diante do resultado final entram nas redes triunfantemente, parecem que só têm isto como prazer e alegria.

Eu participo das redes e brinco  com alguns seguidores, mas só com alguns, os inconvenientes a gente nem responde. Mas apesar de tudo não vejo nenhum motivo de nenhum torcedor mineiro se orgulhar de tal forma de seu esquadrão.

Analisem direitinho pensem no que o futebol mineiro conquistou de títulos de projeção nos últimos dez anos?????....Nada....absolutamente nada!! Ficamos sempre no quase..Atlético quase caindo e Cruzeiro quase conquistando algum!

Mas pensem que enquanto nos degladiamos dirigentes das equipes cariocas, paulistas, gaúchas dentre outros, trabalham nos bastidores as melhores soluções para o futebol de seus estados.

Nos últimos tempos temos visto as idiotices de dirigentes e torcedores que só prejudicam o futebol mineiro. Onde estavam este dirigentes que não impediram que se fechasse mineirão e independência ao mesmo tempo para reformas? Será que não imaginaram o tamanho do prejuízo que o fato causaria? Onde estavam quando a Rede Globo descriminou os clubes mineiros em detrimento de cariocas e paulistas? Nunca se uniram para nada, nem para questionar arbitragens prejudiciais, aliás costumam reclamar quando um ou outro é beneficiado.

Acredito que seria muito mais interessante gozações tipo.."ganhamos a copa do brasil...é mas nós ganhamos o brasileirão!" ..ou então.." ganhamos a libertadores...mas nós ganhamos a sul americana!"....Mas infelizmente vivemos ...." Quase cairam para a segundona...mas vocês nadaram e morreram na praia!"

Pobre do futebol mineiro cada vez mais emocional do que racional e profissional. Pobre torcedor mineiro que se contenta com tão pouco, básicamente com os fracassos do adversário não com alguma conquista, só com os "quase". Se observarem bem, não citei o América. Na minha rede de mais de trezentos participantes somente um é americano, tristemente, o América que poderia ser uma terceira força, sempre se contenta em ser um mero coadjuvante.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os guetos familiares



Estatísticas comprovam que as pessoas estão ficando cada vez mais solitárias e que para compensar esta solidão, estão adontando animais como companheiros, principalmente cachorros. Pode-se comprovar o fato pelo número crescente de petshops que estão sendo criados e por toda linha de produtos criados para este nicho de "sozinhos" denominados  "Single".

Tenho uma amiga, grande amiga, que eu vou chamar aqui de Guta. A Guta era separada, tinha um casal de filhos já adolescentes e trabalhamos juntos por um bom período.  Certa vez ela me me deu um telefonema que me fez comprovar esta solidão pela qual as pessoas estão passando, principalmente as de idade mais avançada, e não estou falando dos velhinhos abandonados pelas famílias nos asilos, mas pessoas mais novas na considerada segunda idade e com uma família formada.

Guta me ligou e deu para ouvir que a casa dela estava bem agitada, mas o que ela me perguntou me surpreendeu;
...Ei Júlio, que você está fazendo?
...No momento estou vendo TV
...Você não  anima tomar um chopinho comigo?
...Uê!!!! Mas não está tendo uma festa na sua casa?
...Tô ouvindo um agito por aí!
...Não!!!!...É que os amigos do meu filho estão no quarto dele conversando e as amigas da minha filha estão no quarto dela!
...E você esta sozinha aí na sala certo?
...É.... mais ou menos!!!
...Ela estava sozinha em casa mesmo com toda aquela movimentação!

As famílias hoje vivem em "guetos" dentro das próprias casas. Cada qual tem seu quarto com sua TV, seu som, seu computador, seu banheiro e suas coisas. Ali se fecham, se isolando dos demais. Almoçar juntos....só no natal e olha lá!!...Jantar então.... nem pensar, além de engordar dá trabalho! Para nós, que vivenciamos aqueles tempos passados, é uma pena...mas os hábitos são assim hoje em dia, fazer o quê?

Eu não sou um saudosista, mas aquela confraternização de família na mesa do almoço, principalmente aos domingos, com feijoada feita em casa, coca cola família e pavê de biscoito maizena, faz falta. A família reunida para assistir as novelas do horário das dez, aliás as melhores como Gabriela e O Bem Amado, faz falta. O quebra pau para assistir TV, por que era uma só (Jogo ou novela?), faz falta. Mexidão para a "janta"  feito com o que sobrou do almoço e uma farinha para dar liga, faz falta.

Quem viveu isto sabe que era bom....foi bom!!! Mas o bom da vida e poder acompanhar  a evolução e ter podido viver tudo aquilo. Voltando à solidão das pessoas... a solução que a maioria tem encontrado é adotar um animal e o cachorro é quase uma unanimidade...o tal do cachorrinho que quase sempre é muuuuiiitoo chatinho!...Mas isto merece outro texto!