terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Uma "Burguesinha" no Mercado Central



As redes sociais são ferramentas maravilhosas, quando bem utilizadas. Através delas podemos manter contatos duradouros com pessoas que passam e já passaram por nossa vidas. Até hoje tenho contato com vários ex-alunos, que não encontro fisicamente a muito tempo, mas que, virtualmente, nos falamos praticamente todos os dias.

Se me perguntarem se lembro ou se mantenho contato com algum ex-professor ou até mesmo colega de faculdade....sinceramente digo que não. Mas a moçada desta atual geração tem este recurso que nos dá a satisfação de nos manter em contato.

Na última sexta feira, duas ex-alunas, atuais colegas e amigas  dentro da profissão (Geisiane e Juliana Leão) marcaram um encontro para a gente almoçar e colocarmos os assuntos em dia. O local escolhido estrategicamente, foi o Mercado central, um dos principais pontos turísticos de BH. Por que o Mercado? Primeiro por que fica próximo ao local de trabalho delas,...... estão na rua Tupis em frente ao Shopping Cidade..... e depois por que seria a oportunidade da Geisiane conhecer o famoso local. A Jú, já conhecia mas Geisiane, embora morando em BH a dois anos, morria de vontade de conhecer mas tinha um "medinho" de ir sozinha!

Lá fomos nós, eu meio que de cicerone para a Geisa, e a Jú, mais descolada e a vontade pelo fato de já conhecer o local. A intenção era a de almoçarmos por lá e a pergunta básica foi...... o que vocês querem comer?



Juliana, também conhecida como "boca nervosa" já foi logo respondendo.....quero um "peefão", já Geisiane perguntou...... mas o que tem aqui para comer??
- De tudo um pouco, respondi, você pode comer um belo sanduba,
- Sanduba eu não gosto!
- Uma carninha na chapa com jiló!
- Detesto jiló!
- Pode ser então um tropeirão!
- Ah não.. tropeiro não!








- Tem ali o Mané Doido, um dos mais procurados do mercado!
- E o que serve lá?
- São pratos que pode ser uma rabada!
- Rabada não!
- Então uma feijoada!
- Nem.... muito pesada!







- Então que tal  comer uma frutinha???
- Como assim???
- Pode ser um pedaço de abacaxi ou de melancia!
- Ah isto mela a gente toda!
- Pô então escolhe aí o que você quer comer?
- Tem pastel? Eu estou doida para comer uma pastel!
- A Jú logo reagiu, você não está querendo almoçar pastel né Geisa?
- Ah eu como qualquer coisa!
- Sei, deste que seja pastel né dona Geisa!

Jú então disse: tem uma pastelaria que vende uns bons pasteis mas vende PF também, vamos lá!
Em lá chegando, Jú de cara perguntou sobre o PF e escolheu aquele com fígado acebolado sem mais cerimônias. Já a Geisiane......a Geisiane....foi conversar com o balconista sobre as origens do pastel. Como era feito, se era feito ali mesmo ou vinha de fora, se os ingredientes eram de primeira, se o cara que fazia não era daqueles que enquanto amassava o pastel, passava a mão em outras "partes" e depois voltava para a massa sem lavar as mãos, se a carne era moidinha etc...etc...etc... Por coincidência o cara que montava os pasteis estava atrás do balconista e não gostou muito das perguntas. Pedi desculpas , disse que era a primeira vez dela ali, que ela era do interior e na terra dela não tinha mercado...mal mal uma feirinha, mas sinceramente,..... eu se fosse o pasteleiro teria cuspido no pastel dela! Mas não foi o caso.


Daí pra frente virou festa. Ela pediu uma coca zero e o balconista gritou....solta uma lata de coca zero lavada e desinfetada para a madame aqui..... Ela escolheu dois pastéis, um de queijo e outro de bacalhau. O de bacalhau era um pastel especial e grande...resultado não deu conta dele e devolveu o de queijo.

Depois disto resolvi levá-las na famosa "limonada do mercado", produzida a mais de setenta anos pela mesma família. Lá vai a Geisiane de novo perguntar se a agua era filtrada, se o limão era de primeira....aí eu 
não aguentei.....Geisiane, filhinha, o cara está aqui a mais de setenta anos e ninguém nunca passou mal com esta pôrra....tenha dó né!!!.. Tomou e gostou e ainda levou uma gozação do vendedor que disse ......" dois anos morando aqui e nunca veio tomar nossa limonada??? Bom agora sinta-se batizada!"

Já que estávamos ali ela  aproveitou a oportunidade para comprar uma carne seca para fazer um escondidinho. Levei-a em uma das bancas e mostrei a carne....reação dela.....nossa que carne feia!!!!....ô Geisiane eu desconheço carne seca bonita....vai querer ou não??? deixa eu conversar com o moço...moço esta carne é boa mesmo????...Larguei ela falando com o cara e fui andar com a Jú!

Passamos em frente a uma loja de frutas cristalizadas e ela inventou de comprar para a avó.....mas naquele esquema dela tipo.....moço este aqui é de que???..De abobora..e ela..mas é abobora mesmo!!! Aff maria!!!



 Mas enfim, foi um "almoço" maravilhoso com minhas ex-alunas totalmente diferentes uma da outra. Jú, a "boca nervosa" super a vontade e Geisiane, a "burguesinha" debutando no mercadão. Quanto à Geisa, apesar das "frescurinhas" parece que se encantou com o nosso Mercado, mas quem não se encanta??? Mas olha, Geisa, da próxima vez eu compro o pastel e levo para você tá filhinha!!!!!

sábado, 20 de outubro de 2012

Avenida Brasil

 
 
 
 
 
 
Por mais que algumas pessoas abominem novelas e a Rede Globo, é indiscutível o sucesso de Avenida Brasil. Sucesso este que rodou o mundo nas páginas dos principais veículos de comunicação como o francês le Fígaro, os britânicos The Guardian e  BBC, Financial Times, New York Times e Washington Post dos Estados Unidos.
 

 
 Sucesso que levou a presidenta Dilma a adiar um comício com medo do fiasco de publico e também por que talvez ela quisesse assistir.

 
 
 Sucesso que levou a rede Cinemark a suspender suas exibições e vender ingresso a dez reais para quem quisesse assistir o final da novela no cinema. Facebook e twitter com milhares de seguidores pelo mundo... só se falou em Oi Oi Oi....Todo mundo programando compromissos somente após a exibição...mais de 500 anunciantes pagando (caro) para veicular em praça nacional/regional e local.....então eu pergunto é sucesso ou não é???? 
 
Confesso que segui a novela através das notícias nas redes sociais. Toda vez que pintava um comentário tipo "é hoje que a Carminha vai matar a Nina" eu ia lá e assistia, depois a novela entrava naquela fase de "emblomation" comum em todas, aí eu parava e voltava em outro comentário. Só via as coisas interessantes e emocionantes.
 
Mas qual foi o grande legado que este folhetim deixou? Qual foi a mensagem que o autor João Emanoel Carneiro quis evidenciar????....Logo após o capitulo final, assisti o Globo Repórter dedicado exclusivamente à novela. Vi a entrevista do autor que disse que tentou passar uma série de fatos e mudanças que estão ocorrendo nestes tempos de maior poder aquisitivo da emergente classe C vinda principalmente das periferias.
 

João aborda temas como Justiça X Vingança,... Perdão X Amor,... Bem X Mal,... Criação x Possessão até aí tudo bem, nada de diferente das demais, mas a maioria das novelas sempre foram feitas em cima de pessoas, historias e acontecimentos ocorridos na zona sul, ou seja, sempre histórias relativas as classes A e B. O subúrbio sempre era colocado como o lado pobre e desprezível.
 
 Nesta o autor montou a história inversa cujo o núcleo principal foi o subúrbio e os suburbanos. Pouco se viu de Ipanema, Leblon, prédios luxuosos, boates deslumbrantes e restaurantes chiques. A maior parte da trama foi voltada para o bairro suburbano do Divino, relatando fatos que ocorrem nas periferias e que a população que não frequenta não sabe.  


 
O autor teve a visão e sabedoria de relatar a grande virada que está ocorrendo hoje. Com o crescimento da periferia e seu poder aquisitivo, o subúrbio começou um caminho inverso, entrando mais nas cidades, estabelecendo uma espécie de colonização dos moradores da zona sul, impondo hábitos e costumes. Segundo o autor, eles estão se tornando a classe dominante e estão mesmo, vejam nos aeroportos, shoppings, cinemas e outros locais pelos quais não passavam.
 
 
As pessoas ainda não se tocaram quanto a isto, mas esta é uma realidade. Basta ver como estão mudando os hábitos e costumes dos jovens das ditas classes A e B, principalmente os culturais. Os sucessos musicais que estão na moda, na sua maioria são oriundos da periferia. É muito comum nas madrugadas carros com potentes alto falantes, e isto incomoda e muito, desfilarem seus rosários de funk, sambas e "sambanejos"...Até o tão relutante axé esta sendo desbancado.
 
Mas este hábitos e costumes do subúrbio são conflitantes com os urbanos. Num jornal da Globo, uma delegada, que fechou um baile Funk, questionada sobre o motivo do seu ato disse " o movimento das periferias está invadindo as cidades, só que eles precisam saber que nas cidades existem normas e leis que devem ser cumpridas"...... E então!!!! .... Estamos preparados para este tipo de conflito???? Acho que não!!
 
 
Li alguns comentários negativos sobre a "trigamia" do Cadinho. Hipocrisia de muitos que atrás de uma imagem de correção e fidelidade a seus pares, praticam a mesma coisa. Ora, este também é um hábito comum na periferia, vide Mr. Catra com suas três ou quatro mulheres e mais de vinte filhos e outros tantos que já vi reportagem. Aliás este é um hábito antigo do nosso ainda machista país muito comum ainda no nordeste... Vejam na novela Gabriela os coronéis com suas esposas, suas teúdas e manteúdas e suas meninas do Bataclan.
 
Mas também ficaram mensagens interessantes como a animada família do Tufão reunida numa mesa almoçando e jantando juntas, coisa que não vejo deste meus tempos de adolescente. Um dos jornais estrangeiros diz que a novela mostra uma realidade de um povo suburbano que é a nova cara do Brasil, onde as pessoas são mal educadas, falam auto mas são muito unidas e as mulheres mandam mais que os homens! 

 
 
Enfim, acredito que a principal mensagem da novela é o momento atual do Brasil com a inversão dos valores entre suburbanos e urbanos e consequentemente a invasão dos hábitos e costumes do subúrbios nas cidades.. Pergunto eu....Urbanos e suburbanos estão preparados????
 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Seu Edgar!!!!





Da esquerda para direita: Andre, Sidney, Alyson, Val, Jairo, Cesar, Elson. Décio. Sheila, Cleide, Mauro, Luciene, Beatriz, Pedrão, Christiane, Marlus, Augusta, Sônia, Tatiana, Humberto, Andrea, Julio, Tonicão, Marcus Bicalho e Lúcio



Certa vez uns alunos, liderados pelo Jerônimo Rinco, me procuraram me pedindo que indicasse alguem de valor para eles convidarem como o paraninfo da turma de publicidade da J. Andrade que estava formando.

Pensei em alguns nomes mas o que julguei o mais valoroso, digno e respeitado foi do seu Edgar Melo, da ASA publicidade. Tive a felicidade de trabalhar com sua trupe, na ASA por quase seis anos. Foi com ele que aprendi os meandros da publicidade. Foi com ele que entendi que publicidade não era só glamour, não era trabalhar pouco, ganhar muito e se divertir bastante. Foi com ele que aprendi o "negócio" publicidade e propaganda.




Passei o telefone dele para o Jerônimo, claro que avisei que o aluno iria ligar. Seu Edgar os atendeu, os recebeu na ASA e só não fez um jantar para eles por que estava com uma cirurgia complicada marcada para aqueles dias. Mas ele não declinou do convite e disse que se tudo corresse bem estaria presente na formatura.

Dia da formatura, para minha surpresa, lá estava ele, com a alegria e a simpatia de sempre!

Naquela época, do alto dos seus quase oitenta anos, com a vida toda arrumada, pessoa famosa, reconhecida e premiadíssima, super bem relacionada, praticamente uma unânimidade na propaganda mineira, em fase de convalescênça da tal cirurgia....não seria nada de anormal se ele virasse e dissesse....Eu não vou em formatura pôrra nenhuma, não conheço estes meninos, não conheço a faculdade, o lugar é longe pacas e o trânsito neste horário (oito da noite) é um inferno....... não vou lá não!!!! Liga para eles e diga que não irei!!!



 Acredito que não teria maiores problemas, pois Jerônimo sabia que ele estava com problemas de saúde, conhecia pessoalmente, sabia da idade.... provávelmente os alunos não ficariam surpresos!!!!

Mas com todos estes pontos contra à sua ida...o cara estava lá!.... Seu Edgar se arrancou do Morro do Chapéu, neste trânsito filha da puta, atravessou a cidade e as oito horas estava em Betim, sentado na mesa para abertura da cerimônia. Fez questão de cumprimentar os alunos um por um e entregar os respectivos canudos....com aquele sorriso e simpatia que sempre o acompanhavam.....




Todo este esforço foi reconhecido hoje pelo Jerônimo que postou uma pequena homenagem ao homem que ele pouco conheceu mas que conquistou sua admiração.



Ao Seu Edgar, meu muito obrigado por todas as oportunidades, por ter acreditado em mim, pelo carinho de sempre e pelas centenas de exemplos.....



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma aventura na Europa 10 - Veneza



Vista da torre da igreja de San Marco

Conhecer Veneza é uma coisa que passa pela cabeça da maioria das pessoas, principalmente por ela existir dentro d´agua. Ela literalmente é plantada dentro d´agua! Mas diferentemente do que se pensa e do que a gente vê na mídia, Veneza não se retringe somente a aqueles locais que vemos nas fotos.

Veneza está localizada no arquipélogo de "Laguna de Venezia" Uma grande lagoa forma pela confluência dos rios Ádige, Piave e o mar Adriático. São 118 ilhas, 177 canais e 400 pontes interligando tudo isto, afinal são cerca de 270.000 habitantes. Ela é muito maior do que se pensa.

O tamanho da cidade e o ponto que a gente visita "San Marco"

Aquele local que vemos nas fotos e que nos levam enquanto turistas é o considerado centro histórico, parte mais baixa da cidade onde estão as principais atrações turísticas da cidade.

Uma pequena parte da cidade está no continente, inclusive seu aeroporto. Aquela história de que Veneza está toda sobre estacas de madeira, não é bem assim, na verdade existem alguns pontos em que as fundações são difíceis de se realizar, aí são utilizadas estacas de madeiras. É possivel notar, em alguns locais, o desnível do solo em função das estacas que se deslocam. Outra coisa interessante é saber que estas estacas em contato somente com a agua, petrificam. Mas se elas tiverem contato com o sol e com o oxigênio apodrecem, então existe um controle feito através de diques para não permitir que o grande lago tenha um desnível de agua maior que o permitido.

Chegada em Veneza

Canal maior

Amigo, estamos em Veneza, prepare sua vista para coisas maravilhosas mas prepare tambem seu bolso...lá tudo é caro. Assim como Roma, na sua parte histórica, Veneza não dispõe de uma infra-estrutura para receber turistas, principalmente no que diz respeito a banheiros. Não existem banheiros públicos, não se tem espaço para isto, nas necessidades a solução é utilizar os banheiros dos bares e restaurantes. Raros são aqueles que deixam você utiliza-los sem nenhum tipo de consumo.

Em Veneza existe uma tabela com váriados preços para o mesmo ítem....isto mesmo!!! para o mesmo ítem... Mas como é isto??? Simples....você pede uma latinha de Coca Cola, se você consumí-la do lado exterior do bar ela custa três euros....se for beber no balcão são cinco euros....agora se quiser beber sentado em uma mesa o mesmo refri sai por sete euros!!!


Não existem banheiros públicos o jeito é usar sanitários dos bares!



São Marcos é o padroeiro da cidade. Nos principais pontos turísticos ele é referenciado. Seu símbolo é um leão alado e como era a filósofia religiosa da época, ele era um dos defensores da palavra de Deus, fato bem caracterizado nas várias obras existentes por lá.


Sempre!!! Protegendo as sagradas escrituras!

O Principal ponto de encontro turístico é a Plaza San Marco. Em quase todas as cidades que conhecemos na Europa, existe uma grande praça onde se faz o ponto principal de encontro dos cidadãos e dos turistas. Nestas praças se encontra de tudo um pouco. Uma tradição de Veneza, as tradicionais máscaras do carnaval são encontradas em todos os tamanhos, formas e preços. Desde camelôs até lojas especializadas que além de venderem alugam as fantasias por cinquenta euros se você quiser ser fotografado dentro delas.


Plaza de San Marco

Você pode alugar uma destas vestir e ser fotografado !

Uma das principais atrações de Veneza são os passeios de gôndolas em seus pequenos canais. Estes canais são formados por agua na cor verde petróleo bem escuro e cheiram mal. Estávamos saindo do inverno e eles já cheiravam mal, imaginem no verão com o sol a pico! Portanto entre andar de gôndola no meio do fedor sentado numa cadeira que parece um trono real e ou só olhar e fotografar eu preferi a segunda opção, mesmo porque a fila mínima era de quarenta minutos de espera e o preço era de cem euros por trinta minutos....filas amigão....não é comigo e com filas grandes não existe opção de negociação.

O tradicional "gondolês" com seu chapeu e camisas listradas!

A "sofisticação" de uma gôndola e a cor da água!

Tá achando que congestionamento só por aqui?? Lá também tem!!

Romântico né!!! Mas veja o espelho d´agua e imagine o cheiro!!!

Algumas lojas, acesso só via gôndola!

Mas Veneza não vive só deste glamour, nas épocas de marés cheias e chuvas, a cidade passa por dificuldades pois a água invade seus pontos turísticos  afetando sua principal fonte de renda.




Veneza vale apena ser conhecida...realmente é muito bonita...mas na minha opnião é uma cidade de uma visita só, só uma vez basta! Só tem uma questão que eu pesquisei e não achei nenhuma informação!!!...Para onde vai o esgoto de Veneza???



terça-feira, 19 de junho de 2012

Brazil....Yes, we can!!!!



 
Na reunião do BRIC, os governos de Brasil, Rússia, India, China e África do Sul anunciaram um empréstimo milionário para salvar os países do Euro, ou como queiram, os europeus.

Quem diria heim!!!! Estamos emprestando dinheiro para os "pobres países ricos"!!!... Isto também está sendo chamado de compra de prestígio.

No caso dos outros países eu não sei, mas quanto ao Brasil, podemos sim ajudar estes "coitados" destes europeus! E eu explico:
Nossas rodovias são super modernas!

Todos nossos esgotos são tratados!

Temos controle total de enchentes!

Todas nossas favelas já foram urbanizadas!

Nosso sistema de saúde pública é irretocável!

Moderno sistema de educação com escolas modelos!
O melhor sitema de segurança da América do sul!

E nossos políticos já se entenderam e a corrupção foi banida definitivamente!

E toda esta "bonança"! se justifica, afinal nosso impostômetro nos mostra que podemos e devemos ajudar países mais "pobres"!




Isto permite que nossa junventude, que hoje já tem seus celulares, tablets, notebooks, Xboxs, carros, boas faculdades, baladas sensacionais..se preocupem com outros movimentos, por que o país!!!!! Ah!!! este já está sensacional...sem nenhum senão!




Podemos ou não podemos ajudar os outros???

É isto!!! Simples assim!!!!