sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pseudos intelectuais

Ontem, sentado numa mesa de boteco com duas amigas e ex-alunas bem sucedidas, dentre vários assuntos, chegamos, em um determinado momento a ter uma discussão mais acalorada sobre os ditos "pseudos intelectuais".

Chamo de pseudo intelectuais aqueles que tem um certo nível cultural mas que acham que são muito mais do realmente são. Os que pertencem as estes grupos são corporativistas, reagem negativamente em relação as pessoas que não gostam das mesmas músicas, não lêm os mesmos livros, mesmos autores, não tem a mesma linha de pensamentos, não curtem os mesmos filmes dentre várias outras coisas.

Me lembra muito os anos setenta em que era usual ser considerado culto e de uma, digamos "classe superior", aqueles que assistiam filmes de Bergman, Fellini e Truffault dentre outros e saiam discutindo sobre a genialidade destes diretores sem terem entendido pôrra nenhuma do que foi apreesentado, mas sem a menor intenção de demonstrar nada para não ser taxado de "intelectualmente inferior"... os famosos pseudos intelectuais.

Nos dias de hoje ainda existem remanescentes grupos com estes resquícios que continuam com a mesma filosofia daqueles tempos. Infelizmente neste nosso acalourado debate de ontem percebi que uma destas minhas amigas faz parte de um destes grupos fato que restringe muito nossos assuntos e até mesmo nossos prováveis futuros encontros.

Não termina a amizade mas torna-se difícil sentar-se numa mesma mesa com alguem que você tem que ficar pensando sobre o que e sobre quem você vai falar para evitar constrangimentos como os que aconteceram ontem. Mas enfim....fazer o quê??? cada qual faz suas opções e escolhas e todas elas, independentes de serem certas ou erradas custam um preço a se pagar.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário