Atuo na área de publicidade a mais de vinte anos. Já trabalhei em agências de pequeno, médio e grande porte. Atendi a clientes de vários portes e de diferentes filosofias de trabalho.General Motors, Carrefour, Fiat, Itaú, Orgãos governamentais, universidades e Telemig dentre outros tantos foram uma grande escola. Infelizmente vejo que nestes anos a filosofia de trabalho da maioria das agências não acompanhou a evolução dos tempos, continuam no mesmo "basicão" de vinte anos atrás ou seja, oferecendo as mesmas idéias e os mesmos veículos de mídia de sempre.
Aliado a tudo isto contamos também com o tradicional conservadorismo dos clientes principalmente os mineiros, desconfiados e medrosos. Ambos, agências e clientes têm medo de ousar, geralmente esperam alguem fazer primeiro e se der certo todos correm para o mesmo lado.
Onde está a dificuldade e qual será a solução? Na minha opnião o problema começa nos cursos de comunicação. A cada dia que passa mais e mais profissionais são despejados no mercado, mal preparados e sem grandes perspectivas. O curso também já está obsoleto. Quatro anos para se formar um comunicólogo é muito, acredito que dois destes quatro sejam de "emblomation".
O resultado disto são alunos desinteressados e sem motivação. Não adianta você querer ensinar redação para alguém que não tem a mínima vocação para tal, ao mesmo tempo esta pessoa que pode ser um bom profissional na área de mídia vê suas chances de aprimoramento reduzidas para um semestre de aprendizado limitado e curto.
Os resultados são observados nos fracos índices de inscrições para os cursos de comunicação e no grande número de cursos fechados. Existem soluções???? Claro... Mas é preciso ousadia e criatividade para tornar os cursos mais interessantes possibilitando um aprendizado melhor e com melhores perspectivas de trabalho. Mas para isto são necessárias mudanças, a começar do MEC.
Mas não adianta nada uma melhor formação de alunos se os gestores e dirigentes de agências e departamentos de marketing das empresas não evoluirem!
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