domingo, 29 de abril de 2012

Uma aventura na Europa 5 - Santiago Bernabeu




Estando na Espanha é natural que se lembre em primeiro lugar dos dois times sensações das últimas temporadas...o Barça e o Real e estando em Madrid é claro que não se pode perder a oportunidade de conhecer um dos atuais templos do futebol...o Santiago Bernabeu...campo do Real Madrid, isto se você  gostar de futebol!....Então lá fui eu!!!

Sugestão:

Aprendi, em viagens anteriores que, se você em um dia livre deseja visitar algum famoso monumento, seja um dos primeiros a chegar no local. Assim não irá enfrentar filas e não perderá um enorme e precioso tempo da sua viagem.

O Santiago Bernabeu abre para visitações públicas a partir das 10:00 hs (novidade, tudo em Madrid abre a partir deste horário) então cheguei ao estadio as 10:15, enfrentei uma fila de 5 minutos, mas ao sair, após a visitação, a fila estava rodeando o estadio. Meu bom..parece que todas as excursões marcam este tipo de visitação para o mesmo horário...então as filas ficam intermináveis e lá se vai sua paciência e seu precioso tempo.

Existem duas opções de ingresso para a visitação, uma com interprete que custa vinte e cinco euros e outra sem interprete que custa dezesseis euros....Pergunto eu....interprete???? Pra que??? todo o caminho dentro do estadio é sinalizado, cada foto ou trofeu tem sua descrição e existem pessoas que te orientam se você pegar o caminho errado.... intérprete só se o visitante for Russo ou Chinês por que não vai entender nada do que está escrito.


Chegar ao estádio é super fácil, ele fica não muito longe do centro, tipo o independência aqui de BH mas com uma fundamental diferença, o metrô te deixa praticamente em frente. Você sobe as escadarias e dá de cara com o campo. É uma sensação única você ver algo que só conhece pela TV e saber que irá entrar e conhecer tudo aquilo.....ele realmente existe e está diante de você!
Existem também sete linhas de ônibus que te levam...não é usual ir de carro ao estádio.

Vista panorâmica do ultimo andar....chega-se aqui de escadas rolantes


Ingresso na mão....estádio a dentro. Realmente se vê que estes clubes são bem sucedidos pela organização e pelo valor que dão à suas coisas e principalmente pelo respeito que têm com sua torcida. As fotos mostram como tudo é organizado e como aquilo que não é tão grande assim se torna grandioso.


Cadeiras devidamente numeradas e olhem a mensagem da placa!


85.450 é o numero de pessoas que comporta o estádio, todos sentados, com cadeiras numeradas. Para assistir a jogos nele você tem que ter muita sorte e não se importar com o preço do ingresso. O Real Madrid, assim como o Barcelona, possui mais de cem mil sócios e a preferência é deles. Os não sócios só conseguem assistir algum jogo se os sócios não forem em massa


Você entra aqui e sai lá no túnel onde estão aquelas pessoas!

Tá vendo lama na área do goleiro??

O gramado é tratado a pão de ló!!

Aí deixa de ser um simples gramado e vira um tapete!

Existe todo um processo de sedução durante a visitação. Primeiramente você visita a sala de troféus e "recuertos". Lá estão réplicas (de todas as bolas e chuteiras de ouro conquistadas por seus atletas) e originais de todos os trofeus, inclusive os de basquete....não sabia que o Real era forte também no basquete. Depois sobe ao último lance do estádio...detalhe...de escada rolante.... e começa o processo de descida que termina na sala de imprensa e, como manda os mandamentos do marketing, depois de seduzido você sai na boutique e não tem como não comprar um "regalo".

Aqui a história do clube começa a ser contada

Alguns troféus

O clube mantem um painel atualizado com fotos de cada jogador que passou por lá
independente da sua importância ou não para a equipe

Os camarotes!

Entrada do túnel dos jogadores, normalmente você tem acesso a ele porém neste dia uns viadinhos
de uns publicitários estavam gravando um comercial lá e interditaram.
Eh raça ordinária....justo neste dia!

Sala de imprensa



Bom!!!! É isto!!! Procurei saber quem é o patrocinador BWIN que assina as camisas...Uma rede de apostas pela internet!!!

sábado, 28 de abril de 2012

Uma aventura na Europa 4 - Madrid




Depois de dez horas e meia de hora bunda dentro de um desconfortável avião da TAM (dizem que os da TAM são os melhores, imagine os outros) finalmente Europa.... mais precisamente Madrid.

Como descemos às onze horas da manhã, existe um tempo de resgate das malas, imigração, o primeiro xixi, a lavada de cara, a escovada de dentes, a procura pelo transfer e o percurso até o hotel..Chegada no hotel, check in, desfaz malas, toma um banho para animar e vamos para rua!!!! mesmo cansado, noite de cochilos ....nada de dormir... a curiosidade é maior que o cansaço.

E lá fomos nós...de repente comecei a reparar que as lojas estavam fechadas, ruas vazias... poucos carros circulando...estranho em plena quinta feira três horas da tarde...será que é feriado por aqui?? pensei!!.....
Surpreeeeesa!!...Feriado porra nenhuma....é a "Siesta"....Não é lenda não!!! ela existe mesmo e a maioria dos espanhois cerram suas portas as 14 horas vão dormir e dane-se turistas e consumidores....reabrem as 17:00 e ficam até as 20 horas e tem mais... se pensam que eles abrem as lojas as 8 ou 9 horas da manhã, negativo, só a partir das 10.  Veja a placa aí informando!!..Se você achar alguma loja aberta pode saber que é de Coreanos ou Chineses, estes só fecham quando o dono morre. Amigo...até as farmácias fecham....se você precisar de um analgésico depois das 20 horas é melhor tomar um porre e esperar até as 10 da manhã seguinte.
 Será por que que a crise anda rondando por lá? ......O jeito foi comer alguma coisa voltar para o hotel e tirar um cochilo...só que acordamos as 20:30....adivinhem??? Neste horário tudo já estava fechado de novo!!


Aliás dizem que uma das principais causas da quebradeira da Europa são os benefícios....o salário desemprego na Europa dura até três anos, dependendo da região (Portugal é assim)... Te cuida Brasil do "Lula pai dos pobres"


Puerta de toledo construída quando da expulsão de Bonaparte

Muito comum as roupas serem estendidas nas janelas para secarem
Observem as lojas fechadas para a siesta

Madrid é a sexta maior cidade da Europa e a terceira da Europa central atrás de Londres e Berlim. Assim como nas outras cidades, o que predomina são as antigas construções com algumas pitadas de coisa nova. Como estávamos adiantado em dois dias em relação ao início da excursão, fomos por conta própria vasculhar a cidade.

Praça em homenagem a Dom Quixote

Na mesma praça de Dom Quixote

Sugestão:


 Quando chegar a uma cidade, independente do tamanho dela, peça um mapa e se for uma grande cidade peça também o mapa do metrô. Na Europa, a maioria das cidades grandes tem um ótimo sistema de transporte público, você vai praticamente a qualquer lugar de metrô ou ônibus. O de Madrid e o de Barcelona foram os melhores que experimentei por lá ´so precisa tomar cuidado com os "carteiristas"! Em Madrid uma passagem de metrô custa 1,50 euros e o ônibus 2,00 euros. Evite andar sozinho, ande em no mínimo duas pessoas.


População:
 Estamos no velho mundo, então a população velha é, acredito eu, maior que a nova. As pessoas se vestem muito bem por lá e foram, geralmente, muito simpáticas. Existe por toda a Europa, uma crença que somos os novos "ricos" o povo que o Lula tirou do buraco. Achei a população espanhola uma das mais tristes. O espanhol geralmente fala muito alto e o assunto principal atualmente, tirando Real Madrid e Barcelona, são os tempos difíceis que estão por vir, em função da crise e recentemente da seca que assolou a Europa.


Alimentação:

Ah!!! os morangos de Madrid!
Você come bem em Madrid e a comida não é tão cara quanto aos demais países, perde somente para Portugal. Mas se espera encontrar arrozinho com feijão por lá...esqueça. Come-se muita carne, batatas fritas (papas) e os "bocadilhos" ou sanduíches. Dependendo do local escolhido um bom bife com batatas, salada e bebida sai a quinze euros para duas pessoas.


Segurança:

Tirando o problema dos "carteristas" Madrid me pareceu uma cidade segura, não tive nenhum tipo de problema com segurança. Não fui extorquido por taxistas, não sofri nenhuma ameaça, andei tranquilo de metrô a noite, coisa que não faço nem em São Paulo nem em Nova York. Evidente que você não pode dar moleza, mas no mais, foi tudo tranquilo. Aliás quase não se vê policiais pelas ruas, pelo menos pelos locais por onde andei!


Plaza Mayor - Ponto de encontro para se degustar bons pratos e um bom vinho

Em alguns prédios da Plaza Mayor as paredes entre as janelas são pintadas com vários temas
Neste caso só mulheres

Plaza Mayor




Panorâmica da Plaza Mayor




Compras:


Em Madrid não existem shoppings como aqui. Tem vários locais onde você encontra de tudo um pouco para comprar, mas o maior centro comercial e o mais frequentado pelo madrilenhos é o complexo que envolve a Gran via, uma das maiores avenidas da Europa o Callao, também conhecida como a plaza do comercio e a Plaza Puerta Del Sol. Lá existem várias lojas e dentre elas uma grande loja de departamentos chamada El Corte Inglês, que está em vários prédios espalhados no local. Esta loja está presente em Madrid, Barcelona e Lisboa. Nela você encontra de tudo, vestuário, calçados, maquiagem, perfumaria, eletrônicos, games....enfim o que você estiver procurando talvez encontre lá. É uma loja que lembra a Macys de NY, a galeria Lafayette de Paris, a Harrods de Londres e os shoppings daqui.


Plaza Puerta Del Sol -ponto de encontro nos fins de tarde

Callao - também conhecida como Plaza do Comercio

Gran via uma das maiores avenidas da Europa - Centro de compras

Em Madrid vi mais teatros que cinemas


Um "mimo" para turistas no El Corte Inglês
apresente o passaporte e ganhe durante uma
semana este desconto em alguns departamentos



Existem várias atrações em Madrid, deste museus, palácios e igrejas, mas é necessário um tempo maior para visitar todos estes locais. Esta é uma das desvantagem de excursões, mas por outro lado, você pode, em outra oportunidade saber em quais cidades vai voltar e o que fazer.


Fui ao Santiago Bernabeu, campo do Real Madrid, mas este merece um texto a parte!


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Uma aventura na europa 3 (dicas e roubadas)



Para aqueles que leram os dois "posts" anteriores, neste pretendo passar algumas dicas principalmente para evitar algumas roubadas que, se você não tem o mínimo de orientação, fatalmente vai cair em alguma delas.


Depois da passagem comprada, escolha uma boa agência para organizar sua viagem, principalmente se for, como no meu caso, sua primeira viagem ao local. Importante na escolha da agência é que se opte uma que os caras realmente conheçam o local "ao vivo" e não por internet. Já entrei em frias por que viajei com agentes que nunca tinham ido ao local. Outra coisa é que não necessita ser uma agencia grande, ao contrário, uma agencia menor oferece um tratamento mais próximo e personalizado. Escolhi, através de indicações a Pier Turismo, muito boa, os caras foram parceiros durante toda a viagem e realmente conheciam os locais com propriedade.


O que levar?


Roupas:


- Você pode acreditar perfeitamente nos sites de meteorologia hoje em dia, difícilmente falham. Minha companheira tem uma prima que morou em Barcelona por dez anos e segundo orientações dela, este ano as temperaturas estavam atípicas na Europa e que deveríamos nos preparar para, mesmo sendo início de primavera, enfrentar temperaturas de inverno.

 Fazendo o acompanhamento pelo site Weather. com, ele informava que as temperaturas estavam subindo, mas dentro da filosofia de " a meteorologia não funciona" acreditamos na prima. Assim levamos sobretudo de lã, cachecol, luva, gôrro, meia térmica etc..etc..


Amigo....no meio da viagem, esta merda toda estava em um guarda volumes do aeroporto de Madrid......Acredite nos sites....desconsidere amigos e parentes.
Nesta época as temperaturas variam entre -2 graus de madrugada e 25 graus de dia. Se você for se aventurar na noite leve uma blusa mais reforçada, mas se seu padrão é o de andar o dia inteiro e enfrentar os -2 graus debaixo das cobertas, uma blusa mais leve segura bem!


Outra coisa....nem pense em comprar um tênis ou um sapato novo e estrear lá para ficar "bonitinho". Na Europa a maioria dos passeios são feitos a pé. Leve o que você tiver de mais confortável, caso contrário bolhas e calos serão seus parceiros.


Malas:


Você pode, pelo menos pela TAM, levar em vôos internacionais, duas malas com até trinta e dois quilos e uma de mão com até cinco quilos...


Como iríamos utilizar, em parte da viagem, companhias aéreas locais, fomos orientados por amigos que deveríamos utilizar uma mala pequena, caso contrário iríamos pagar excesso de peso que gira em torno de dez euros por kilo excedente....... a coisa não é bem assim, outra roubada que entramos, levamos malas pequenas com pouca roupa....grande bobagem. A coisa funciona assim:


No ônibus: Você pode levar uma bagagem, de qualquer tamanho, no bagageiro e uma bagagem de mão que caiba no bagageiro interno.

Nas cias aéreas: Você pode levar uma mala no bagageiro, de qualquer tamanho, desde que não ultrapasse vinte kilos, a bagagem de mão, esta sim tem que ser uma mala pequena que não ultrapasse cinco kilos. Não tente enganar o chek in, existe um medidor de malas, como este da foto, que se sua bagagem não couber lá ela não embarca com você, vai ter que ser despachada e se você já despachou alguma.....vai morrer num excesso de bagagem!....


Em Amsterdã, um sujeito fez de tudo para diminuir a mala e ela encaixar no medidor.... encaixou mas quem disse que ele conseguiu tirar ela de lá??? Perdeu o vôo e lá se foi ele carregando a mala "entalada" no medidor acompanhado por um agente para algum setor do aeroporto


Dinheiro:


O calculo básico que se faz é uma média diária de cem euros por pessoa desde que, já tenha passagens e hospedagens garantidas. Se você for visitar Londres tem que comprar, na mesma proporção, libras, lá chamada de "ponds" e se for na Suíça a moeda é o franco suíço, mas ao contrário de Londres que só aceita libras, na suíça eles aceitam o euro mas se tiver troco ele vem em francos que só é aceito lá, portanto gaste-os por lá mesmo, ou guarde para sua coleção de inutilidades.


Evidente que se pretender visitar todos os museus, pontos turísticos pagos, circular de taxi todo o tempo e comer em restaurantes caros....leve mais...amigão..transporte, alimentação e moradia são as coisas mais caras da Europa...principalmente em Londres.


Outra coisa é o habito que temos de converter os preços para real....não faça por que se fizer você não vai ter coragem para comprar nada, nem uma coca cola. Se você fizer uma análise numérica, muitas coisas lá são mais baratas que aqui como por exemplo...um lanchinho no aeroporto aqui para duas pessoas custa em torno de vinte reais, lá um bom lanche para dois fica entre dez e doze euros....numéricamente lá é mais barato mas se converter fica mais caro. Portanto só vale a pena converter em compras específicas tipo...se um perfume custa setenta euros e aqui ele custa setenta dólares, fica mais em conta comprar aqui.



Documentos:


- O passaporte é essencial, mas uma cópia dele também. Leve sua carteira de identidade e circule com a cópia do passaporte. O original só se deve usar nos embarques e desembarques nos aeroportos, no resto deixe-o no cofre do hotel. Passaporte de brasileiro é um item super valioso para os "carteiristas" ou assaltantes. O Brasil por ser um país multirracial possui um povo mestiço e com várias caras. Tem brasileiro com cara de alemão, de japonês, chinês,.... enfim com todas as caras fato que valoriza demais o nosso passaporte para falsificação


Ande com a cópia do passaporte e a identidade que será sempre solicitada para comprovar que você é você mesmo, principalmente nas compras com cartão de crédito.


O dinheiro também fica no cofre do hotel, leve somente o que você acha que vai gastar. O cunhado de minhã irmã teve sua carteira levada dentro do metrô de Londres. Nela estavam documentos, dinheiro, cartões de crédito e o passaporte....resultado....se fodeu todo!

Na europa existem o que eles chamam de "carteiristas" ou assaltantes aqui. Diferente daqui, eles não andam armados e nem te agridem, mas te roubam da mesma forma. Nas estações de metrô, principalmente na Espanha, são constantes os avisos para se tomar cuidado com eles.

Vou começar, nos próximos textos, a falar sobre os locais visitados e darei dicas e roubadas específicas de cada um deles.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma aventura na europa 2 (o turista brasileiro)


Conforme disse no texto anterior, passei o mês de março viajando pela Europa e vou escrever alguns textos sobre isto por que acredito que possa ser útil a alguem que queira fazer uma aventura destas.


A viagem começa com um desejo de conhecer o velho mundo, depois com uma promoção da TAM de passagens para Europa ....a gente compra e depois vai programar o que fazer. Pelo menos comigo foi e é assim.


Depois de comprada a passagem vamos atrás de uma operadora que nos auxilie. Fui a Pier Turismo e eles sugeriram a compra de um pacote através da Europamundo vacaciones. Nunca tínhamos viajado de excursão e nem comprado um pacote, mas por ser a primeira vez na Europa,  tudo novo e diferente, resolvemos que o pacote seria uma boa opção e então compramos a primeira parte em forma de excursão e a segunda parte sem excursão, só nós e nossas malas!


Excursão é uma é boa e é uma merda ao mesmo tempo. Bom por que a programação é vasta e você vai, em poucos dias, em um número considerável de cidades, além do mais os guias passam algumas orientações que nos ajudam, como ocorreu quando conseguimos nos desvencilhar de três tentativas de assalto (conto lá na frente). Mas por outro lado nas cidades que você gostaria de conhecer melhor, o tempo é curto, como Barcelona (Uma noite e uma manhã)... isto é igual a nada.


Tem também o lado difícil da convivência com um grupo eclético de pessoas de vários países. No nosso caso o maior número era de brasileiros. A Europa está sendo invadida por turistas latinos e orientais, principalmente chineses e coreanos.


Cabe aqui uma reflexão sobre o turista brasileiro:


É muito comum ouvirmos da boca de artistas, jornalistas e esportistas que o brasileiro é muito querido pelo mundo afora. Mentira deslavada! Até já falei sobre isto em textos de viagens aos EUA. Em uma conversa reservada com o guia ele me disse que quando é anunciada uma viagem com grupo de brasileiros, a maioria deles, guias, pede para não ir, além disto o tratamento em geral aos brasileiros não é muito cortês principalmente por parte dos italianos, em geral estúpidos e ignorantes! E qual o motivo disto???


Na minha modesta opinião acredito que 20% ocorre por que é muito difícil para europeus e americanos aceitarem que aquele povo que antes imigrava para lavar as privadas, arrumar as camas de hotel, entregar pizza e servir em lanchonetes, agora está usando as privadas, dormindo nas camas, recebendo as pizzas e sendo servidos por eles, europeus e americanos. 20% pelo momento que estão vivendo, tempos de crise, desemprego e de uma seca que arrasou com plantações obrigando inclusive, em alguns locais, racionamento de agua. Os outros 60% é por causa do próprio brasileiro (atualmente conhecido por lá como " o povo do Lula") , que em boa parte, não sabe e nem esta preparado para ir ao exterior.


Isto pode ser comprovado em vários episódios que ocorreram nesta viagem em grupo, dos quais vou citar alguns:


- Ao iniciar ao viagem os guias orientam que cada pessoa tem o direito de levar uma mala no bagageiro e outra de mão no interior do ônibus. Com uma semana de viagem já tinha brasileiro com três no bagageiro e bagagem no interior, no maleiro, debaixo do banco, no colo e sempre com aquele discurso de " Não!!!... a gente dá um jeitinho aí...vamos espremer as malas um pouquinho etc..etc..)


- Tem o caso da senhora que quando estávamos chegando no Principado de Mônaco o guia brincou..." telefonei ao Rei solicitando uma audiência para tomarmos um café e ele disse que estava muito ocupado e não poderia nos receber!".... e ela lá do fundo do ônibus grita..."Como assim???? Eu paguei...eu quero ir lá..." até entender que era uma brincadeira foi uma merda.


- Esta mesma senhora, em uma parada para almoço ouve do guia " Aqui existem alguns pratos promocionais que vocês têm direito a tudo que vem neles ou não...é só escolher" Ela entendeu que tinha direito a tudo que estava na bancada e foi enchendo o prato e na hora de pagar começou a reclamar e retirar tudo para diminuir o preço, arranhando um "jô num cumpilendo...num cumpilendo"..... atrasando toda a fila....que vexame!!


- Tem o casal que se meteu a andar de metrô em Madrid, se perdeu fazendo percurso inteiro quatro vezes atrasando a saída do ônibus!


- Em Barcelona o guia avisou.." Tem algumas pessoas querendo ir no campo do Barcelona...porém ele só abre para visitação as dez horas e nós vamos sair daqui as onze e meia, não dá tempo de ir até lá!....Adivinhem!!!!!! dois babacas, um vestido com a camisa do Botafogo e outro com a camisa do Palmeiras foram e atrasaram a saída do ônibus em 40 minutos. Atribuíram o atraso ao motorista do taxi que pegaram que, segundo eles, não conhecia a cidade!!!......Ah vá!!!!!


- Três "mocinhas" que em Roma foram para a balada e não conseguiram acordar!


- O casal atrasado em 30 minutos na saída de Turim por que, segundo a esposa,.."ele tem o intestino todo regulado e depois do café tem que ir ao banheiro!!!" ...Cara.... cinquenta pessoas esperando dentro do ônibus o "viadinho dar sua cagadinha matinal" Pergunto??? Por que este FDP não acordou mais cedo????



No ônibus viajavam brasileiros (a maioria) chilenos, mexicanos, uruguaios e argentinos. Todos os problemas ocorreram por causa dos brasileiros e a gente que procurava cumprir todas as determinações....não sabia onde enfiava a cara. Nestas horas meu amigo a gente chega até a ter vergonha de ser brasileiro, por que todos comentam e olham para nós... (prato cheio para los hermanos argentinos)...  com um certo desprezo...e com razão! E não adianta os demagogos me condenarem...vão lá e vivam as situações!


Realmente grande parte do "povo do Lula" não tem noção suficiente para fazer uma viagem desta principalmente em grupo.


No próximo texto - Dicas!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Uma aventura na europa


Neste último mês de março, passei 28 dias na Europa. Algumas pessoas que ficam sabendo sempre fazem aqueles comentários tipo.....poxa hein!!!!! tá podendo....não trabalha mais não????


Bom, eu não tenho que responder isto, mas por uma questão de educação digo a estas pessoas que levei 50 anos da minha vida querendo fazer isto, mas antes tive que estudar, trabalhar, casar, estabelecer uma família, criar os filhos, pagar BNH, pagar escola...etc...etc..separar, pagar pensão e depois viajar! Portando isto foi uma conquista.


A moçada de hoje é mais esperta, faz o caminho ao contrário, mas naqueles tempos os sonhos eram outros, as dificuldades muito maiores e os recursos muito escassos. No meu período de adolescencia só se ia para Europa deportado pela ditadura, mas me sinto feliz por ter participado daqueles  momentos e ter, de alguma forma, contribuído para as coisas serem melhores para os jovens de hoje.


Já fiz algumas viagens para países vizinhos e já fui algumas vezes para os states, mas para a Europa foi a primeira vez. Realmente é uma situação muito diferente das viagens anteriores. Fui conhecer o velho mundo, onde tudo é diferente das coisas que conhecia anteriormente.


Resolvi descrever as várias situações pelas quais passei, pois acredito que posso de alguma forma contribuir com aqueles que ainda irão fazer esta viagem.


Foram oito países e dezessete cidades, muita coisa para um curto espaço de tempo, mas deu para ver e aprender muita coisa. Pretendo passar aqui coisas do tipo meio de transporte, custos de alimentação, hospedagem, atrações, golpes a que estamos expostos, segurança.....enfim algumas dicas, fotos e explicações principalmente de relacionamento. Já adianto que o local onde fui mais maltratado foi a Itália, já tinha ouvido falar da grosseria deles mas não sabia que era tanta estupidez e ignorância juntas.


Gostaria de esclarecer que o que vou escrever é uma opinião minha diante dos fatos, do momento e da situação em que estive por lá. Muitos podem discordar mas foi o que vivi! Também informo que vou escrever dentro das minhas características, com os palavrões e comentários irônicos, pois não estou escrevendo para nenhum veículo de maior circulação. Ainda bem que este blog é censurado, assim ninguém entra enganado na página


Não dá para descrever tudo isto em um único post, assim pretendo escrever vários sobre as diversas regiões pelas quais passei. Passei estes últimos dias selecionando todo o material que recolhi entre folhetos, mapas e fotos e pouco a pouco vou postando, confesso que tem muita informação e é preciso tempo e saco para não esquecer detalhes importantes. Aqueles que se interessarem poderão seguir.