Algumas pessoas que costumam ler este blog me cobraram um texto sobre minha opnião a respeito da morte do ex- vice presidente. Muito antes de sua morte já tinha escrito alguma coisa sobre ele, e muitos não concordaram e até me criticaram. Resolvi então me estender um pouco sobre o assunto e esclarecer o por que das minhas opniões que não vão mudar após seu falecimento.
O brasileiro tem a mania de endeusar as pessoas ditas famosas, principalmente após a morte. Assim quando morrem, estas pessoas se tornam exemplos de vida, de luta, de honestidade, mesmo nos casos daqueles que em vida, não tinham uma história de virtudes e exemplos.
Então vamos por partes:
- Sempre que entrevistado, Jose de Alencar contava a comovente historia de ter aberto sua empresa com uma pequena ajuda de seu irmão, mas na realidade não fosse o auxílio de orgãos oficiais como BDMG, SUDENE, BB, BNDS dentre outros a Coteminas não seria a potência que é, e isto está relatado no Folha ON LINE, é só conferir! No programa da rádio Itatiaia " conversa de redação" do dia 30/03, o jornalista Eduardo Costa comentou discretamente " Ninguem monta um império destes sendo uma Madre Teresa de Calcutar".
- Analistas dizem que provávelmente, sem o apoio do vice, Lula não ganharia as eleições. Senhores, em 2002 todos nós sabíamos que Lula iria ganhar, não só pela sua persistência mas pelo fato de que, a grande maioria da população ansiava por mudanças, inclusive eu que votei na "mudança". O vice foi uma pessoa de visão que resolveu se aliar ao virtual "numero um do poder" e se tornar o número dois na hierarquia. Para seus negócios foi um grande passo, como foi publicado na Folha ON LINE. Neste período em que esteve na política, a Coteminas adquiriu 65% de sua grande concorrente MMartan, adquiriu empresas na china e conseguiu abafar, por diversas vezes, as denúncias de praticar trabalho escravo em suas empresas. Basta pesquisar as várias notícias via google!
- Enquanto ocupou o cargo de vice presidente, ou seja segundo homem na hierarquia do poder, Jose de Alencar se limitou a reclamar do juros altos. Palavras do comentarista Sardenberg no jornal da Globo do dia 29/03 " O vice presidente passou oito anos de governo reclamando dos juros altos, mas nunca apresentou nenhuma proposição para mudar algo". Não me lembro, em nenhum momento, de um empenho seu para as coisas de Minas Gerais, sua terra natal e para o povo que votou nele, tanto para senador como para vice na chapa de Lula. Talvez tenha ficado uma mágoa por não ter sido eleito governador como queria..... Mas nestes oito anos, não acredito que ele nunca tenha visto uma manchete tipo...... "Mais uma tragédia no anel rodoviário" ou.... " Cinco mortes em acidente na 381, a rodovia da morte"..... ou até mesmo "Projeto do Metrô de Belo Horizonte está parado a mais de trinta anos"....... Será que nunca passou pela sua cabeça que poderia, pelo menos se empenhar na liberação das verbas necessárias, para tentar ajudar a mudar alguma destas situações? Creio que não, isto não era problema dele, os juros altos....ah estes sim eram ruins para os negócios.
- Sua virtude maior, enaltecida pela maioria era a "honestidade".... A que ponto chegamos....político honesto hoje em dia é uma virtude... Mas diante de toda esta virtude, não me lembro de nenhum posicionamento dele a respeito das inúmeras denuncias de corrupção. Limitou-se a ter o mesmo comportamento do seu lider, o presidente. Não viu nada, não sabia de nada e gostaria, como todos os brasileiros, que tudo fosse apurado.......mais nada,.... muito pouco para tanta honradez e honestidade, afinal ele pertencia ao grupo político que estava sendo denunciado....ou eu estou enganado?
- Quanto a sua doença, fato que qualquer um de nós está sujeito, foi enaltecido pela sua luta. Realmente ele lutou durante anos contra o câncer....mas tinha os recursos, o tempo e a vitrine para isto. Pergunto...... Será que um simples e pobre mortal como eu e a maioria dos brasileiros consegueria sobreviver tanto tempo... sem os mesmos recursos??????
Portanto senhores, acredito que, como a maioria disse, o Sr. Jose de Alencar foi um grande homem...para a família dele, para os negócios dele, para o "Cara" e para seus pares,.... mas para aqueles que depositaram seu voto de confiança nas urnas em 2002 acreditando nas mudanças prometidas, não vi motivos para tamanha comoção e homenagens. Foi só mais um vice presidente, como todos os outros, que entrou mudo, mas saiu com uma pequena diferença...... gritando contra os juros altos!!!!!... Me desculpem aqueles que não concordam, mas esta é minha opnião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário