terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Uma "Burguesinha" no Mercado Central



As redes sociais são ferramentas maravilhosas, quando bem utilizadas. Através delas podemos manter contatos duradouros com pessoas que passam e já passaram por nossa vidas. Até hoje tenho contato com vários ex-alunos, que não encontro fisicamente a muito tempo, mas que, virtualmente, nos falamos praticamente todos os dias.

Se me perguntarem se lembro ou se mantenho contato com algum ex-professor ou até mesmo colega de faculdade....sinceramente digo que não. Mas a moçada desta atual geração tem este recurso que nos dá a satisfação de nos manter em contato.

Na última sexta feira, duas ex-alunas, atuais colegas e amigas  dentro da profissão (Geisiane e Juliana Leão) marcaram um encontro para a gente almoçar e colocarmos os assuntos em dia. O local escolhido estrategicamente, foi o Mercado central, um dos principais pontos turísticos de BH. Por que o Mercado? Primeiro por que fica próximo ao local de trabalho delas,...... estão na rua Tupis em frente ao Shopping Cidade..... e depois por que seria a oportunidade da Geisiane conhecer o famoso local. A Jú, já conhecia mas Geisiane, embora morando em BH a dois anos, morria de vontade de conhecer mas tinha um "medinho" de ir sozinha!

Lá fomos nós, eu meio que de cicerone para a Geisa, e a Jú, mais descolada e a vontade pelo fato de já conhecer o local. A intenção era a de almoçarmos por lá e a pergunta básica foi...... o que vocês querem comer?



Juliana, também conhecida como "boca nervosa" já foi logo respondendo.....quero um "peefão", já Geisiane perguntou...... mas o que tem aqui para comer??
- De tudo um pouco, respondi, você pode comer um belo sanduba,
- Sanduba eu não gosto!
- Uma carninha na chapa com jiló!
- Detesto jiló!
- Pode ser então um tropeirão!
- Ah não.. tropeiro não!








- Tem ali o Mané Doido, um dos mais procurados do mercado!
- E o que serve lá?
- São pratos que pode ser uma rabada!
- Rabada não!
- Então uma feijoada!
- Nem.... muito pesada!







- Então que tal  comer uma frutinha???
- Como assim???
- Pode ser um pedaço de abacaxi ou de melancia!
- Ah isto mela a gente toda!
- Pô então escolhe aí o que você quer comer?
- Tem pastel? Eu estou doida para comer uma pastel!
- A Jú logo reagiu, você não está querendo almoçar pastel né Geisa?
- Ah eu como qualquer coisa!
- Sei, deste que seja pastel né dona Geisa!

Jú então disse: tem uma pastelaria que vende uns bons pasteis mas vende PF também, vamos lá!
Em lá chegando, Jú de cara perguntou sobre o PF e escolheu aquele com fígado acebolado sem mais cerimônias. Já a Geisiane......a Geisiane....foi conversar com o balconista sobre as origens do pastel. Como era feito, se era feito ali mesmo ou vinha de fora, se os ingredientes eram de primeira, se o cara que fazia não era daqueles que enquanto amassava o pastel, passava a mão em outras "partes" e depois voltava para a massa sem lavar as mãos, se a carne era moidinha etc...etc...etc... Por coincidência o cara que montava os pasteis estava atrás do balconista e não gostou muito das perguntas. Pedi desculpas , disse que era a primeira vez dela ali, que ela era do interior e na terra dela não tinha mercado...mal mal uma feirinha, mas sinceramente,..... eu se fosse o pasteleiro teria cuspido no pastel dela! Mas não foi o caso.


Daí pra frente virou festa. Ela pediu uma coca zero e o balconista gritou....solta uma lata de coca zero lavada e desinfetada para a madame aqui..... Ela escolheu dois pastéis, um de queijo e outro de bacalhau. O de bacalhau era um pastel especial e grande...resultado não deu conta dele e devolveu o de queijo.

Depois disto resolvi levá-las na famosa "limonada do mercado", produzida a mais de setenta anos pela mesma família. Lá vai a Geisiane de novo perguntar se a agua era filtrada, se o limão era de primeira....aí eu 
não aguentei.....Geisiane, filhinha, o cara está aqui a mais de setenta anos e ninguém nunca passou mal com esta pôrra....tenha dó né!!!.. Tomou e gostou e ainda levou uma gozação do vendedor que disse ......" dois anos morando aqui e nunca veio tomar nossa limonada??? Bom agora sinta-se batizada!"

Já que estávamos ali ela  aproveitou a oportunidade para comprar uma carne seca para fazer um escondidinho. Levei-a em uma das bancas e mostrei a carne....reação dela.....nossa que carne feia!!!!....ô Geisiane eu desconheço carne seca bonita....vai querer ou não??? deixa eu conversar com o moço...moço esta carne é boa mesmo????...Larguei ela falando com o cara e fui andar com a Jú!

Passamos em frente a uma loja de frutas cristalizadas e ela inventou de comprar para a avó.....mas naquele esquema dela tipo.....moço este aqui é de que???..De abobora..e ela..mas é abobora mesmo!!! Aff maria!!!



 Mas enfim, foi um "almoço" maravilhoso com minhas ex-alunas totalmente diferentes uma da outra. Jú, a "boca nervosa" super a vontade e Geisiane, a "burguesinha" debutando no mercadão. Quanto à Geisa, apesar das "frescurinhas" parece que se encantou com o nosso Mercado, mas quem não se encanta??? Mas olha, Geisa, da próxima vez eu compro o pastel e levo para você tá filhinha!!!!!