quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Observações publicitárias

Como já disse, estive fora do Brasil neste fim de ano. O vício da profissão nos leva a prestar atenção naquilo com o qual a gente trabalha, no meu caso, a propaganda. Andei assistindo tv em NY, Miami e Orlando e observei o seguinte. A princípio, pelo o que observei nestes tres locais, não são veiculadas propagandas de grande redes de varejo, poucas de carro, quase nenhuma de farmácia. Não se vê propagandas de lcds, refrigerador, ou seja nada como Ricardo Eletro ou casa Bahia. Não acontecem aqueles anúncios chatos de mega liquidações.

O que mais se vê e ouve-se nos rádios e Tvs são propagandas de guloseimas, sandubas, pizzas, milk shake, sorvetes, biscoitos, bebidas dentre outros. Acredito que 70% das veiculações se referem a alimentação. É evidente que as produções são muito bem elaboradas e dependendo do que se anuncia dá uma vontade louca de morder a tv, mas com toda a certeza, não se vê grandes produções ou propagandas mais elaboradas. As melhores e mais bem produzidas são as que se referem a saúde e seguros.

Posso afirmar que a propaganda americana não é, em quase nada, melhor que a brasileira, aliás acho a nossa mais criativa.

Agora, tirando a Time Square em NY, onde a concentração de placas luminosas é imensa, outdoors, placas e outras mídias semelhantes são raras, pelo menos por onde passei e realmente as cidades ficam mais limpas e bonitas de se ver.

2 comentários: