sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mediocridade!

A alguns anos atrás tínhamos uma empresa de locação de palco, som e luz. Sempre estávamos participando de concorrências na Belotur para realização de eventos. Em um determinado ano, durante a concorrência de carnaval, conversando com o então diretor da Belotur, Sr.Tadeu Martins, eu disse que o carnaval em BH estava com os dias contados, principalmente depois da saída do prefeito festeiro Maurício Campos.

Particularmente eu achava que BH deveria ser trabalhada como a capital de não carnaval, promovendo vários eventos culturais como peças teatrais, apresentações de orquestras sinfônicas na praça do papa , atraindo muitos turistas que não gostam da folia de momo, movimentando a cidade, hoteis, trazendo dinheiro para a cidade e que o único evento carnavalesco que deveria ser preservado era a Banda Mole, na época ,era sensacional, saia do centro subia bahia até a savassi arrastando milhares de pessoas que inclusive vinham da outras cidades e estados.

O Sr.Tadeu não concordou comigo disse que eu estava redondamente enganado e que Belo Horizonte tinha sim uma tradição carnavalesca e inclusive naquele ano ele queria, criar os "trens elétricos" diferentes dos trios elétricos baianos. A idéia dele era pegar caminhões cegonheiras, aqueles transportadores de carros, transformá-los em trios elétricos e promover desfíles com cantores locais como Maurício Tizumba, Saulo Laranjeira e outros compromissados do PT. Coisa de maluco, fadado ao insucesso eu disse e ele brigou comigo. Ainda bem que ele não conseguiu implantar isto e nós, mineiros, não pagamos este mico.

Agora, quase vinte anos depois estou analisando o carnaval de BH e vemos que:

- Acabaram com a Banda Mole.
- Continuam a promover desfiles organizados a uma semana antes do carnaval.
- Nenhuma das escolas de samba ou blocos caricatos tem um mínimo de profissionalização .
- Os militantes do samba daqui, aguardam o ano inteiro as parcas verbas municipais para folia, aliás, acredito que alguns vivam disto.
- Não se fez nada na cidade com intuito de atrair turistas e divisas no período carnavalesco.
- O atual prefeito proibiu até manifestações artísticas na praça da estação.

Por que estou escrevendo isto aqui? Acabei de ler que Maceió resolveu afastar a folia da cidade para deixá-la tranquila atraindo turistas, principalmente de recife e salvador que não gostam de folia. Resultado, a cidade esta cheia com milhares de turistas que buscam sossego. Aí me vem a lembrança deste papo que tive a anos atrás pensando que poderíamos estar com a cidade cheia de turistas cariocas e paulistas, que não gostam de carnaval e que poderiam estar trazendo divisas e trabalho para muitos.

Mas infelizmente somos vítimas de "viúvas" dos carnavais antigos, de pessoas que pensam como o Sr. Tadeu Martins, de um prefeito insensível e de moradores arcaícos e provincianos que ainda pensam como naqueles tempos dos confetes e serpentinas na Afonso Pena. Sr Tadeu... eu não estava errado... o carnaval de BH acabou... e o Sr. entra para a história como mais uma "viúva" de uma época que acabou a vinte anos. O Sr. poderia ter mudado isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário