sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pseudos intelectuais

Ontem, sentado numa mesa de boteco com duas amigas e ex-alunas bem sucedidas, dentre vários assuntos, chegamos, em um determinado momento a ter uma discussão mais acalorada sobre os ditos "pseudos intelectuais".

Chamo de pseudo intelectuais aqueles que tem um certo nível cultural mas que acham que são muito mais do realmente são. Os que pertencem as estes grupos são corporativistas, reagem negativamente em relação as pessoas que não gostam das mesmas músicas, não lêm os mesmos livros, mesmos autores, não tem a mesma linha de pensamentos, não curtem os mesmos filmes dentre várias outras coisas.

Me lembra muito os anos setenta em que era usual ser considerado culto e de uma, digamos "classe superior", aqueles que assistiam filmes de Bergman, Fellini e Truffault dentre outros e saiam discutindo sobre a genialidade destes diretores sem terem entendido pôrra nenhuma do que foi apreesentado, mas sem a menor intenção de demonstrar nada para não ser taxado de "intelectualmente inferior"... os famosos pseudos intelectuais.

Nos dias de hoje ainda existem remanescentes grupos com estes resquícios que continuam com a mesma filosofia daqueles tempos. Infelizmente neste nosso acalourado debate de ontem percebi que uma destas minhas amigas faz parte de um destes grupos fato que restringe muito nossos assuntos e até mesmo nossos prováveis futuros encontros.

Não termina a amizade mas torna-se difícil sentar-se numa mesma mesa com alguem que você tem que ficar pensando sobre o que e sobre quem você vai falar para evitar constrangimentos como os que aconteceram ontem. Mas enfim....fazer o quê??? cada qual faz suas opções e escolhas e todas elas, independentes de serem certas ou erradas custam um preço a se pagar.....

Interesse!

Assistindo uma matéria sobre eleições na tv fiquei prestando atenção nas entrevistas realizadas com os jovens sobre o interesse dos mesmos sobre o assunto.

Nenhum interesse!!!!, aliás o maior descaso!.. declarações tipo " todo político rouba mesmo e não acontece nada... eu não tô nem aí para polítca" ou " a gente devia se interessar porque nós somos o futuro e amanhã nos estaremos lá mas!!!!!"

Infelizmente política virou assunto desinteressante principalmente para a moçada. E de quem é a culpa????. Bom, eu, particularmente, acredito que o processo de desculturamento que está acontecendo está levando a política para um caminho de total desinteresse e não só dos jovens mas da população em geral.

No meu caso, que tive oportunidade de vivenciar grandes movimentos populares, grandes comícios e excelentes debates de cabeças pensantes deste país como Franco Montoro, Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, Leonel Brizola e Mário Covas, dentre outros, a probreza dos "vamos chutar a bunda deles" ou " eu já sei tudo porque eu sou o cara" ou até mesmo o movimento corporativista contra o ficha limpa criam mesmo um desânimo diante de tanta porcaria.

O processo do desculturamento da moçada pode ser observado na qualidade das músicas que são as mais tocadas, nos baixos níveis dos programas das TVs e principalmente na falta de interesse pela leitura seja ela de que tipo for.

Mas diante deste quadro o que o movimento político faz para criar um maior envolvimento com os jovens??? Nada....absolutamente nada!!! Os discursos continuam os mesmos, as declarações, promessas e assuntos em nada se modificam ou evoluem.

Mas qual a solução, qual o caminho??? Também não sei ...mesmo porque a qualidade dos envolvidos na política nos atuais tempos é uma das mais baixas ...e os interesses em jogo não tem mais nada a ver com o país e sim com interesses pessoais e de grupos corporativos. Mas então o que fazer???? Acho que temos que jogar tudo fora e reiventar a política, mas de uma forma inteligente....espero que não me venham com o " deputado melancia" ou o "vereador moranguinho" e coisas parecidas. Mas uma coisa é certa, teremos que aplicar muito "rebolation" para mudar esta situação!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Nosso guia

Outro dia, vendo matérias a respeito das eleições, ou melhor das definições dos candidatos, vi e ouvi no rádio e na TV, "nosso guia", dentro da sua modéstia, dizer em alto e bom som para vários sindicalistas presentes a seguinte frase " Nós não temos que aprender nada, nós já sabemos fazer, afinal o presidente Obama disse que EU SOU O CARA"

O homem está mesmo deslumbrado,..... está acreditando de fato que, como ele afirmou " Esta será a eleição mais fácil do PT"....... Acredito que este entusiasmo todo vai acabar derrubando o projeto dos lulistas,........[ sim lulistas por que todos os apaniguados e beneficiados (dirigentes sindicalistas, banqueiros, alguem duvida que dentre vários estes são os mais beneficiados?) deixaram de lado o PT e se converteram ao lulismo,]....... mas este deslumbre vai atrapalhar o projeto de perpetuação no poder, engendrado por estes "defensores" dos fracos e oprimidos deste país!

Já andam dizendo por aí que nosso guia pretende implantar o chavismo por aqui. Experiencias anteriores nos mostram que o povo adora elevar seus representantes e depois puxar o tapete quando menos eles esperam. Aí o tombo é grande e machuca, além daquela cara de anus com frases escritas na testa " não entendi o que aconteceu, houve sabotagem etc...etc..."

Portanto sr. "O CARA" cuidado, baixa sua bola, desce daí e lembre-se que o sr. só é "O CARA" enquanto está com esta faixa verde e amarela no peito, daqui a alguns meses, dependendo dos resultados....... O The Best vira The bosta!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Para refletir 2

A alguns dias assisti um debate entre pais de adolescentes que discutiam as dificuldades, os dramas e os medos que têm em relação a vida de seus filhos. A maior preocupação é em relação à segurança, hoje cada vez mais precária no cotidiano da população.

Este debate nos fez atentar para uma série de matérias que temos visto ultimamente, mas que, geralmente não damos a devida importância, pois acreditamos que tais fatos estão longe e não estamos sucetíveis a eles. Grande engano dos que assim pensam, estes fatos estão mais próximos do que se imagina. Então vejamos:

1- A revista veja, na sua edição 2156 de 17 de março, publica uma matéria com o título " Engolidos pela favela" onde moradores, como o sr. Raimundo Bulcão relata que " a alguns anos me desfiz de tres imóveis para realizar o sonho de morar numa bela casa de frente para uma deslumbrante vista de arvores, flores e passaros da Mata Atlântica. Hoje esta mata foi invadida por moradores da favela da Rocinha, que estão a oitenta metros da minha janela e convivo com um odor de lixo misturado com esgoto, com balas perdidas e som de baile funk"

2- Recente matéria nos telejornais mostrou que uma diretora foi separar uma briga e acabou apanhando dos alunos. Logo depois este aluno contou para a mãe sobre o ocorrido e ela juntamente com moradores da favela próxima, invadiram a escola e além de agredirem, depredaram. A diretora não confirmou nada (você confirmaria?) mas pediu afastamento. Testemunhas não identificadas confirmaram tudo.

3- Estamos vivendo um período de toque de recolher na cidade da Contagem, que já dura tres dias e a polícia mineira, considerada uma das melhores do país, não consegue reverter esta situação imposta por traficantes.

4- Cansamos de ver matérias que mostram a pacífica convivência entre traficantes, e consumidores que têm locais de consumos demarcados e conhecidos como "Crakolandia" que não se intimidam com a presença policial.

5- Materia recente mostra menor de doze anos preso pela décima terceira vez por furto de carro.

Enfim, as ditas minorias, que na verdade são maiorias, que anteriormente eram também chamados de excluídos, mas que hoje são denominados de emergentes da baixa classe média estão crescendo e a falta de educação, de noção de cidadania e de certeza de impunidade também.

Assim, aqueles fatos que acreditávamos distantes, estão cada vez mais próximos!!

E então!!!!!! Pensemos?????? Mas sem hipocrisia e falso moralismo!

Para refletir 1

Ao aquecimento global são atribuidas todas a tragédias que andam ocorrendo ultimamente. O professor Luiz Carlos Morion, doutor em meteorologia, com especializações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos em seu artigo DESMISTIFICANDO O AQUECIMENTO GLOBAL ( está no google) afirma que não existe aquecimento global, o que acontece é uma variação repetitiva mas não cíclica, de aquecimento e resfriamento global. Segundo o professor o "aquecimento global" foi criado na época da campanha para presidente dos Estados Unidos em que o Sr. Al Gore era candidato e esta foi uma ferramenta de marketing para conquistar votos.

A princípio, com tanta massificação da mídia sobre o tal aquecimento, ficamos realmente convencidos que ele é o grande vilão destas mudanças ambientais. Mas após ler os artigos do professor Molion e, a partir de então, começar a observar uma série de detalhes ocorridos ultimamente, estamos repensando nossa posição em relação ao grande vilão " aquecimento global"

Então vejamos:

1-Neste ano estão sendo registradas as maiores nevascas na Europa e nos Estados Unidos... aquecimento provoca neve????

2-Foram também registradas as menores temperaturas e um tempo maior de inverno em relação a anos anteriores nestas regiões. Aquecimento aumenta o período de inverno?

3- Cidades como Las Vegas e Orlando não registravam temperaturas tão baixas a mais trinta anos. Tive a oportunidade de estar por lá e ouvir da população local que, no inverno deles a temperatura varia de cinco a dez graus, mas nunca em cinco graus negativos como presenciei.
Aquecimento abaixa a temperatura?

4- Numa matéria do Jornal do SBT que comentava o grande volume de vendas de eletro domésticos deste ano, apareceu um meteorologista dizendo que, quem vendeu muitos aparelhos de ventiladores e ar condicionados neste período não terá o mesmo desempenho no próximo ano pois, o próximo verão não será tão rigoroso. Aquecimento diminui a temperatura no verão?

Em um tempo quente, aquecido, presenciamos muito sol, muito calor, muita baixa umidade do ar (tempo de secura na garganta) e não, ao contrário, mais de quarenta dias de chuvas em São Paulo, tragédias no Rio em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em diversas outras regiões causadas pelas chuvas.

Segundo o professor Molion, o que vem ocorrendo não é um aquecimento global e sim um processo de resfriamento do oceano pacífico, o maior do nosso globo que provoca todas estas alterações ambientais! E vejam também o que o professor fala sobre o grande vilão CO2.

E Aí??????......Pensemos?????

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bancos

Nesta quinta feira santa, resolvi dar um rolê pela cidade a pé. Pensei comigo....a maioria viajou e a cidade vai estar tranquila, sem movimento, sem correria, sem briga com o relógio e principalmente sem compromisso nenhum!!!

Ouvindo o noticiário pela manhã, informaram que a mega sena estava acumulada!!!... Hum...trinta e cinco milhões!!!! é dinheiro para nunca mais se preocupar com dinheiro e viver a vida intensamente fazendo tudo o que se sonha e não se pode por falta dele.....dimdim!!

Fui em busca de uma casa lotérica, e aqui em um shopping próximo da minha casa, existe uma boa lotérica com seis caixas! Já estava pensando em o que eu faria se ganhasse esta grana.....putz!!!!
De fato o movimento de carros era bem menor que o normal, dava até para atravessar a avenida sem usar a passarela.... perfeito...tudo como imaginei....dia tranquilo sem irritações!!!

Quando cheguei na casa lotérica.....hum!!!! cidade vazia pôrra nenhuma!!!! filas e mais filas com um monte de gente querendo pargar contas....é!!!!!! pagar contas!!!!!! agua, luz, telefone, prestação de carro, carnezinho...enfim uma porrada de contas e claro....fazer uma fezinha!!! Dia estragado!!!!!! que merda!!!!!!

A minha raiva não é pelas filas mas pela falta de bom senso da casa!!!! Pôrra! numa casa com seis caixas cinco são dedicados a receber contas, efetuar saques e se for o caso fazer jogos, mas apenas um...unzinho é dedicado exclusivamente ao jogos.... porém o funcionário que fica neste caixa é o curinga, ou seja, é ele quem substitui a qualquer um dos outros cinco, ficando assim, efetivamente o balcão exclusivo de jogos....vazio!!

As pôrras das casas lotéricas viraram banco.... a prioridade é receber contas, efetuar saques e quem quiser fazer um jogo, somente fazer um jogo...dane-se...enfrente a fila ou vá embora P da vida!!! Meu caso!!!

Mas você reclama de tudo também né!!!!!... Bom ....aqueles que me conhecem sabem que eu sempre sou a favor de inovações, de iniciativas que facilitem a vida das pessoas, de tudo que gere conveniência......mas facilitar a vida de uns e complicar a de outros...aí não concordo mesmo não!!

Tudo neste pais está virando banco!!!!!! Experimente entrar numa loja da Drogaria Araujo para comprar uma barrinha de cereal e veja quanto tempo você vai ficar na fila esperando que os da frente paguem suas contas de luz, telefone etc...!!!!! Afinal eu não sou contra estas iniciativas, porem que sejam feitas de forma inteligente.....não concordo com a burrice!!!!

Vice!!

Estava eu numa destas tardes na sala do seu Edgard Melo, agradecendo pela enorme gentileza de, mesmo após uma cirurgia complicada, ter comparecido à colação de grau de meus alunos de PP, quando seu telefone toca e ele faz, educadamente, uma pausa na nossa conversa para atender!

Era importante, aliás não era muito importante mas com uma relativa relevância. Tratava-se do Zé.... José.....José de Alencar.....ou seja, o vice presidente do país! Depois de alguns minutos de uma conversa ele se despediu e continuou conversando comigo da mesma forma que conversou com o vice. Pôxa!!!!! me tratou da mesma forma que tratou o vice presidente do país!!!!! Não sei se eu sou importante ou se o Zé é que não vale nada...enfim, seu Edgard que é fino!!!

Mas como não podia deixar passar perguntei ao seu Edgard se o Zé seria mesmo candidato ao governo de Minas e ele me disse que provávelmente não. Comentei com ele que todo mundo falava muito do Zé e todos estavam torcendo por ele na batalha contra cancer, mas que eu, particularmente não votaria no Zé, e ele me perguntou por quê??

" Ora seu Edgard, o Zé está no governo a quase oito anos, no segundo cargo maior da hierarquia presidencialista ,mas o que ele fez por minas durante este tempo????? Me aponte seu Edgard uma única coisinha que ele tenha feito por minas???? Alguma coisa tipo....liberar verba para o metrô!!! ou liberar verba para o anel rodoviário!!!, ou a construção de um hospital...recuperação de estradas!!!! Me diga seu Edgard alguma coisa de bom que o vice fez por minas??? Ao contrário seu Edgard, todas as vezes que eu vejo alguma entrevista dele, ele só reclama dos juros altos, defendendo nítidamente os interesses dos empresarios, seus pares!!"

Seu Edgard, dentro da sua calma, me disse " Olha ele tem consciência disto, mas ele diz que vice neste país não apita nada...não manda nada e por isto ele não consegue nada!!!!! Acho uma bela desculpa esfarrapada e uma bela de uma fuga e falta de comprometimento com seus eleitores e seus conterrâneos!

Assim, continuo não votando no Zé para cargo nenhum!!! Acho que ele já "contribuiu" muito para o país e está na hora de recolher-se e tratar da sua saúde junto a sua família!!!!