quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Atendimento

Ontem, estava andando atrás de um par de auto falantes para meu carro. A dificuldade é por quê preciso de um falante de 5" porem não quero treway ou seja, tres em um, quero um falante puro que emita somente sons graves.

Depois de andar (a pé e tem que ser a pé por que são muitas lojas para ficar parando o carro todo o tempo) da Cristiano Machado até o centro, encontrei em uma loja Equipar da praça Raul Soares o meu "objeto de desejo"

O Rapaz que me atendeu foi muito solícito e acabamos fazendo uma negociação. Como não utilizo cheque e não se anda com determinadas quantias de dinheiro fui pagar com o cartão de débito. O vendedor me fez a seguinte proposta: se eu pagasse com cheque ou dinheiro me daria 20% de desconto.

20% de desconto, em qualquer produto ou situação é algo que não se discute.. compra-se! Me prontifiquei a ir ao banco sacar o dinheiro...e fui... naquelas merdas daqueles bancos que você tem que tirar tudo dos bolsos, da mochila...enfim...um saco.

Saquei o dinheiro e voltei à loja para concluir o negócio.... O rapaz me recebeu e começou a procurar algo no computador... Depois de um tempo ele me disse "Olha infelizmente eu me enganei e não temos este produto em estoque,temos uma outra marca mas é mais caro...."

Para aqueles que me conhecem devem imaginar o que aconteceu!!! A conversa começou mais ou menos assim.. "Você me faz ir naquela pôrra daquele banco, enfrentar aquela porta giratória, sacar o dinheiro para me dizer que não tem o produto?????" Bom daí para frente o tempo escureceu, o sangue subiu, as vistas embaçaram e a casa caiu!!!!!!

O Brasil tem um grande problema... ATENDIMENTO DA PIOR QUALIDADE... em todo lugar. Aqueles que seguem este blog devem ter lido o meu problema com o hospital... tudo se resume em qualidade de atendimento...tudo...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Que atraso de vida!







Alguns dos leitores provávelmente já devem conhecer uma destas redes de farmácias: Walgreens, CVS e Duane Read. Eu as conheci em Nova York e por todas as cidades do estado da Flórida entre Miami e Orlando por onde passei.

A partir da primeira vez que fui aos Estados Unidos e conheci estas farmácias, sempre que volto escolho um hotel de boa qualidade com alguma promoção, mas, principalmente, que tenha algumas destas redes de farmácias próximas.

Estar perto de uma delas é a garantia de ter, durante vinte e quatro horas, uma puta loja de convêniencia ao seu dispôr. As farmácias americanas vendem de tudo que se possa imaginar, de remédios a cigarros, bebidas alcoolicas, roupas, malas, utilidades domésticas, lanches, biscoitos, bolos, refrigerantes, leite, agulha, chinelos, sombrinhas, relógios...enfim.. qualquer coisa que você possa imaginar.

Costumo dizer que posso, tranquilamente, encher uma mala com produtos das mais diversas linhas comprados numa destas redes. Recentemente comprei uma máquina de fazer wafles por $ 10,00, uma torradeira por $ 6,00, todos produtos de excelente qualidade.
Você pode dispensar o café da manhã do hotel e montar o seu da forma que lhe convem comprando os produtos nelas, além de ficar mais barato é mais saudável. É impossível voce ir até lá e não trazer na sua bagagem nenhum produto comprado nestas lojas. Evidente que todos os remédios controlados estão atrás dos balcões e com farmacêuticos atendendo. Mas os demais produtos estão ao alcance da sua mão.

E por que estou escrevendo isto? Hoje uma das matérias que dominam os noticiários é que a ANVISA proibiu as farmácias brasileiras de venderem qualquer outra coisa que não seja remédios e produtos de higiêne pessoal.

Aí eu pergunto!!!! Por que quando a gente acredita que o país está evoluindo dando um passo para frente, alguém sempre tem estas BRILHANTES E ESCROTAS IDÉIAS que fazem com que andemos dois passos para trás?

Mesma coisa com quem teve a idéia de criar a nova ortografia... o brasileiro mal domina a antiga ortografia, como pode ser visto no texto anterior publicado neste blog e me vem estes catedráticos ultrapassados para complicar ainda mais.

Também pergunto....EM QUE VAI MELHORAR A NOSSA VIDA A APLICAÇÃO DA NOVA ORTOGRAFIA E DA NOVA LEI DA ANVISA???????


Aff!!!!!

Certa vez pedi a meus alunos que escrevessem, em uma folha de caderno, o nome, cidade onde moravam, profissão, onde trabalhavam e por que tinham escolhido o curso e a escola. Após ler mais de noventa folhas, reuni algumas pérolas e compus um texto que saiu mais ou menos assim!

" Meu nome é fulano SITUO em tal cidade. Sou ALCILIA de HOMOXARIFADO. Escolhi a escola por motivos COVENIENTOS é perto da minha casa e ja MIM desloco para trabalhar. Escolhi o curso por que me ENTEREÇA, atuo neste ramo PROFICIONAL e POR ADICIONAR ELA EM SI NA ÁREA QUE ESERÇO. Lido com PESSOAS FINANCEIROS E É O QUE EU ME INDENTIFICO MAIS COMIGO MESMO. Quero ser um PROFINCIONAL competente e aumentar minhas SANCES por isto vou dar o melhor DEMIM para MIM tornar competente pois hoje trabalho com uma MAQUINICA "

Nada a declarar!!!

E.? ? ?

E o carnaval acabou!
E São Paulo inundou!
E a Mangueira não ganhou!
E o Wagner Love desfilou!
E o Flamengo não ganhou!
E o América não ganhou!
E o número de acidentes aumentou!
E o número de afogamentos aumentou!
E o número de mortos e feridos nas estradas aumentou!
E a quaresma começou!
E o preço do bacalhau aumentou!
E a Ivete ganhou e engordou!
E o calor aumentou!
E a cerveja barateou!
E a chuva não chegou!
E a mega sena acumulou!
E o dolar baixou!

E a sua vida mudou?
E o ano começou?
E /ou nada mudou?

Por acaso temos novidades?????

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mediocridade!

A alguns anos atrás tínhamos uma empresa de locação de palco, som e luz. Sempre estávamos participando de concorrências na Belotur para realização de eventos. Em um determinado ano, durante a concorrência de carnaval, conversando com o então diretor da Belotur, Sr.Tadeu Martins, eu disse que o carnaval em BH estava com os dias contados, principalmente depois da saída do prefeito festeiro Maurício Campos.

Particularmente eu achava que BH deveria ser trabalhada como a capital de não carnaval, promovendo vários eventos culturais como peças teatrais, apresentações de orquestras sinfônicas na praça do papa , atraindo muitos turistas que não gostam da folia de momo, movimentando a cidade, hoteis, trazendo dinheiro para a cidade e que o único evento carnavalesco que deveria ser preservado era a Banda Mole, na época ,era sensacional, saia do centro subia bahia até a savassi arrastando milhares de pessoas que inclusive vinham da outras cidades e estados.

O Sr.Tadeu não concordou comigo disse que eu estava redondamente enganado e que Belo Horizonte tinha sim uma tradição carnavalesca e inclusive naquele ano ele queria, criar os "trens elétricos" diferentes dos trios elétricos baianos. A idéia dele era pegar caminhões cegonheiras, aqueles transportadores de carros, transformá-los em trios elétricos e promover desfíles com cantores locais como Maurício Tizumba, Saulo Laranjeira e outros compromissados do PT. Coisa de maluco, fadado ao insucesso eu disse e ele brigou comigo. Ainda bem que ele não conseguiu implantar isto e nós, mineiros, não pagamos este mico.

Agora, quase vinte anos depois estou analisando o carnaval de BH e vemos que:

- Acabaram com a Banda Mole.
- Continuam a promover desfiles organizados a uma semana antes do carnaval.
- Nenhuma das escolas de samba ou blocos caricatos tem um mínimo de profissionalização .
- Os militantes do samba daqui, aguardam o ano inteiro as parcas verbas municipais para folia, aliás, acredito que alguns vivam disto.
- Não se fez nada na cidade com intuito de atrair turistas e divisas no período carnavalesco.
- O atual prefeito proibiu até manifestações artísticas na praça da estação.

Por que estou escrevendo isto aqui? Acabei de ler que Maceió resolveu afastar a folia da cidade para deixá-la tranquila atraindo turistas, principalmente de recife e salvador que não gostam de folia. Resultado, a cidade esta cheia com milhares de turistas que buscam sossego. Aí me vem a lembrança deste papo que tive a anos atrás pensando que poderíamos estar com a cidade cheia de turistas cariocas e paulistas, que não gostam de carnaval e que poderiam estar trazendo divisas e trabalho para muitos.

Mas infelizmente somos vítimas de "viúvas" dos carnavais antigos, de pessoas que pensam como o Sr. Tadeu Martins, de um prefeito insensível e de moradores arcaícos e provincianos que ainda pensam como naqueles tempos dos confetes e serpentinas na Afonso Pena. Sr Tadeu... eu não estava errado... o carnaval de BH acabou... e o Sr. entra para a história como mais uma "viúva" de uma época que acabou a vinte anos. O Sr. poderia ter mudado isto!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sistema falido

Atuo na área de publicidade a mais de vinte anos. Já trabalhei em agências de pequeno, médio e grande porte. Atendi a clientes de vários portes e de diferentes filosofias de trabalho.General Motors, Carrefour, Fiat, Itaú, Orgãos governamentais, universidades e Telemig dentre outros tantos foram uma grande escola. Infelizmente vejo que nestes anos a filosofia de trabalho da maioria das agências não acompanhou a evolução dos tempos, continuam no mesmo "basicão" de vinte anos atrás ou seja, oferecendo as mesmas idéias e os mesmos veículos de mídia de sempre.

Aliado a tudo isto contamos também com o tradicional conservadorismo dos clientes principalmente os mineiros, desconfiados e medrosos. Ambos, agências e clientes têm medo de ousar, geralmente esperam alguem fazer primeiro e se der certo todos correm para o mesmo lado.

Onde está a dificuldade e qual será a solução? Na minha opnião o problema começa nos cursos de comunicação. A cada dia que passa mais e mais profissionais são despejados no mercado, mal preparados e sem grandes perspectivas. O curso também já está obsoleto. Quatro anos para se formar um comunicólogo é muito, acredito que dois destes quatro sejam de "emblomation".

O resultado disto são alunos desinteressados e sem motivação. Não adianta você querer ensinar redação para alguém que não tem a mínima vocação para tal, ao mesmo tempo esta pessoa que pode ser um bom profissional na área de mídia vê suas chances de aprimoramento reduzidas para um semestre de aprendizado limitado e curto.

Os resultados são observados nos fracos índices de inscrições para os cursos de comunicação e no grande número de cursos fechados. Existem soluções???? Claro... Mas é preciso ousadia e criatividade para tornar os cursos mais interessantes possibilitando um aprendizado melhor e com melhores perspectivas de trabalho. Mas para isto são necessárias mudanças, a começar do MEC.

Mas não adianta nada uma melhor formação de alunos se os gestores e dirigentes de agências e departamentos de marketing das empresas não evoluirem!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Hospital arcáico

Ontem minha amiga estava com febre e esta febre vem se arrastando deste domingo. Resolvemos então ir a um hospital fazer uma consulta. Por estar sem sua carteira do plano de saúde a consulta seria particular. Ela resolveu ir ao hospital Semper, onde, segundo ela, sempre foi bem tratada. Opção dela, eu particularmente só conheço o Semper de nome, nunca havia estado por lá!

Em lá chegando já comecei a ficar decepcionado com o estabelecimento, hospital velho, todo pintado de marfim que é um branco amarelado com aspecto de sujo, duas pessoas numa portaria mal instalada e pequena, me lembrando os hospitais da época da minha mãe lá pelos idos de 1960.

A segunda decpção, o hospital não aceita pagamento com cartões, somente dinheiro ou cheque. Para mim uma grande burrice pois ninguem mais anda com dinheiro e, cheque, além de estar em desuso e pacível de cano.

Por R$ 150,00 você faz uma consulta lá mas só com dinheiro na mão ou cheque, (alguem, nos dias de hoje ,anda com uma quantia destas no bolso?) caso contrário dane-se. O hospital oferece serviços de caixa eletronico somente de um banco, assim se vire e procure um caixa do seu banco. As 8:00hs da noite já começa a ficar difícil. Ainda bem que existe um supermercado nas proximidades, mesmo assim e afastado para você andar com dinheiro de noite nas proximidades escuras e mal frequentadas do parque municipal.

Paga-se a consulta espera-se pelo atendimento por 40 minutos, embora a tv de plasma simulando um painel eletrônico diga que a espera média é de 11 minutos. Atendimento feito, a médica pede um exame na hora e você é encaminhado ao laboratório. Os exames custam R$ 70,00 e somente poderão ser feitos mediante o pagamento, claro... em dinheiro ou cheque. Daqueles R$200,00 reais sacados para pagar a consulta de R$ 150,00 sobraram R$ 50,00...resultado.. mais uma caminhada até o supermercado para sacar o complemento, agora já não são 8:00hs da noite, são 10:00hs, as imediações do parque municipal estão mais escuras e praticamente desertas, se é difícil para um homem, imaginem se for uma mulher que tiver que fazer esta caminhada. Aliás, aproveite a ida ao supermercado e compre um lanche pois a cantina do hospital fecha as 7:00hs da noite, daí para frente se paciente ou acompanhante tiver fome....caminhada até o supermercado.

Feito todos os precedimentos, 11:45hs vamos na secretaria fechar a conta e pedir nosso recibo. Suuurrrpreeessssaaaa!!! A nota nos entregue é de R$ 25,00????? Uê eu paguei R$ 150,00!!!!! A explicação é que, dos R$ 150,00 o hospital recebe os 25 e 125 vai para o médico, assim quem deveria me dar o recibo seria o médico que já foi embora mas que, geralmente deixa estes talões de recibo, aqueles bloquinhos preenchidos a mão, na secretaria. Revirada uma caixa de sapato com vários talões descobriu-se que o da médica que nos atendeu acabou!!!!!!! Se quiser passa amanhã!!! Vá para puta que pariu!!!!

Eu DUVIDO!!!!!! que o hospital repasse ao médico 125 reais pela consulta. Isto é uma picaretagem.... Aquele, que por acaso, ler este caso evite este hospital que é velho, arcaíco, ultrapassado e não oferece o que os clientes mais procuram....comodidade... Aos amigos, se algum dia eu passar mal.... Pelo amor de deus não me levem ao Semper..

Ah!! o diagnóstico da minha amiga...Dengue!!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Kleber 2

Acabei de ouvir no rádio que o Zezé Perrela contesta a imprensa portuguesa que diz que o gladiador foi reprovado no exame médico.....será que eu acertei??????

O estranho caso Kleber

Muito me estranha esta situação do Kleber no cruzeiro, acredito mesmo que o jogador não ficou em portugal não foi por falta de acerto financeiro e eu explico por que:

A- O jogador, durante todo o ano de 2009 manifestou seu interesse em jogar pelo palmeiras, porém ao final da temporada o clube verde não manifestou nenhum interesse no atleta, mesmo perdendo o tal do Wagner Love que agora faz dupla com o imperador (imagino a farra que não vai ser....coitado do Andrade).

B- O Gladiador ficou muito tempo parado tratando de uma contusão e recentemente no jogo contra o Uberlândia, quando marcou gol nem vibrou e saiu dizendo que não estava bem com ele mesmo.

C- Nunca um dirigente como o Maluf chegou em uma coletiva com aquela conversinha "olha uma negocição envolve muitas pessoas... está tudo certo entre os clubes entre os empresários mas....... o jogador precisa ainda acertar como clube de lá..."

D- O presidente do cruzeiro não deixaria escapar fácil assim alguns milhares de euros, principalmente no início de temporada onde campeonatos regionais são geralmente deficitários e os clubes precisam de dinheiro, ainda mais o Zezé Perrela que pela experiência percebe que o atleta não quer ficar no clube.

E- Um jogador não faz uma viagem destas (atravessar o oceano) para acertar detalhes financeiros, quem acerta isto são seus representantes.

F- Um jogador só faz este tipo de viagem já com tudo acertado para realizar os exames médicos.

Portanto acredito que o Kleber deve ter tomado pau no exame médico e voltou. O cruzeiro vai ficar com um gladiador sem armadura, sem espada e banguela, ou seja, vai virar um bonde.
Posso estar errado mas analisem os fatos. Alguem se lembra do "foquinha"??? Depois de uma cirurgia foi considerado inutilizado para o futebol e passado pra frente rapidinho!!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cisão

Após oito longos anos, estamos mudando nosso relacionamento com o grupo ZB/BIG. A partir de então não estarei mais prestando serviços diáriamente e quase que exclusivamente para o grupo. Estou me desligando da empresa e ficarei a disposição quando da necessidade de realizar algum trabalho em forma de JOB.

Os motivos são vários dentre eles podemos citar a mudança da filosofia e da postura da empresa, as trocas de clientes, o processo desgastante de relacionamento por mais de oito anos, enfim, uma série de fatores consideráveis e considerados normais principalmente na publicidade.

Se por um lado é ruim, pois toda cisão é chata, afinal vc deixa para trás colegas de anos de relacionamento, uma prática de trabalho bastante experimentada, testada e com muitos bons frutos colhidos, por outro é bom porque acaba com aquela aparência de exclusividade com uma única empresa e te permite a prestação de serviços para outras empresas em um mercado extremamente desconfiado como o mercado mineiro.

Mas, enfim, vamos em frente atrás de fatos novos e desafios interessantes porque, para aqueles que me conhecem sabem que a mesmice não é para mim, ando sempre a procura do novo, do inusitado e, preferencialmente, daquilo que ninguem ainda fez, porque diferente disto eu faria um concurso publico e ficaria "quitim no meu canto, ganhando meu dinherim fingindo de égua até a morte chegar". Este, definitivamente, não é o Julio que muitos conhecem!