quinta-feira, 11 de agosto de 2011

As criancinhas


Outubro chegando e com ele o dia das crianças e com a data começa a temporada de caça a donativos para ajudar as "criançinhas" do Brasil. Criança é realmente um tema apelativo e chamativo. Lembra aquelas coisas frágeis, desamparadas, carentes, coitadinhas que dá peninha e vontade de "pegar no colinho" e acaba que todo mundo ajuda.

Eu não entro nestas campanhas!!! Muitos podem dizer..."pôrra Julio o que que custa ajudar????? Você não tem coração????....Senhores a questão não é o fato de ajudar mas a QUEM eu estou realmente ajudando????? Alguem me diz com certeza????

Outro dia chegou na minha casa um belo cartão de crédito mastercard com a estampa do Ayrton Senna e a chancela da fundação que leva seu nome. Junto veio uma carta explicativa sobre o quanto seria importante para as crianças a minha adesão ao cartão. Cada compra que eu fizesse estaria contribuindo com x% para causas sociais beneficiando às "criancinhas". Achei bonito o cartão e resolvi guardá-lo.

Alguns dias depois recebo um telefonema da fundação e abaixo segue o diálogo ocorrido:

- Alô, eu gostaria de falar com sr. Antonio Julio!!
- De onde fala?
- Aqui é da fundação Ayrton Senna!
- Pois não pode falar, é o próprio
- Então sr. Antonio, nos enviamos para seu endereço um cartão da fundação e gostaríamos de saber se o sr. recebeu?
- Recebi sim, aliás um cartão muito bonito, de muito bom gosto. Mas o que me impressionou mesmo foi a cartinha assinada pelo próprio Senna!.... Menina ele já morreu a tanto tempo..... como vocês conseguiram que ele assinasse a carta?
- Eu gostaria de saber qual a entidade que faz com que ele "baixe" e assine estas cartas, por que ele só deve assinar né????..Só falta você me dizer que é ele mesmo quem escreve elas???
- Sr.... o senhor teria que ver com nosso departamento de marketing, eu só trabalho no setor de adesão de cartões!!!
- Ah sim,...desculpe-me!
- Sr Antonio, nós observamos aqui que o senhor ainda não desbloqueou seu cartão, o senhor sabe a importância da sua adesão, o que está impedindo o senhor de desbloqueá-lo?
- Basicamente só uma questão?
- E qual é? Posso ajudar?
- Claro!!..Me responda o seguinte!!

- Quais as ações ou as instituições que o instituto auxilia aqui em Belo Horizonte?
- A princípio não atuamos em sua cidade, mas temos planos de no futuro estender nossas ações para aí também!
- Então quando vocês estiverem atuando por aqui voltem a entrar em contato comigo por que eu não vou mandar meu dinheiro para ajudar as "criancinhas" de um estado rico como  São Paulo ok?
- Tá! .....telefone desligado.

No próximo texto replico o email que recebi escrito pela jornalista e publicitária, Eliane Sinhasique, falando exatamente sobre a campanha da Rede Globo para o "Criança Esperança"

Nenhum comentário:

Postar um comentário